×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 19 de outubro de 2021

UnB e Codeplan articulam fortalecimento de parceria

UnB e Codeplan articulam fortalecimento de parceriaFoto: Agência UnB

Comitiva do órgão foi recebida pela reitora Márcia Abrahão em encontro para traçar ampliação de estratégias de cooperação entre as instituições

Por Vanessa Vieira-agência Unb - 01/05/2019 - 22:13:55

Território, urbanização, população de rua, economia e meio ambiente são temáticas contempladas em estudos e levantamentos estatísticos da Companhia de Planejamento do Distrito Federal ( Codeplan ). Esses assuntos também estão presentes em pesquisas da Universidade de Brasília. Por essa afinidade e visando fortalecer parcerias de cooperação mútua, a reitora Márcia Abrahão recebeu, nesta sexta-feira (26), comitiva do órgão distrital.


“Já realizamos trocas com áreas específicas da Universidade, como na Estatística, Arquitetura, Geociências, Ciências da Saúde. Agora buscamos ampliar e fortalecer essa rede de parceria, formalizando um acordo de cooperação técnica que estabeleça diversas atribuições, com troca de dados e informação”, disse o presidente da Codeplan, Jean Lima.


O gestor enfatizou o protagonismo da companhia em eixos nos quais a UnB tem expertise e capacidade para colaborar: “Nossa atuação tem se concentrado em três eixos: estratégias de inovação para políticas públicas; produção de dados estatísticos e informação; assessoramento a políticas públicas e governamentais”.


Sobre o potencial de cooperação entre as instituições, Jean Lima destacou que “por ser um órgão de pesquisa do Distrito Federal, a Codeplan produz insumos importantes para os estudos realizados na UnB”. “Em contrapartida, a UnB contribui em nossos eixos de atuação por ser um pólo de conhecimento”, complementou.


Cláudia Amorim, diretora de Pesquisa do Decanato de Pesquisa e Inovação (Dirpe/DPI) da UnB, reforçou a afinidade entre os órgãos. “Temos em comum a atribuição de produzir dados e pesquisa. Os dados que a Codeplan produz são adubo para diversas pesquisas importantes. Também podemos direcionar pesquisas da Universidade para subsidiar necessidades do órgão. É uma retroalimentação fortíssima.”


Para viabilizar ações de parceria, os órgãos acordaram promover um workshop no qual serão apresentadas as possibilidades de cooperação. “A ideia é convidar toda a comunidade acadêmica para conhecer as áreas de interesse da Codeplan em realizar estudos”, explicou Cláudia Amorim. A data do evento deve ser anunciada em breve.


Entre as potenciais perspectivas de colaboração, a diretora destacou o Parque Científico e Tecnológico ( PCTec ) da UnB. “O Parque está em franco desenvolvimento. Estamos com oportunidades abertas para parcerias e ações que visam fomentar nosso sistema de inovação”, acrescentou, mencionando edital aberto para empreendimentos interessados em se instalar na área de influência do PCTec.


A reitora Márcia Abrahão reforçou que a parceria amplia as possibilidades de pesquisa e inovação para as instituições. “A UnB dispõe de três mil professores, quase todos doutores, 40 mil estudantes de graduação e pós-graduação, quase 60 laboratórios de pesquisa. Temos um enorme potencial para trabalharmos juntos.”


POTENCIAL CIENTÍFICO – Diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Bruno de Oliveira enumerou pesquisas em andamento entre os órgãos. “Um experiência muito boa, que teve a colaboração de professores e alunos da UnB, foi voltada para redefinir a localização de conselhos tutelares do DF. Outra contribuição é na parte metodológica de pesquisas da economia da região”, mencionou.

Paulo Cesar Marques, chefe de gabinete, Cláudia Naves, diretora no DPI, e reitora Márcia Abrahão receberam gestores da Codeplan: Jean Lima, Bruno de Oliveira, Julia Pereira e Erika Winge. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB


Além do trabalho com o Departamento de Estatística da UnB em pesquisas de georreferenciamento e estatística espacial, outras parcerias entre as instituições já acontecem na área de políticas sociais. “Produzimos estudos transversais sobre temas, como desigualdade, idosos, mulheres, população de rua. Para isso, o Ceam sempre tem sido um ótimo parceiro a quem recorremos”, exemplificou Julia Pereira, gerente de Estudos e Políticas Sociais.


Para a diretora de Estudos Urbanos e Ambientais, Erika Winge, fortalecer os laços entre os órgãos é importante para alavancar diferentes áreas de interesse. “Buscamos incrementar mais estudos sobre mobilidade, questões de regularização fundiária, expansão urbana, questões ambientais. O objetivo é criar interfaces mais fáceis, inclusive virtuais, para disponibilizar essas informações, visando atender demandas de secretarias do GDF”, acrescentou.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Comentários para "UnB e Codeplan articulam fortalecimento de parceria":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Campanha da ONU chama atenção para direitos das crianças refugiadas

Campanha da ONU chama atenção para direitos das crianças refugiadas

Quase 1 milhão de crianças nasceram como refugiadas entre 2018 e 2020

Mulher acusada de homofobia em padaria de SP é condenada a indenizar balconista

Mulher acusada de homofobia em padaria de SP é condenada a indenizar balconista

"Ainda que a ré seja incapaz, sobre o que não produziu sequer começo de prova, tal condição não afasta sua responsabilidade pelos prejuízos a que der causa", observou a juíza.

Distribuição de absorventes faz cair evasão escolar

Distribuição de absorventes faz cair evasão escolar

A "pobreza menstrual" era um tema de pouca repercussão na época e não motivava projetos de lei como hoje, a exemplo do vetado nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro. E passava longe de ser associado ao cotidiano de meninas.

Fachin manda União distribuir testes de covid e máscaras N95 entre quilombolas

Fachin manda União distribuir testes de covid e máscaras N95 entre quilombolas

Em decisões anteriores, Fachin já havia determinado à União que apresentasse as medidas sanitárias relativas à covid-19 nas comunidades quilombolas

Coletivo vai mapear cultura LGBTQI+ do Distrito Federal

Coletivo vai mapear cultura LGBTQI+ do Distrito Federal

Prazo para repostas ao mapeamento é até 17 de dezembro - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Dia Internacional promove educação e maior consciência da não-violência

Dia Internacional promove educação e maior consciência da não-violência

Selo emitido pela Administração Postal da ONU com uma pintura de Mahatma Gandhi de Ferdie Pacheco em Comemoração do Dia Internacional da Não-Violência

ONU quer agir rápido em favor da igualdade de gêneros na liderança global

ONU quer agir rápido em favor da igualdade de gêneros na liderança global

Apenas 18 mulheres discursaram nos debates de alto nível da Assembleia Geral em 2021

Refugiados LGBTQIA+ no Brasil enfrentam discriminação, violência e desemprego

Refugiados LGBTQIA+ no Brasil enfrentam discriminação, violência e desemprego

Refugiados venezuelanos são registrados na Polícia Fedral de Boa Vista para emissão e regularização de documentos.

Senador Contarato dá aula a quem não merece um segundo de fama

Senador Contarato dá aula a quem não merece um segundo de fama

O Zé Ninguém

Campanha foca em conversa com família para aumentar doação de órgãos

Campanha foca em conversa com família para aumentar doação de órgãos

Em 2020, recusa à doação de órgãos por parentes ficou em 37,8%

Pesquisa revela que maioria dos brasileiros tem intenção de doar órgãos, mas não avisa a família

Pesquisa revela que maioria dos brasileiros tem intenção de doar órgãos, mas não avisa a família

“Seja doador de órgãos e avise sua família” se estenderá por todo ano de 2021. Uma doação pode salvar até oito vidas