A palavra “retardado” no sentido popular é utilizada para ofender, para alcunhar alguém como idiota e imbecil.
C/saber Melhor - 01/04/2024 07:07:57 | Foto: C/saber Melhor
A palavra “retardado” no sentido popular é utilizada para ofender, para alcunhar alguém como idiota e imbecil. Outros sinônimos: estúpidos, babaca, atrasado, otário, ignorante, nulo. O uso da palavra é sempre pejorativo e com a intenção de ofender. A palavra “retardado” é ligada a uma concepção médica antiga, ultrapassada e incompatível com o atual estágio acerca dos conhecimentos científicos sobre as deficiências intelectuais.
Muitos podem pensar que a restrição ao uso da palavra “retardado”, tão combatida pelas pessoas ligadas à síndrome de Down e outras deficiências, é uma espécie de “mimimi”, de reclamação sem sentido. Não é, todavia, uma queixa sem sentido. A restrição ao uso da palavra ofensiva interfere em aspectos culturais, no preconceito que se arraigou por séculos na sociedade. Hoje é combatida com veemência na sociedade ocidental, porque sabe-se que uma sociedade negativa e preconceituosa causa muito mais danos ao indivíduo do que qualquer condição médica ou alteração genética.
Uma sociedade negativa irá afetar mais a qualidade de vida da pessoa do que a própria síndrome de Down.
Quando alguém julga ou reforça estereótipos baseado em uma alteração genética ou em um diagnóstico, perde-se a oportunidade de conhecer as habilidades, beleza e as características únicas que aquela pessoa tem a oferecer.
Quando você, sob o pretexto de ofender alguém, a chama de “retardado”, ainda que sem intenção, estará machucando alguém com deficiência. Faça um esforço, exclua a palavra “retardado” de seu vocabulário. Substitua-a pela palavra RESPEITO.
Comentários para "A partir de hoje exclua a palavra retardado do seu vocabulário":