×
ContextoExato
Responsive image

Amostras de carne de frango do Brasil testam negativo para Covid em Hong Kong

Amostras de carne de frango do Brasil testam negativo para Covid em Hong KongFoto: Reprodução

Antes do resultado, o governo de Hong Kong, por meio do CFS, suspendeu a importação de carne de frango da unidade da Aurora Alimentos de Xaxim

Estadão Conteúdo - 22/08/2020 - 11:19:29

O governo de Hong Kong, província autônoma da China, informou que amostras de carne de frango importadas do Brasil testaram negativo para Covid-19, conforme comunicado divulgado nesta quinta-feira, 20, no site do Centro de Segurança Alimentar (CFS, na sigla em inglês) do país.

"Em vista de um aviso emitido pela Sede de Prevenção e Controle da Epidemia de Coronavírus de Shenzhen de que uma amostra de superfície de asa de frango importada do Brasil deu positivo para Covid-19, o CFS havia coletado um total de 40 amostras de carne de frango congelada importada do Brasil no atacado e no varejo para teste da covid-19 como medida de precaução. Todas as amostras foram negativas para o vírus", afirmou o CFS, na nota.

Os testes foram feitos como "medida de prevenção", segundo o órgão sanitário.

Antes do resultado da testagem das amostras, na terça-feira, 18, o governo de Hong Kong, por meio do CFS, suspendeu temporariamente a importação de carne de frango da unidade da Aurora Alimentos de Xaxim (SC) - responsável pelo lote que supostamente teria apresentado traços de coronavírus em Shenzhen

A medida, segundo o órgão, foi tomada "por uma questão de prudência", apesar do lote envolvido no caso não estar à venda em Hong Kong. Shenzhen fica nas proximidades de Hong Kong.

No comunicado divulgado hoje, o CFS acrescenta que, ao saber do episódio de Shenzhen, em 13 de agosto, o departamento contatou imediatamente as autoridades competentes em Shenzhen e no Brasil para entender o incidente e que fez o acompanhamento com os principais importadores e varejistas locais.

O CFS reiterou que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde e autoridades globais de segurança alimentar, não há evidências que indiquem que humanos possam ser contaminados pela covid-19 por meio da ingestão de alimentos. Por fim, o departamento disse que continuará acompanhando o incidente e que "tomará as medidas cabíveis à luz do desenvolvimento mais recente".

Resposta do Brasil

Em entrevista concedida ontem ao Broadcast Agro, o secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Flávio Bettarello, informou que a pasta está preparando as informações solicitadas por Hong Kong sobre o lote que, supostamente, teria produto contaminado.

Comentários para "Amostras de carne de frango do Brasil testam negativo para Covid em Hong Kong":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório