×
ContextoExato

Rótulos de advertência ajudam na redução de ingestão de bebidas açucaradas entre estudantes universitários, segundo estudo

Rótulos de advertência ajudam na redução de ingestão de bebidas açucaradas entre estudantes universitários, segundo estudoFoto:

Os pesquisadores colocaram rótulos de advertência em distribuidores de bebidas em uma cafeteria na UM por um semestre em 2019

Xinhua News - 14/12/2020 - 16:26:18

Chicago, 10 dez (Xinhua) - Um estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan (UM) e da Universidade da Califórnia (UC) Davis descobriu que colocar rótulos de advertência em embalagens de bebidas ajudou a reduzir o consumo em quase 15 por cento.

Os pesquisadores colocaram rótulos de advertência em distribuidores de bebidas em uma cafeteria na UM por um semestre em 2019. Os rótulos eram amarelos brilhantes com um grande triângulo e ponto de exclamação declarando: "Aviso: Tomar bebidas adoçadas com açúcar contribui para diabetes tipo 2, doença cardíaca e cárie dentária".

Duas outras cafeterias no campus, localizadas geograficamente distantes da cafeteria com as etiquetas, serviam como locais de controle e não tinham etiquetas de advertência.

Quase 1.000 alunos foram contatados por e-mail antes e depois da implementação dos rótulos de advertência para pedir-lhes que participassem de pesquisas sem menção específica a bebidas adoçadas com açúcar. Ao todo, 840 alunos foram incluídos no estudo.

No local da intervenção, o consumo de bebidas açucaradas que tinham o rótulo de advertência diminuiu quase 19 por cento, em comparação com um declínio de cerca de 5 por cento nos locais de controle. Os alunos expostos aos rótulos de advertência também reduziram seu consumo de suco de frutas em 100 por cento para 21 por cento, embora não tenham sido rotulados como bebidas adoçadas com açúcar no experimento.

"Esses resultados fornecem evidências para informar futuras estratégias institucionais... e esforços legislativos para usar rótulos de advertência como uma abordagem promissora para o consumo", disse Jennifer Falbe, professora-assistente de nutrição e desenvolvimento humano na UC Davis, acrescentando que nove estados, incluindo Califórnia, introduziram uma legislação de advertência sobre bebidas adoçadas com açúcar. "Essas leis podem garantir que os consumidores tenham as informações necessárias para fazerem escolhas conscientes".

"A faculdade é um ótimo momento para educar os alunos sobre alimentação saudável e consumo de bebidas. Esperamos ajudar na construção de hábitos que durarão para toda a vida", disse o co-autor, Keith Soster, diretor de envolvimento estudantil do Michigan Dining.

O estudo, postado no site da UM na quarta-feira, foi publicado no Journal of Nutrition.

Comentários para "Rótulos de advertência ajudam na redução de ingestão de bebidas açucaradas entre estudantes universitários, segundo estudo":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório