×
ContextoExato

Startup faz casas em impressora 3D para moradores de rua

Startup faz casas em impressora 3D para moradores de ruaFoto: DIVULGAÇÃO/ICON

Em parceria com a ONG Mobile Loaves & Fishes, a Icon deve fabricar mais de 500 casas de baixo custo para pessoas sem teto em Austin, no Texas

época Negócios - 29/09/2019 - 12:14:19

A Icon, uma startup de construção e robótica de Austin, no Texas (EUA ), está desenvolvendo um projeto para entregar casas populares feitas com impressora 3D para pessoas em situação de rua. Neste mês a empresa fez o primeiro efício, de 46 metros quadrados, que funcionará como um centro de boas-vindas.

Construído em menos de 27 horas, o imóvel faz parte de uma iniciativa liderada pela ONG Mobile Loaves & Fishes, que prevê a construção de uma vila inteira para pessoas sem teto. De acordo com a Icon, seis novas casas impressas em 3D serão entregues até o fim do ano, a um custo significativamente menor que o de casas convencionais.

Espera-se que a ICON possa "imprimir" um bairro inteiro capaz de abrigar cerca de 40% da população de rua de Austin (Foto: Divulgação/Icon)

Espera-se que a ICON possa "imprimir" um bairro inteiro capaz de abrigar cerca de 40% da população de rua de Austin (Foto: Divulgação/Icon)

Mais 500 novas moradias impressas em 3D serão construídas ao longo do projeto. A expansão adicionará mais 100 mil metros quadrados à propriedade, elevando a área total da vila para 200 mil metros quadrados. A Icon espera imprimir um bairro inteiro, capaz de abrigar cerca de 40% da população de rua de Austin. Após duas décadas de crescimento vertiginoso, a capital do Texas tem mais de 900 mil desabrigados.

As peças usadas na construção do centro de boas vindas foram feitas com a Vulcan II, impressora 3D de última geração. É sucessora da máquina usada pela empresa na fabricação de um protótipo lançado no ano passado: uma casa de 74 metros quadrados, construída em um único dia, ao custo de US$ 10 mil.

Comentários para "Startup faz casas em impressora 3D para moradores de rua":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório