Dicas essenciais para melhorar a sua saúde bucal
Redação Com Agência - 18/04/2022 16:49:47 | Foto: iStock - Divulgação
Um dos itens de higiene pessoal que mais causam confusão e dificuldades para melhor entender os processos é a escovação. Justamente por ser algo que é pouco ensinado diretamente por odontologistas, muitas crianças já aprendem a escovar os dentes de maneira errônea e replicam os mesmos erros quando adultos, ficando com a saúde bucal prejudicada - e, se pensarmos a longo prazo, a formação de cáries e tártaros podem causar diversos problemas para a saúde bucal de uma pessoa. Por isso, confira aqui algumas dicas importantíssimas para você evitar cometer erros na hora de escovar os dentes!
Escovar os dentes após as refeições
Com certeza você já ouviu falar o quanto escovar os dentes após as refeições é benéfico para manter a saúde bucal e, de fato, esta informação é correta. No entanto, ela tem um adendo: é recomendado escovar os dentes após cerca de 20 a 30 minutos após as refeições. Isso porque este é o tempo necessário para a saliva conseguir neutralizar o pH dos alimentos e das bebidas ingeridas. E, se você escovar antes deste período, corre o risco de intensificar a desmineralização dos dentes, sobretudo ao ingerir frutas e outros alimentos ácidos.
Quanto mais escovar, melhor?
Outro mito que precisa ser combatido é o de que quanto mais você escovar os dentes, melhor será a sua saúde bucal. Isso porque é necessário tomar cuidado para não exagerar na quantidade de vezes que você escova os dentes por dia - na realidade, a eficiência da escovação se dá pela qualidade da escovação, e não pela quantidade. O ideal é escovar bem os seus dentes de 2 a 3 vezes por dia do que escovar mais de 5 vezes por dia.
Escova ideal + fio dental = são realmente necessários?
Você sabia que o uso de cerdas duras pode fazer mal à saúde dos dentes? Por isso, prefira escovas mais macias que possuam mais cerdas que as comuns para que o alcance da limpeza seja melhor. Da mesma maneira, o fio dental é essencial para uma limpeza bem feita: um bom profissional formado em curso de odontologia sabe o quanto ele é fundamental e o quanto o fio dental pode salvar dentes por aí.
O fio dental é o primeiro passo da limpeza dos dentes, para começar a retirar os resíduos dos alimentos que ficam nas laterais e entre os dentes. A escovação é uma forma de potencializar e finalizar essa limpeza, e é necessário passar o fio dental ao menos uma vez por dia.
Comentários para "3 erros comuns que cometemos ao escovar os dentes":