×
ContextoExato

Bolsonaristas divulgam fake news sobre número de participantes da motociata e são desmascarados

Bolsonaristas divulgam fake news sobre número de participantes da motociata e são desmascaradosFoto: Reprodução/TV Globo

É falsa a informação que os bolsonaristas divulgaram nas redes sociais de que a motociata liderada por Jair Bolsonaro, em São Paulo, neste sábado, foi a maior do mundo e entrou para o Guinness Book, livro de recordes. Cálculos realistas sobre a presença oscilam entre 8 mil e 12 mil motos

Brasília 247 - 14/06/2021 - 10:40:59

A informação divulgada pelos bolsonaristas de que a motociata promovida por Jair Bolsonaro no último sábado (12) foi a maior do mundo e entrou para o Guinness Book é mentirosa.

Não há qualquer menção ao evento no site e nos perfis oficiais do Guiness, e o governo paulista calcula que o ato contou com a presença de cerca de 12 mil motos, enquanto projeção realizada com base na ocupação do espaço na Rodovia dos Bandeirantes pelas motos indica que elas não eram mais que 8 mil.

A informação sobre o suposto recorde passou a circular nas redes através de postagens de bolsonaristas, como a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP). Na manhã de sábado (12), durante a concentração para o ato, ela publicou um vídeo em seu canal no Youtube em que afirma que o ato seria “a maior motociata da história” e que o Guinness Book “estaria de olho” no evento.

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) também compartilhou um post no Twitter afirmando que uma “pesquisa confiável”, realizada pelo Guinnes Book, havia determinado a participação de 1.324.523 motocicletas durante o evento, informa a Folha de S.Paulo.

Não há registro da motociata no site do Guinness World Records.

Cálculo realizado com base na ocupação do espaço pelas motos indicam presença ao redor de 8 mil veículos:


Comentários para "Bolsonaristas divulgam fake news sobre número de participantes da motociata e são desmascarados":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório