O empresário também era conhecido por ser duro nas negociações corporativas
São Paulo, Sp (folhapress) - Artur Búrigo - 21/02/2024 10:51:14 | Foto: Reprodução do Instagram oficial de Abilio Diniz
O empresário Abilio Diniz, responsável por impulsionar o Pão de Açúcar, rede criada por seu pai, foi velado nesta segunda no salão nobre do estádio Morumbis.
Fanático pelo São Paulo, ele morreu na noite de domingo, aos 87 anos, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.
A morte do empresário gerou reações no mundo empresarial e político. O presidente Lula (PT) disse que teve "o prazer de ser seu amigo e conversar muitas vezes com ele sobre os rumos do nosso país".
Fazem parte do legado deixado por Abilio ao varejo brasileiro:
- Setor de frutas, legumes e verduras deixou os fundos dos supermercados e passou a ter espaço nobre, com reposição frequente, para garantir a fidelidade dos consumidores;
- A primeira empresa de varejo alimentar a criar uma marca própria;
- Primeiro supermercado 24 horas do país, em 1969;
- Pioneiro em programa de fidelidade no varejo e o primeiro a ter ecommerce alimentar;
- Expandiu a "área fria" das lojas, permitindo a diversidade de produtos congelados, o que incentivou mais fornecedores a desenvolverem essa linha de alimentos
O empresário também era conhecido por ser duro nas negociações corporativas.
Fazem parte dessa lista duas grandes quedas de braço que travou pelo controle do Pão de Açúcar. Uma com os irmãos em que ele ganhou e outra com o grupo francês Casino em que perdeu.
Comentários para "Abilio Diniz deixa grande legado no varejo":