Brasileira Valéria Arbex: Neta de sírios transforma memória em cena

Valéria Arbex é fundadora da Companhia Teatral Damasco

Brasileira Valéria Arbex: Neta de sírios transforma memória em cena
Brasileira Valéria Arbex: Neta de sírios transforma memória em cena

Por rebecca Vettore - Agência Anba Brasil - 28/01/2026 11:15:55 | Foto: Divulgação

Conheça a trajetória da brasileira Valéria Arbex, que fez das histórias transmitidas pela avó imigrante insumos para o seu trabalho artístico. A herança árabe permeia peça de teatro e livro de Valéria.

Desde cedo, Valéria Arbex, de 49 anos, aprendeu que as histórias mais importantes nem sempre estão nos livros. Neta de sírios pela parte da mãe, a atriz nasceu e foi criada na zona sul da cidade de São Paulo, em uma família de classe média, cercada por memórias transmitidas verbalmente pela única avó que conheceu: Nadime, a síria que chegou ao Brasil aos dez anos de idade.

Foi com a ancestral — que falava árabe, cozinhava receitas tradicionais e contava histórias da terra natal — que Valéria teve seus primeiros contatos com uma herança cultural que, mais tarde, se tornaria matéria-prima em sua companhia de teatro.

Minha avó usava lenço e contava histórias da sua infância, de antes de virar imigrante, enquanto cozinhava.

Valéria Arbex

“Minha avó usava lenço e contava histórias da sua infância, de antes de virar imigrante, enquanto cozinhava. Tudo o que conheci, quando mais jovem, sobre cultura árabe, vem dela”, conta Valéria.

Vivenciando uma infância típica dos anos 1980, marcada por brincadeiras na rua, e com uma personalidade tímida, a paulistana não parecia que iria seguir o caminho dos palcos. Mas a amante de novelas viu sua vida mudar na adolescência, no início dos anos 1990, quando seus pais puderam pagar um curso de teatro.

Por - Agência ANBA Brasil

Comentários para "Brasileira Valéria Arbex: Neta de sírios transforma memória em cena":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório