Revista portuguesa publica artigo de Juiz do TJDFT sobre inovação

No texto, o magistrado do TJDFT trata da abordagem do New Public Service, no âmbito dos estudos ligados à Administração

Revista portuguesa publica artigo de Juiz do TJDFT sobre inovação
Revista portuguesa publica artigo de Juiz do TJDFT sobre inovação

© Tribunal De Justiça Do Distrito Federal E Dos Territórios – Tjdft - 14/05/2022 07:30:22 | Foto: © Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT

O Juiz do TJDFT Fabrício Castagna Lunardi teve artigo de sua autoria publicado na revista portuguesa Pontos de Vista. Intitulado “Gestão estratégica, inovação e transformação digital: os caminhos para a eficiência da Justiça”, o texto destaca a atuação do TJDFT em âmbito nacional, em termos de inovação, inclusive a premiação que recebeu. O artigo projetou o tribunal internacionalmente e pode ser lido no site da revista portuguesa, assim como na página de Artigos do site do TJDFT.

No texto, o magistrado do TJDFT trata da abordagem do New Public Service , no âmbito dos estudos ligados à Administração, “que busca enfatizar que o governo pertence aos cidadãos e que, em razão disso, a administração pública deve ter como meta servi-los da melhor forma possível”.

Audiodescrição: print da tela da revista portuguesa Pontos de Vista com o artigo e uma pequena foto do Juiz Fabricio Lunardi

O autor fala de sua experiência ao observar “problema da Justiça, na perspectiva dos cidadãos” no Brasil e em diferentes países, assim como sobre a busca por respostas para melhorar o desempenho da Justiça, a produtividade, diminuir a demora no trâmite processual e a melhora na qualidade das decisões.

O Juiz Fabrício cita, no texto, o Relatório Justiça em Números do ano de 2021 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, o advento de sistemas de processo eletrônico no país, assim como a criação do painel de Business Intelligence – BI, do Banco de Boas Práticas e das metas nacionais pelo CNJ.

Nesta esteira, cita o trabalho inovador desenvolvido pelo TJDFT por meio do desenvolvimento de tecnologia da informação, automação do processo judicial e inteligência artificial – IA, que ganhou o Prêmio Excelência no ano de 2021.

“Neste tribunal, diversos programas de IA já foram desenvolvidos, como o Toth (capaz de corrigir a classificação de ações pela técnica machine learning ); o Amon e o Artiu, que usam reconhecimento facial; o Hórus, que foi utilizado na Vara de Execução Fiscal do Distrito Federal e auxiliou na digitalização e correta inserção no sistema (conversão do processo físico em processo eletrônico) de aproximadamente 300 mil processos, reduzindo o tempo de cadastro de cada processo no sistema de 15 minutos (se fosse realizado por uma pessoa) para apenas 14 segundos. Neste tribunal, ainda está em desenvolvimento o Cartório 4.0, projeto de automação que pretende substituir atividades burocráticas humanas por formas automatizadas, de modo a permitir que os servidores e juízes possam focar em atividades intelectuais”, ressalta o autor.

O autor

O Juiz Fabrício Castagna Lunardi é titular da Vara do Tribunal do Júri de Samambaia e Coordenador-Geral da Escola de Formação Judiciária do TJDFT. O magistrado é Professor Doutor do Programa de Mestrado da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM e representante da instituição na Europa para promover cooperação científica e acadêmica e formar redes internacionais de pesquisa.

Links úteis:

Comentários para "Revista portuguesa publica artigo de Juiz do TJDFT sobre inovação":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório