Essa lista não leva em consideração as cidades de países em guerra, números de suicídios e outros crimes violentos.
Amy Gois - Maiores E Melhores - 19/02/2021 19:41:48 | Foto: Reprodução
Paz, tranquilidade e calma… Nessas cidades não é assim! O assunto hoje é violência. Muitas das cidades mais violentas do mundo se encontram na América Latina e aqui você vai ver que os dois problemas principais são as drogas e a pobreza.
Essa lista não leva em consideração as cidades de países em guerra, números de suicídios e outros crimes violentos. Aqui, o que conta é a taxa de homicídios ao longo de um ano. Lugares como Rio de Janeiro e São Paulo não aparecem porque têm muitos homicídios mas também muitos mais habitantes, que “diluem” as chances de você ser assassinado.
Nos últimos anos, o número de mortes violentas tem aumentado muito em Salvador (e em todo o estado da Bahia). A pobreza leva muitos habitantes a entrar no mundo do crime. Mesmo assim, a cidade continua a ser um lugar bonito, que atrai muitos turistas.
Apesar de ser a capital do país, a Cidade de Guatemala não tem meios para combater a violência crescente nas zonas mais pobres. De destaque é o índice de violência contra mulheres na Guatemala, que é um dos mais altos do mundo.
A Venezuela tem sofrido muito nos últimos anos com a crise econômica e política. A redução do acesso a necessidades básicas tem aumentado a violência e o número de assassinatos. Até haver uma resolução, a tendência é para piorar.
A capital do estado de Pernambuco tem visto uma escalada na violência, com destaque para a guerra entre traficantes de drogas. Apesar dos esforços da polícia, assassinatos continuam a ser um problema na cidade.
A violência com armas de fogo nos Estados Unidos é bem conhecida e Baltimore é uma das cidades que sofre mais. O crime e a violência se concentram nas áreas mais pobres de Baltimore, onde gangues de drogas entram em conflito.
A Cidade Juárez fica na fronteira do México com os Estados Unidos, atraindo muitas pessoas que querem viver o "sonho americano". Mas também atrai traficantes de drogas armados. Os homicídios estavam diminuindo mas voltaram a aumentar a partir de 2017.
Feira de Santana é mais uma cidade baiana com um problema de violência. Apesar de ser uma cidade com muitas vantagens e boas universidades, o tráfico de drogas tem aumentado muito a criminalidade em Feira de Santana.
A violência na capital sergipana tem aumentado muito nos últimos anos. Entre assaltos, crime organizado e homicídios, a segurança em Aracaju já não é o que era. Mesmo assim, continua a ter uma das populações mais saudáveis do Brasil.
Em El Salvador o perigo vem dos dois lados: dos criminosos e das forças armadas. San Salvador é representativo do resto do país, onde a política agressiva do governo contra os gangues não tem diminuído a violência.
Nem tudo é bonito no Caribe! Apesar de ser um destino turístico muito popular, a Jamaica também tem muita violência. Os crimes mais violentos afetam principalmente a população jamaicana, e não os turistas, mas em Kingston é bom tomar precauções.
Além de ser a cidade mais antiga da África do Sul, a Cidade do Cabo é também a cidade mais violenta do continente africano (entre os países que não estão em guerra). Também tem a "honra" dúbia de ser a cidade mais violenta fora das Américas.
O número de assassinatos ainda é assustador em Maceió, mas tem diminuído. A capital do Alagoas reflete a tendência de todo o estado de diminuição gradual da violência. Nessa situação, parece que o governo está acertando.
St. Louis, no estado do Missouri, é oficialmente a cidade com maior percentagem de homicídios nos Estados Unidos. O índice de crimes violentos é 6 vezes mais alto que a média nacional. Para quem quer viver o "sonho americano", St. Louis não é a melhor opção.
Além de ser a morada de quase um milhão de mexicanos, Culiacán é a base de operações do cartel de Sinaloa, fundada por El Chapo. A guerra entre o governo e os traficantes de drogas afeta muitas pessoas inocentes apanhadas no meio a luta.
As coisas não estão muito bem na Bahia. Em Vitória da Conquista o número de assassinatos tem aumentado, seguindo a tendência do resto da região. Mas, apesar da violência, a cidade tem uma economia forte, em crescimento.
O Pará também não escapa da onda de violência no Norte do Brasil. Belém tem visto um aumento muito grande no número de mortes violentas nos últimos anos e não há sinal que vai diminuir tão cedo…
Guayana foi uma cidade projetada, construída para ser uma das melhores cidades da região. Mas isso não protegeu a cidade da violência que assola o país todo. Na Venezuela nenhuma cidade escapa dos problemas políticos.
O surto de violência dos últimos anos tem afetado muito a população de Cidade Victoria. Além dos homicídios, a cidade tem uma das taxas mais altas de sequestros no México. Então, se passar por lá, tome cuidado!
Em Fortaleza o grande problema é o tráfico de drogas, que gera rivalidades mortíferas. Recentemente grupos criminosos têm entrado em guerra com o governo, que prometeu agir com mais força contra o crime.
É irônico mas La Paz é uma cidade bastante violenta. A capital da Bolívia está tentando se modernizar e atrai muitos turistas, mas o número de assassinatos continua a ser uma preocupação séria.
Localizado na fronteira do México com os Estados Unidos, Tijuana é um destino turístico muito popular entre os americanos, por causa de sua vida noturna. Mas também é um centro de luta entre cartéis que disputam o mercado das drogas.
Natal é oficialmente a cidade mais violenta do Brasil atualmente. Como na maioria dos lugares nessa lista, as causas principais são as desigualdades sociais e o tráfico de drogas, que leva a guerras entre gangues.
A guerra entre as forças armadas e os cartéis de drogas no México tem afetado muito a cidade de Acapulco. A guerra antidrogas, aliada ao aumento da pobreza por causa da redução do turismo, provoca muita violência na cidade.
A capital da Venezuela também é sua capital de violência. A pobreza, a fome e a revolta contra o governo repressivo de Maduro são fontes de muita violência. E a tendência é para o perigo aumentar, enquanto a situação não se resolver.
Bem-vindo à cidade com maior taxa de homicídios no mundo. Mais uma vez, o problema são os cartéis. Mesmo assim, Los Cabos está se tornando um destino de férias muito popular entre os turistas. Talvez sua sorte esteja mudando...
Comentários para "Se cuide! Essas são as 25 cidades mais perigosas do mundo":