Filhotes nasceram no final de setembro no Zoológico de Brasília e seguem em acompanhamento pelas equipes técnicas
Agência Brasília* | Edição: Paulo Soares - 21/10/2025 07:56:04 | Foto: Bethânia Cristina/Zoológico de Brasília
Dois filhotes de sauim-de-coleira Saguinus bicolor, uma das espécies mais ameaçadas da Amazônia, nasceram no Zoológico de Brasília, no dia 24 de setembro. O nascimento representa o esforço conjunto das equipes na conservação da fauna brasileira e reforça o compromisso da instituição com a proteção de espécies em risco.
Os dois são filhos de Tucupi, um macho que vive no Zoológico de Brasília desde 2017 após ser resgatado, e de Ama-tiri, fêmea que chegou ao Zoo em setembro de 2024, após ser resgatada em Manaus, em condições impróprias para a sobrevivência, em uma área de risco que incluía trechos desmatados, regiões com foco de incêndio e locais sujeitos a atropelamentos.
O sauim-de-coleira é um pequeno primata endêmico da região de Manaus. A espécie está criticamente ameaçada de extinção, principalmente pela perda de habitat e pela fragmentação das florestas que antes eram seu lar. O Zoológico de Brasília faz parte de programas de conservação dessa espécie.
“O nascimento dos novos filhotes indica que nossos esforços na conservação e na proteção de espécies estão dando resultados. Ver o sucesso reprodutivo de uma espécie ameaçada, como o sauim-de-coleira, nos enche de esperança e reforça o compromisso do Zoológico de Brasília com a conservação da biodiversidade”, explica Wallison Couto, diretor-presidente da instituição.
Atualmente, a principal ameaça à espécie é a destruição do habitat, causada pelo desmatamento e fragmentação das florestas. Além dos dois recém-nascidos, o Zoológico de Brasília conta com os seguintes sauins-de-coleira em seu plantel: Tucupi, Cauru, Maniçoba, Stella, Gi, Ama-tiri, Catará e Boquara.
Os filhotes estão sob os cuidados e a observação das equipes técnicas do Zoológico de Brasília e, por enquanto, não estão disponíveis para visitação.
*Com informações do Zoológico de Brasília
Comentários para "Filhotes de sauins-de-coleira renovam esperança para espécie ameaçada":