TJDFT alerta sobre novo golpe envolvendo cobranças por cartórios extrajudiciais

O tribunal  reforça a necessidade de cautela e a verificação da autenticidade dos atos emitidos pelos cartórios extrajudiciais do DF.

TJDFT alerta sobre novo golpe envolvendo cobranças por cartórios extrajudiciais
TJDFT alerta sobre novo golpe envolvendo cobranças por cartórios extrajudiciais

© Tribunal De Justiça Do Distrito Federal E Dos Territórios – Tjdft - 06/09/2025 08:30:50 | Foto: © Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT

Nas últimas semanas, a Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) tem recebido diversas manifestações de cidadãos sobre e-mails com supostas “notificações extrajudiciais” para cobrança de taxa de contribuição confederativa assistencial, no valor de aproximadamente R$ 198,95.

As mensagens apresentam as seguintes características:

  • Uso do nome de cartórios extrajudiciais inexistentes ;
  • Indicação de endereços eletrônicos que não pertencem ao domínio do TJDFT (ex.: *@ef53-tjdft.online);
  • Tentativa de induzir o pagamento imediato via Pix ou QR Code.


Fique atento! O TJDFT informa que:

  • Todos os atos praticados pelos cartórios extrajudiciais do Distrito Federal possuem Selo Digital de Fiscalização, que garante sua autenticidade e pode ser conferido no Portal do Extrajudicial do TJDFT.
  • O TJDFT não envia notificações extrajudiciais por e-mail.
  • Caso não seja possível verificar a autenticidade de um e-mail recebido, orientamos a população a não realizar o pagamento, não responder à mensagem e registrar denúncia junto à Polícia Civil do DF, presencialmente ou pela Delegacia Eletrônica : https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/delegacia-eletronica.


Devido à gravidade e à recorrência dos relatos, o tribunal reforça a necessidade de cautela e a verificação da autenticidade dos atos emitidos pelos cartórios extrajudiciais do DF.

Comentários para "TJDFT alerta sobre novo golpe envolvendo cobranças por cartórios extrajudiciais":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório