Com reconhecimento, Zoológico de Brasília vive ano histórico em 2025

Nascimentos, ingresso em associação internacional e inauguração de aviário reforçam avanços da fundação ao longo do ano

Com reconhecimento, Zoológico de Brasília vive ano histórico em 2025
Com reconhecimento, Zoológico de Brasília vive ano histórico em 2025

Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo - 20/12/2025 18:25:51 | Foto: Divulgação/Zoológico de Brasília

O ano de 2025 marcou uma das fases mais significativas da história da Fundação Jardim Zoológico de Brasília. Além da celebração dos 68 anos da instituição, mais antiga que a própria capital federal, a equipe do Zoológico atuou em cerca de 70 nascimentos importantes para a conservação da fauna e fortaleceu sua presença no cenário internacional ao se tornar membro da Associação Mundial de Zoológicos e Aquários (Waza). Outro destaque foi a inauguração do aviário de imersão, novo espaço voltado à educação ambiental.

Entre os nascimentos registrados estão um tamanduá-mirim, 12 jararacas-caiçacas, cerca de 50 filhotes de tigre-d’água-de-orelha-vermelha, dois filhotes de sauim-de-coleira, duas jacutingas,um macaco-bugio, uma aperema e um periquito-de-asa-amarela.

“A chegada dos filhotes em 2025 é motivo de grande alegria para toda a equipe. Cada nascimento confirma que as práticas de manejo, cuidados veterinários e o comprometimento com a biodiversidade estão proporcionando condições adequadas para a reprodução e o bem-estar das espécies”, explica Wallison Couto, diretor-presidente da instituição.

Todos os filhotes são acompanhados diariamente por uma equipe técnica multidisciplinar que atua em vários setores do Zoológico de Brasília, incluindo o Hospital Veterinário. O espaço também atende animais vítimas de incêndios e atropelamentos. Somente em 2025, foram realizados mais de dez mil procedimentos em animais do plantel e em animais externos sob cuidados humanos.

Ampliação do reconhecimento internacional e inauguração de novo espaço

Outro marco foi a entrada do Zoológico de Brasília na Waza, consolidando a instituição entre as organizações reconhecidas globalmente pela conservação, pesquisa e bem-estar animal. Para Wallison Couto, o reconhecimento da Waza “representa o compromisso do Zoo de Brasília com os princípios dos zoológicos modernos, pautados pela conservação da biodiversidade, pela ciência e pelo cuidado ético com os animais”.

Além disso, foi inaugurado o aviário de imersão, que abriga 15 espécies e 18 aves, todas brasileiras, além de borboletas e jabutis, em um ambiente compartilhado entre aves e répteis.

O Zoológico de Brasília se destacou, ainda, pelos avanços em pesquisa e educação ambiental, com os programas Zoo Noturno, Zoo Experiência, Zoo Escolar e Zoo Convivências, voltados para o atendimento à comunidade. Ao longo do ano, cerca de 20 mil pessoas participaram das atividades imersivas, educativas e promotoras da cidadania ambiental.

*Com informações do Zoológico de Brasília

Comentários para "Com reconhecimento, Zoológico de Brasília vive ano histórico em 2025":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório