Programa busca famílias para acolher crianças de forma temporária no DF
© Tribunal De Justiça Do Distrito Federal E Dos Territórios – Tjdft - 14/03/2024 04:04:13 | Foto: © Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT
O acolhimento familiar é uma medida protetiva aplicada a crianças e adolescentes que precisam ficar temporariamente afastados da sua família de origem em razão de violações aos seus direitos . É uma opção ao acolhimento institucional – que acontece em unidades coletivas – e reconhecido como política pública pelos benefícios gerados aos acolhidos e à sociedade.
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora opera em todo o País. No Distrito Federal, ele é executado pelo Aconchego – Grupo de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária, por meio de parceria firmada com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e apoio da 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ), à qual compete determinar o acolhimento familiar ou institucional de criança ou adolescente.
Júlia Salvagni, coordenadora do Família Acolhedora no DF e vice-presidente do Aconchego, explica que os serviços de acolhimento familiar ainda representam parte pequena da rede de acolhimento no Brasil, apesar de ser internacionalmente reconhecido como a forma de acolhimento mais adequada, em contraponto aos modelos institucionais.
“Ressalta-se que os números do Serviço em Família Acolhedora vêm crescendo devido aos excelentes resultados obtidos quanto ao olhar individualizado para as crianças e os adolescentes acolhidos”, afirma Júlia Salvagni. Desde o início de sua operacionalização no DF, em 2019, o serviço acolheu mais de 170 crianças.
Quando a criança tem a oportunidade de ser encaminhada para o acolhimento familiar, possíveis sequelas afetivas e comportamentais do processo de separação do ambiente familiar tendem a ser minimizadas. “Pense em uma criança ou jovem que está em pleno desenvolvimento e sofre essa separação. É um momento disruptivo que gera consequências. Quando essa criança é recebida em espaço que foi preparado para ela enquanto sujeito único, com cuidado individualizado, os efeitos desse processo podem ser minimizados”, explica Júlia Salvagni.
O Família Acolhedora ajuda a prover vivências familiares e comunitárias significativas, em um período da vida fundamental. O atendimento personalizado e individualizado em ambiente familiar permite o estabelecimento de vínculos afetivos estáveis e próximos com adultos de referência. O acesso à convivência comunitária possibilita à criança e ao adolescente a vivência de vínculos com os membros dessa comunidade.
Estar em um ambiente familiar estável também facilita a construção da autonomia, permite a organização de uma rotina focada na criança ou adolescente, o que favorece o desenvolvimento saudável do acolhido. O olhar individualizado e afetivo é peça-chave no desenvolvimento infantil. A rotina de um lar e a presença de figuras que se tornem referências de vínculo e segurança contribuem para o desenvolvimento integral e para os processos de socialização e aprendizagem.
Acredita-se que os benefícios do serviço ultrapassam o período de acolhimento. “O vínculo experimentado em ambiente familiar e o contato com este espaço proporcionam memórias e experiências que são alicerces para criar estratégias e recursos psíquicos necessários para lidar com as violações vividas”, defende a vice-presidente do Aconchego. O aumento de repertório decorrente do acolhimento mais individualizado, que permite olhar mais atento a cada criança e adolescente, também é apontado como um benefício contínuo.
Para acolher uma criança ou adolescente pelo serviço de acolhimento, é preciso preencher critérios objetivos, passar por entrevista, visita domiciliar, avaliações e capacitação no formato híbrido – presencial e on-line . São aceitas todas as configurações familiares, incluindo adultos solteiros. As famílias recebem supervisão e apoio psicossocial contínuo da equipe técnica do Aconchego, além de auxílio financeiro da Sedes, de aproximadamente 450 reais por mês.
Critérios para prestar o serviço
Para se inscrever ou tirar dúvidas sobre o programa, entre em contato com o Aconchego.
Telefones: (61) 3963-5049 / (61) 99166-2649
E-mail: familiaacolhedora.aconchego@gmail.com
Portal Coalização Família Acolhedora
Vídeo “Benefícios do Acolhimento Familiar”
Conteúdo relacionado
Comentários para "Acolhimento familiar traz benefícios para crianças e sociedade":