A Influência do tipo de parto na composição da microbiota intestinal

Não seria exagero dizer que nossa saúde é significativamente melhor com a presença deles em nosso corpo.

A Influência do tipo de parto na composição da microbiota intestinal
A Influência do tipo de parto na composição da microbiota intestinal

Por: Dr. Bernardo Petriz 01.06.2023 - 15/10/2023 07:14:08 | Foto: Reprodução Por: Dr. Bernardo Petriz 01.06.2023

É bastante curioso o fato de sermos colonizados por uma variedade infinita de microrganismos. Ainda mais curioso é o fato de que esses micróbios, em sua maioria bactérias, desempenham um papel ativo em várias funções fisiológicas do nosso organismo. Não seria exagero dizer que nossa saúde é significativamente melhor com a presença deles em nosso corpo.

Damos o nome de microbiota para essa vasta coleção de microrganismos que vivem "junto" de nós. Como a grande maioria deles está presente no trato gastrointestinal, especialmente no intestino grosso, os chamamos de microbiota intestinal.

Lembra do Yakult que você bebia quando criança? Aposto que você memorizou o nome da espécie bacteriana que está presente no leite fermentado e dá origem à bebida. Os famosos Lactobacillus, mais especificamente o Lactobacillus casei, são uma das espécies bacterianas que habitam nosso intestino, fazendo parte da microbiota intestinal. No entanto, não possuímos apenas Lactobacillus em nosso intestino, foram catalogadas milhares de espécies diferentes. Estima-se que impressionantes 10 trilhões de células bacterianas vivam em nosso organismo. Uma das principais perguntas que podemos fazer é: de onde elas vieram?
Embora existam algumas hipóteses em contrário, a explicação mais aceita pela medicina é que herdamos nossa microbiota durante o parto, a partir da nossa mãe, e do ambiente externo onde o parto ocorreu. Após esse primeiro contato, inúmeros fatores genéticos e ambientais, como aleitamento, uso de antibióticos, alimentação e até mesmo exercício físico, contribuirão para o processo de colonização e desenvolvimento da microbiota intestinal ao longo da vida (um assunto que ainda renderá muitos debates).

Outro fato interessante é a influência do tipo de parto no processo de colonização da microbiota intestinal. Isso não seria tão relevante se não fosse pela importância da composição da microbiota intestinal para nossa saúde. O desenvolvimento da microbiota intestinal nos primeiros anos de vida é considerado crucial para a maturação do sistema imunológico.

Diversos estudos demonstraram que o nascimento por cesariana tem sido associado a efeitos adversos no desenvolvimento imunológico, predispondo a infecções, alergias e distúrbios inflamatórios. O problema se agrava quando consideramos que a incidência de partos por cesariana chega a atingir até 40,5% de todos os nascimentos em alguns países.

Recentemente, foi realizado o maior estudo já feito sobre microbiota em neonatos, utilizando o sequenciamento de DNA e a análise genômica desses microrganismos, e identificou-se uma diferença significativa entre os dois métodos de parto. A pesquisa revelou que os bebês nascidos por parto vaginal apresentavam uma quantidade maior de bactérias associadas à saúde, provenientes de suas mães, em comparação com os bebês nascidos por cesariana.

No entanto, o achado mais relevante da pesquisa foi a constatação de que o microbioma dos recém-nascidos por parto vaginal não tem sua origem nas bactérias vaginais da mãe, mas sim no intestino da mãe. Essa descoberta é muito significativa e coloca em dúvida a prática controversa de aplicar as bactérias vaginais da mãe em bebês nascidos por cesariana.

A relação entre saúde gastrointestinal e a composição da microbiota intestinal é pouco questionada, mas o número de evidências indicando essa conexão está aumentando. De fato, compreender como o processo de nascimento afeta o microbioma do bebê abrirá caminho para futuras pesquisas sobre possíveis terapias bacterianas.

Fonte:
Yan Shao et al. Stunted gut microbiota and increased pathogen colonisation associated with caesarean birth. Nature, 2019 DOI: 10.1038/s41586-019- 1560-1
Bernardo Petriz é professor universitário e pesquisador na área da Ciência do Exercício & Saúde. Possui mestrado em Educação Física e doutorado em Ciências Genômicas e Biotecnologia. É também autor de um livro: "Fisiologia Molecular do Exercício" e fundador da produtora Ciência para Saúde

Comentários para "A Influência do tipo de parto na composição da microbiota intestinal":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório