Produtor faz primeiro vinho 100% brasiliense para ser lançado em 2021

Ronaldo Triacca produziu 'Seu Claudino', com uva Syrah. Vinha fica na região do PAD-DF.

Produtor faz primeiro vinho 100% brasiliense para ser lançado em 2021
Produtor faz primeiro vinho 100% brasiliense para ser lançado em 2021

Por Brenda Ortiz, G1 Df - 02/11/2020 09:37:56 | Foto: Instagram/Reprodução

O primeiro vinho 100% brasiliense começou a ser produzido no Distrito Federal e será lançado em 2021. O "Seu Claudino" é um vinho fino, feito da uva Syrah, a partir da técnica de dupla poda, de uma vinha localizada na área do Programa de Assentamento Dirigido do DF (PAD-DF).

O local, a 60 quilômetros do centro de Brasília, inicialmente era uma pousada. Ao G1, o produtor Ronaldo Triacca contou que a ideia de produzir vinhos começou há quatro anos.

"Tenho essa propriedade, e sou de família Italiana. Então, sempre tive o desejo de produzir um vinho, e comecei a estudar essa possibilidade. Fui conhecer produções e técnicas brasileiras. Somente em 2018 que comecei uma vinha na Villa Triacca", diz Ronaldo.

Ronaldo Triacca e a vinha na Villa Triacca no PAD-DF — Foto: Arquivo Pessoal

Ronaldo Triacca e a vinha na Villa Triacca no PAD-DF — Foto: Arquivo Pessoal

Foi conhecendo a técnica de dupla poda, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), que Ronaldo viu que seria viável produzir um vinho no DF. De acordo com a EPAMIG, a uva Syrah era a que se adaptaria melhor à região.

'Seu Claudino'

Quando começou a estudar a dupla poda, Ronaldo descobriu que a região Centro-Oeste, seria um excelente lugar para a produção. "Tanto o clima, a altitude de mil metros, a ampla variação de temperatura que temos no DF, são bons diferenciais para a produção de vinhos finos", afirma.

"Nosso clima seco é muito bom. A videira sofre muito com a chuva, com doenças fúngicas. O cacho, quando chove muito, acumula água e perde teor de açúcar. Consequente, o vinho fica menos alcoólico, não tão consistente e potente", diz o produtor.

Primeiro vinho 100% brasiliense  — Foto: Ronaldo Triacca/Arquivo Pessoal

Primeiro vinho 100% brasiliense — Foto: Ronaldo Triacca/Arquivo Pessoal

Ele explica que a amplitude térmica da região também é muito favorável para vinhos finos. "Quanto maior a amplitude, melhor é para se produzir uma uva de qualidade", aponta. Na região do PAD-DF, a temperatura mínima é de 6°C, e a máxima de 28ºC.

A primeira safra de uva Syrah da Villa Triacca foi colhida em setembro de 2019. "Mas na primeira vez, a planta produz pouco. É mais um teste. Mesmo assim, em fevereiro de 2020 conseguimos produzir nosso primeiro vinho", conta Ronaldo Triacca.

O nome "Seu Claudino", é uma homenagem ao pai de Ronaldo Triacca. O produto está pronto e iria para o mercado neste ano, mas por conta da pandemia do novo coronavírus, o lançamento foi adiado para 2021.

Vinhedo da Villa Triacca, no PAD-DF — Foto: Ronaldo Triacca/Arquivo Pessoal

Vinhedo da Villa Triacca, no PAD-DF — Foto: Ronaldo Triacca/Arquivo Pessoal

O lançamento do primeiro vinho 100% brasiliense está previsto para 2021, mas a produção da Villa Triacca não pretende ficar só com o 'Seu Claudino'. Ronaldo adianta que o rosé Syrah, 'Dona Irani', em homenagem à mãe do produtor, já está nos tonéis e também deve ser lançado no próximo ano.

Rota do Vinho no DF

Você sabe apreciar um bom vinho?

Depois da primeira safra, Ronaldo percebeu que seria preciso uma vinícola no DF para que esse projeto fosse adiante.

"Foi aí que eu e mais outros nove produtores nos associamos e formamos o grupo da Vinícola Brasília. Estamos nisso há um ano e meio e começamos a obra", conta.

O objetivo é fazer no DF uma Rota do Vinho. Segundo o produtor, o projeto de enoturismo em Brasília já está sendo tratado com a Secretaria de Turismo, e Ronaldo vê o empreendimento com "espírito otimista".

Além da Villa Triacca, outros dois sócios da Vinícola Brasília estão produzindo vinhos no DF e no Entorno, e dois já praticam a enogastronomia. "Aqui na pousada, já temos um restaurante, e trabalhamos com harmonização de pratos com vinhos, priorizando os de colheita de inverno. E a fazenda Ercoara também faz isso", explica.

Grupo da Vinícola Brasília, na colheita 2020 da Villa Triacca — Foto: Ronaldo Triacca/Arquivo Pessoal

Grupo da Vinícola Brasília, na colheita 2020 da Villa Triacca — Foto: Ronaldo Triacca/Arquivo Pessoal

"Em um ano, acredito que mais cinco produtoras estarão nesse circuito. No nosso grupo temos sete produtores localizados no DF e outros três no Entorno. Em março de 2021 a obra da vinícola deve estar pronta. Depois começará o projeto de paisagismo e decoração, para que possamos inaugurar o local em 2022", diz Ronaldo.

"Tenho certeza de que o turismo de Brasília não será mais o mesmo após essa vinícola ficar pronta."

Comentários para "Produtor faz primeiro vinho 100% brasiliense para ser lançado em 2021":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório