Amantes de animais de estimação se reúnem no mercado Al-Ghazil, centro de Bagdá

Clientes observam peixes ornamentais no mercado al-Ghazil em Bagdá, Iraque, no dia 31 de janeiro de 2022

Amantes de animais de estimação se reúnem no mercado Al-Ghazil, centro de Bagdá
Amantes de animais de estimação se reúnem no mercado Al-Ghazil, centro de Bagdá

Agência Xinhua De Noticias - 05/02/2022 11:20:36 | Foto: Xinhua/Khalil Dawood

No início da manhã de toda sexta-feira, centenas de amantes de animais de estimação se reúnem no mercado al-Ghazil, um mercado tradicional de animais de estimação, na capital iraquiana central, Bagdá, para venda e compra de animais.

O nome do mercado al-Ghazil é uma referência ao mercado de lã e algodão que se originou na era otomana, ao lado do minarete da Mesquita dos Califas, que é um dos minaretes mais antigos de Bagdá remontando a mais de mil anos durante a era abássida.

Clientes observam peixes ornamentais no mercado al-Ghazil em Bagdá, Iraque, no dia 31 de janeiro de 2022. (Xinhua/Khalil Dawood)

Os vendedores do bazar al-Ghazil costumavam vender produtos de lã e algodão nos séculos passados, mas com o tempo, as pessoas gradualmente passaram a vender diferentes tipos de animais, como pássaros, cães, gatos, peixes ornamentais e às vezes cobras, falcões selvagens e pavões.

É um dos mercados de animais mais famosos do Iraque e é considerado um dos marcos mais exclusivos ao lado da movimentada rua al-Jumhouriyah, no centro antigo da cidade de Bagdá.

Um cliente observa pássaros expostos no mercado al-Ghazil em Bagdá, Iraque, no dia 31 de janeiro de 2022. (Xinhua/Khalil Dawood)

Mohammad Hussein, 52 anos, disse à Xinhua que o mercado não é apenas para comprar e vender animais, mas uma oportunidade para as famílias desfrutarem e aprenderem sobre diferentes tipos de animais.

"Alguns dos lojistas têm fazendas de avestruzes e veados", acrescentou Hussein.

Uma criança e seu pai olhando gatos à venda no famoso mercado al-Ghazil, no centro de Bagdá, Iraque, no dia 31 de janeiro de 2022. (Xinhua/Khalil Dawood)

Ali al-Kaabi, 40 anos, que costumava vir todas as sextas-feiras do distrito Doura, no sul de Bagdá, ao mercado al-Ghazil para vender e comprar pássaros, disse que algumas pessoas vêm desde o início da manhã até a tarde para fazer negócios, mas a maioria apenas quer observar e apreciar os diferentes tipos de animais do mercado.

O tradicional bazar também oferece uma oportunidade única para quem quer ganhar a vida vendendo e comprando animais, em meio ao desemprego desenfreado do país e aos graves obstáculos econômicos que se agravaram após a invasão liderada pelos EUA em 2003 e a recente disseminação da pandemia de coronavírus no país.

Um cliente usa uma máscara perto de pássaros à venda no famoso mercado al-Ghazil em Bagdá, Iraque, no dia 31 de janeiro de 2022. (Xinhua/Khalil Dawood)

Mohammed Abdul-Hamid, 33 anos, é um deles.

"Tenho o hobby de criar peixes ornamentais e venho ao mercado al-Ghazil toda sexta-feira para procurar um novo e único tipo de peixe que possa atrair clientes", disse Abdul-Hamid, que tem seis aquários em casa e usa redes sociais mídia para comercializar seu peixe e lucrar mais.

Após a invasão liderada pelos EUA em 2003, o movimentado mercado al-Ghazil foi exposto a muitos ataques terroristas do grupo al-Qaeda que resultaram na morte e ferimento de centenas de iraquianos.

As forças de segurança implicam medidas de segurança adicionais para controlar a área de superlotação e poupar a vida de civis.

Comentários para "Amantes de animais de estimação se reúnem no mercado Al-Ghazil, centro de Bagdá":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório