Brasil atinge 62 gigawatts de capacidade instalada de energia solar em operação

O Brasil atingiu 62 gigawatts de capacidade instalada

Brasil atinge 62 gigawatts de capacidade instalada de energia solar em operação
Brasil atinge 62 gigawatts de capacidade instalada de energia solar em operação

Belém, Brasil, 20 Nov Agencia Xinhua Brasil  - 20/11/2025 09:24:25 | Foto: Agencia Xinhua Brasil 

O Brasil atingiu 62 gigawatts (GW) de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica em operação, informou nesta quarta-feira a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

A organização detalhou em seu relatório que esse avanço na geração de energia solar ocorre no momento em que o Brasil sedia a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece de 10 a 21 de novembro na cidade de Belém, no estado do Pará (norte do Brasil).

A Absolar detalhou em um comunicado divulgado em São Paulo que a energia solar mobilizou mais de 279,7 bilhões de reais (US$ 52,5 bilhões) em investimentos desde 2012.

Esse volume de investimento, por sua vez, gerou mais de 1,8 milhão de empregos verdes e contribuiu com 87,3 bilhões de reais (US$ 16,4 bilhões) em receita tributária para o país sul-americano, o maior da América Latina.

Segundo a Absolar, 43 GW do total correspondem a sistemas instalados em residências, empresas, indústrias e propriedades rurais, enquanto 19 GW estão relacionados a grandes usinas solares em operação no Brasil.

Com essa expansão, a energia solar evitou a emissão de aproximadamente 91 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

A potência fotovoltaica instalada, por sua vez, representou um quarto da capacidade de geração de eletricidade da matriz energética brasileira, posicionando-se como a segunda maior fonte do sistema energético.

Comentários para "Brasil atinge 62 gigawatts de capacidade instalada de energia solar em operação":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório