Brasil barra EUA de reunião sobre democracia em Nova York, às margens da Assembleia da ONU

Segundo um funcionário do governo brasileiro, apenas países que são democráticos são chamados.

Brasil barra EUA de reunião sobre democracia em Nova York, às margens da Assembleia da ONU
Brasil barra EUA de reunião sobre democracia em Nova York, às margens da Assembleia da ONU

Patrícia Campos Mello E Julia Chaib, São Paulo, Sp, E Nova York, Eua (folhapress) - 20/09/2025 17:50:20 | Foto: © BETO BARATA/PR

O Brasil barrou os Estados Unidos da reunião "Democracia Sempre" realizada às margens da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, na semana que vem.

Os EUA foram convidados para a reunião do ano passado, idealizada por Brasil e Espanha. Neste ano, no entanto, os americanos não estão entre os cerca de 30 convidados -entre eles, os organizadores– Uruguai, Colômbia e Chile, além de Espanha e Brasil –e nações como Alemanha, Canadá, França, México, Noruega, Quênia, Senegal, Timor Leste. Também devem ser chamados um representante da União Europeia, António Guterres, secretário-geral da ONU.

Segundo um funcionário do governo brasileiro, apenas países que são democráticos são chamados, e não "tem condições" de convidar um país que teve uma virada extremista e cujo governo está questionando a democracia e as eleições brasileiras.

A cúpula tem como temas principais democracia, combate à desigualdade e à desinformação. O presidente Lula participou de uma reunião do Democracia Sempre no Chile, em julho. Na conclusão do encontro, os líderes divulgaram um comunicado reafirmando seu compromisso "com a defesa da democracia, o multilateralismo, e o trabalho conjunto para abordar as causas estruturais que solapam as instituições democráticas, seus valores e legitimidade".

Comentários para "Brasil barra EUA de reunião sobre democracia em Nova York, às margens da Assembleia da ONU":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório