Brasil assina acordo com BID para incentivar investimentos verdes com baixo risco cambial

O BID apoiará o Programa de Mobilização de Capital Privado Estrangeiro e Proteção Cambial, no marco do Fundo Nacional de Mudança Climática, com uma linha de crédito de 2 bilhões de dólares e apoio técnico.

Brasil assina acordo com BID para incentivar investimentos verdes com baixo risco cambial
Brasil assina acordo com BID para incentivar investimentos verdes com baixo risco cambial

Agência xinhua brasil - Diário Do Povo Online - 28/02/2024 10:29:32 | Foto: Agência Xinhua Brasil - Diário do Povo Online

aqui..

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o governo brasileiro assinaram nesta segunda-feira cartas de intenção para fomentar o investimento estrangeiro em ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, protegendo esses investimentos da volatilidade do tipo de câmbio.

Segundo nota divulgada pelo Banco Central brasileiro, o acordo foi assinado pelo presidente do BID, Ilan Goldfajn, pelo secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron de Oliveira, pela ministra de Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, e pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto.

O compromisso foi firmado na semana em que se realiza a reunião de ministros da Economia e presidentes de bancos centrais do G20, grupo das maiores economias desenvolvidas e em desenvolvimento, que é presidido este ano pelo Brasil.

"O risco cambial é um fator que dificulta investimentos em mercados emergentes, como o Brasil, contribuindo para o atual déficit de investimento em infraestruturas sustentáveis e outros projetos verdes em grande escala", afirmou a autoridade monetária brasileira.

"Os esforços anunciados hoje pretendem incentivar os investimentos e oferecer proteção cambial aos projetos que promovem a transformação ecológica e a transição para práticas e tecnologias sustentáveis", ressaltou.

O BID apoiará o Programa de Mobilização de Capital Privado Estrangeiro e Proteção Cambial, no marco do Fundo Nacional de Mudança Climática, com uma linha de crédito de 2 bilhões de dólares e apoio técnico.

Com o Banco Central, o BID apoiará o desenvolvimento, liquidez e eficiência do mercado de coberturas cambiais de longo prazo no país, pondo à disposição do Programa um limite de 3,4 bilhões de dólares para coberturas cambiais.

O Programa também introduz inovações financeiras que buscam oferecer aos investidores interessados no Brasil alternativas para melhorar suas perspectivas de investimento, incluindo uma linha de liquidez a longo prazo operada pelo Fundo Nacional de Mudança Climática, que poderá contar com recursos da linha de crédito do BID.

O presidente do BID, Ilan Goldfajn, disse que é necessário mudar o nível de financiamento para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.

"As inovações financeiras que o Governo do Brasil e do BID estão impulsionando têm o potencial de aumentar o nível de investimentos verdes. Este programa ajudará o Brasil em seu caminho para a transformação ecológica e fortalecerá uma economia mais resistente, sustentável e próspera", destacou.

O Secretário do Tesouro, Rogério Ceron, disse que a transição para uma economia baixa em carbono é uma necessidade global e, para o Brasil, é também uma oportunidade única.

"Temos uma matriz energética limpa, potencial de reflorestamento e necessitamos aproveitar esta janela enquanto há um movimento global de relocalização das cadeias produtivas", afirmou.

Por sua vez, a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, explicou que o governo trabalha nos dois eixos estratégicos do desenvolvimento sustentável: enfrentar os crimes contra o patrimônio natural de nosso país e criar um novo ciclo de prosperidade econômica e social.

"O evento de hoje com o BID representa outro passo concreto para a construção de uma economia sustentável que ajude a combater a desigualdade", ressaltou.

O BID assumiu a liderança do grupo de Chefes de Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (BMD) e Bancos Regionais de Desenvolvimento (BRD) em 2024, cuja agenda coincide em vários temas com a presidência brasileira do G20 durante o mesmo ano.

Comentários para "Brasil assina acordo com BID para incentivar investimentos verdes com baixo risco cambial":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório