As empresas são cada vez mais exigentes em relação a estudos e experiências, o que tem ocupado ainda mais o tempo das pessoas para se qualificar e corresponder às expectativas do mercado.
Redação Com Informações De Agência - 17/07/2023 09:32:24 | Foto: Divulgação com informações de agência
O autocuidado é um tema que está em alta e precisa mesmo ser debatido diante de uma sociedade cada vez mais voltada para o consumo e para o excesso de trabalho. Isso acaba desencadeando várias outras situações.
As empresas são cada vez mais exigentes em relação a estudos e experiências, o que tem ocupado ainda mais o tempo das pessoas para se qualificar e corresponder às expectativas do mercado.
Uma pessoa precisa usufruir da melhor forma possível o seu próprio tempo, dividindo as horas entre trabalho, estudos, família, tarefas domésticas e outros compromissos.
No meio de tudo isso, duas coisas muito importantes acabam ficando para trás: o bem-estar físico e mental. O fato é que uma pessoa que perde sua saúde física e mental, na sociedade de hoje, também pode perder valor para outras coisas.
Fica mais difícil arrumar emprego, ter qualidade de vida, e ter acesso a outras necessidades e coisas básicas que fazem parte da vida de qualquer ser humano. Com vistas a isso, priorizar o autocuidado é fundamental.
Este artigo vai mostrar o conceito e a importância do autocuidado, os seus benefícios para a saúde física e mental, bem como mostrará, também, de que modo encaixá-lo na rotina e como identificar sinais de esgotamento.
Autocuidado, como o próprio nome sugere, são ações realizadas pelo indivíduo para cuidar de si mesmo e ter mais qualidade de vida. Esses cuidados devem estar de acordo com alguns aspectos importantes, como:
Assim sendo, cada pessoa deve identificar sua própria forma de se cuidar, e isso é muito importante porque o processo melhora a autoestima e até o poder de tomada de decisão.
Para uma gestante, procurar a melhor clínica de obstetrícia é uma forma de autocuidado e isso também se mostra como uma maneira de praticar o amor próprio.
Infelizmente, algumas pessoas acreditam que cuidar de si mesmo é egoísmo, mas esse pensamento está totalmente equivocado, porque quem pratica o autocuidado se torna mais capacitado para ajudar o próximo.
Ninguém consegue cuidar do outro se não cuidar bem dele mesmo, portanto, é algo primordial para ter mais qualidade de vida, fortalecer a autoestima, ter mais autoconfiança e melhorar a capacidade de tomar decisões e enfrentar desafios.
Também é importante dizer que melhorar a qualidade de vida reduz o sofrimento psíquico e doenças que podem impactar o corpo, consequentemente, a pessoa reduz gastos com a saúde e aumenta a sensação de bem-estar.
Cuidar de si mesmo traz muitos benefícios para a saúde física e mental. De modo geral, é uma forma de melhorar a sensação de bem-estar, desde que esses cuidados estejam relacionados àquilo que dá prazer e satisfação.
Por exemplo, depois de um dia de trabalho em um fabricante de frasco de pump, um colaborador que vai para a academia e sente prazer nisso está praticando o autocuidado.
Qualquer coisa que seja encarada como obrigação no cotidiano está totalmente fora da lista. Cuidar de si próprio no dia a dia é uma forma de estar atento às necessidades do corpo, como dormir mais ou fazer uma atividade física.
São ações fundamentais, porque trazem mais qualidade de vida e diminuem os riscos de desenvolver doenças. Reservar um tempo para atividades como meditação ou tomar um banho quente ao final do dia ajuda a relaxar e traz felicidade.
São ações simples, mas capazes de melhorar o humor. Outro benefício é o aumento da autoestima, pois a pessoa passa a ter um olhar mais positivo em relação a ela mesma.
Cuidar da mente e da saúde ajuda a valorizar as próprias qualidades e a autoestima está diretamente relacionada ao modo como uma pessoa cuida desses aspectos.
Mudar a rotina para priorizar a saúde física e mental também é fundamental para gerenciar problemas relacionados à depressão e ansiedade. São maneiras de evitar que eles piorem e ainda trazem equilíbrio emocional.
É justamente por isso que tantas empresas, como um fabricante de sacola TNT branca, investem em maneiras de conscientizar seus colaboradores a cuidarem mais da saúde.
Até mesmo os relacionamentos são beneficiados, visto que o indivíduo tem mais autoestima e autoconfiança. Os momentos felizes são muito maiores do que a sensação de estresse, o que naturalmente contribui com a qualidade das relações.
Por fim, desacelerar de vez em quando também é uma forma de aumentar o foco e a concentração, e quem pratica o autocuidado é mais motivado e tem boa memória.
Uma das maiores razões para uma pessoa não praticar o autocuidado é o fato de que a rotina costuma ser muito agitada, mesmo assim, existem algumas formas de encaixá-lo. São elas:
Depois de um dia de trabalho em um atacado de Salon Line creme de pentear 1kg, das tarefas domésticas e de tantos outros afazeres, é fundamental ter uma boa noite de sono.
Enquanto uma pessoa dorme, o cérebro trabalha para manter o corpo saudável e garantir o preparo físico para o dia seguinte. Os adultos precisam dormir entre 7 e 8 horas por noite, e para ter um sono de qualidade, é fundamental uma rotina de autocuidado.
A higiene do sono ajuda muito nesse sentido, e consiste em preparar o ambiente e o tempo para o sono. Antes de dormir, é fundamental apagar as luzes e deixar apenas um abajur ligado até a hora de se deitar.
É fundamental evitar o uso de celular, assistir televisão ou qualquer outra tela pelo menos 30 minutos antes de dormir. Meditar também pode ser uma boa ideia, assim como tomar um chá de camomila também pode ser.
Beber água ao acordar, antes do café da manhã, é uma forma de preparar o organismo para o desjejum.
Aliás, durante o dia, seja no trabalho, seja durante as aulas para perder o medo de dirigir, ter uma garrafinha de água por perto é muito importante para manter o corpo hidratado.
Pessoas que vivem nas grandes cidades não conseguem, às vezes, sequer, vislumbrar a natureza o tempo todo, então é interessante ter, em algumas horas da semana, tempo para visitar parques e reservas florestais.
Quem mora em cidades litorâneas pode aproveitar do mar e dar um mergulho diariamente para renovar as energias.
A hora da refeição não deve ser uma correria, e para evitar o estresse, a melhor coisa é planejar o que vai comer semanalmente.
Saber o que vai comer e o que é necessário comprar no supermercado com antecedência é uma forma de se livrar dessa preocupação e poder se dedicar a outras coisas mais importantes, como contratar serviços de paisagismo e jardinagem.
O esgotamento físico e mental é uma realidade para muitas pessoas, e é fundamental saber identificá-lo assim como tomar as medidas certas para prevenir ou tratar o problema.
O esgotamento costuma ser proveniente do estresse prolongado no trabalho e pode criar raízes profundas no funcionamento do organismo, com isso, a pessoa tem Picos de ansiedade e estresse e pode até desenvolver doenças físicas.
Entre os sintomas mais comuns estão o sono não reparador, falha de memória, insônia, excesso de sono, perda de habilidades, ansiedade, suor frio, dê ânimo, tristeza, angústia, baixa resistência e palpitações cardíacas.
A boa notícia é que o autocuidado, por exemplo, por meio de uma aula de pilates aéreo, ajuda a diminuir o esgotamento.
Também é fundamental respeitar o ritmo do próprio corpo e saber quando é o momento de parar a rotina para descansar. Trabalhar horas a fio e até tarde costuma ser visto como algo bonito pela sociedade, mas na verdade não é.
Mesmo no caso de profissionais que gostam muito do que fazem, em algum momento essas tarefas vão causar estafa mental e isso acaba desencadeando várias doenças no corpo, inclusive condições graves, como câncer.
Praticar exercícios físicos como academia, caminhada e até uma aula samba, desde que seja algo prazeroso, ajuda a diminuir o ritmo frenético, coloca o corpo em movimento e traz equilíbrio mental.
Cuidar da alimentação e escolher uma modalidade de exercícios compatível com os gostos pessoais, são práticas de autocuidado muito simples, mas que fazem toda a diferença para a saúde.
Cuidar de si mesmo é algo prazeroso e ações simples podem fazer toda a diferença na qualidade de vida e na sensação de bem-estar.
Nunca é tarde para começar e independentemente da idade, é preciso priorizar o equilíbrio físico e mental para poder cumprir as obrigações do dia a dia e aproveitar os bons momentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Comentários para "Autocuidado: como priorizar o seu bem-estar físico e mental":