Priscila de Franca, docente da Cruzeiro do Sul Virtual, explica os riscos destes geradores de energia e como evitar prejuízos com a radiação
Por Priscila De Franca Marins - 27/10/2022 09:56:48 | Foto: © Arquivo eletrobras/divulgação
Você com certeza já se perguntou o que é e como funciona uma usina nuclear. Mas sabia que este tipo de produção de eletricidade pode gerar perigo a saúde e segurança de uma pessoa caso ocorra algum acidente ou erro na usina?
A Priscila De Franca Marins Vieira, professora da Cruzeiro do Sul Virtual, marca pertencente ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, explica que usinas nucleares são estruturas que permitem a geração de energia por meio da fissão nuclear. O seu funcionamento é semelhante ao de qualquer outra usina termelétrica, sendo a energia térmica gerada a partir de uma fonte, e por meio desse vapor é feito a eletricidade.
“Caso não tenha um bom sistema de resfriamento, os reatores podem vir a explodir e liberar uma alta quantidade de materiais radioativos. Além disso, é importante o cuidado com a liberação de radiação no ar”, salienta.
Quais são os possíveis perigos para a saúde humana?
Caso ocorra alguma acidente na usina, ela pode exalar radiação em altas doses, e por isso, são perigosas para o corpo humano, em casos de uma explosão de usina nuclear por exemplo. Existem diversos efeitos, dependendo da quantidade absorvida pela pessoa. Entre os principais impactos estão: Infertilidade e má-formação dos órgãos reprodutores, alterações gastrointestinais, câncer, problemas na medula óssea e até queimaduras. Tem também os problemas tardios que são observados com o aumento de uma incidência da doença na população que tenha entrado em contato com a radiação anteriormente.
A docente explica que as alterações do material genético humano pelos efeitos da radiação podem provocar algumas doenças, como o câncer. “Claro que depende da dose absorvida, podendo ser em qualquer região do corpo. Além disso, podem afetar os órgãos reprodutores, o que levará problemas às gerações futuras.”
Quais são os efeitos imediatos, a médio e longo prazo?
Caracterizados por efeitos que ocorrem num período curto, em algumas horas ou semanas, são as náuseas, indisposição, emagrecimento, diarreia, vômito, perda de apetite e em alguns casos de exposição alta pode levar a morte, como aconteceu em Chernobyl. Já os caracterizados por efeitos que aparecem após alguns anos, são a anemia, catarata, leucemia e envelhecimento precoce.
Mas e na área da medicina, como a radiação funciona?
Priscila explica que a radiação é usada para tratamento e diagnóstico na medicina. Com todas as cautelas, cuidados e proteção, a radiação é utilizada de maneira segura nestes casos. A dose que o paciente recebe é muito baixa tanto para o tratamento, quanto para o exame e nos casos de tratamentos como radioterapia, cada cenário é estudado por médicos, físicos, assim como com dosimetrias para determinar a quantidade ideal. Além disso, os colimadores e as técnicas de tratamento auxiliam para que a radiação seja direcionada somente no local necessário.
“Por exemplo, para realização de exames com radiação ionizante, é necessário um profissional responsável, entendido sobre a área, assim como uma sala com todos os cuidados que evitem a dissipação de raios X. Ou seja, existe um cuidado com a utilização da radiação na medicina, portanto, para os profissionais da área é mínimo a exposição àradiação, lembrando sempre da importância do conhecimento sobre a importância do cuidado com o uso das radiações ionizantes.”
Priscila De Franca Marins, docente da Cruzeiro do Sul Virtual finaliza explicando a importância da prevenção e cuidado com usinas nucleares e exposições desnecessárias à radiação.
###
Sobre a Cruzeiro do Sul Virtual – A Cruzeiro do Sul Virtual é a marca que oferta por meio de sete Instituições certificadoras – Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Universidade de Franca (Unifran), Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Centro Universitário Braz Cubas e Universidade Positivo – cerca de 300 opções de cursos à distância, entre graduação, formação de professores, técnicos e cursos livres, em mais de 1.300 polos espalhados pelo país e dois no Japão. São 19 anos atuando no ensino a distância. A marca possui mais de 248 mil alunos e pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.cruzeirodosulvirtual.com.br
Comentários para "Usinas Nucleares: entenda o que é e como funciona":