×
ContextoExato

Brasileira ganha prêmio da ONU com estudo sobre mudança climática e bioma do Cerrado

Brasileira ganha prêmio da ONU com estudo sobre mudança climática e bioma do CerradoFoto: Fapesp

A geógrafa Karina Berbert Bruno, de Santa Catarina, venceu a competição com o estudo sobre o Cerrado do Brasil

Portal Onu News De Noticias - 16/06/2021 - 18:30:08

Geógrafa Karina Berbert Bruno foi uma das três cientistas que receberam distinção Space4Youth com pesquisas sobre uso de dados e ferramentas espaciais para mitigar mudança climática;mestranda atua em projeto que beneficia pequenos agricultores e produtores rurais.

Três jovens cientistas do Brasil, da Índia e dos Estados Unidos foram as ganhadoras deste ano do Prêmio Youth4Climate, sobre o espaço como uma ferramenta para mitigar mudança climática.

A geógrafa Karina Berbert Bruno, de Santa Catarina, venceu a competição com o estudo sobre o Cerrado do Brasil

A distinção é concedida pelo Escritório da ONU para Assuntos Espaciais, Unoosa na sigla em inglês, em cooperação com o Conselho de Geração Espacial.

Banco Mundial e Alemanha

A geógrafa Karina Berbert Bruno, de Santa Catarina, venceu a competição com o estudo: Espaço como uma Ferramenta para Mitigação da Mudança Climática: resultados múltiplos com tecnologias de Observação da Terra no bioma do Cerrado”.

As outras ganhadoras são a pesquisadora Mahlak Abdullah, dos Estados Unidos, com um estudo sobre biologia sintética e Tejasvi Shivakumar, da Índia, que escreveu sobre energia renovável e influenciadores espaciais.

O trabalho de Karina Berbert Bruno se baseou no projeto TerraClass, financiado pelo Banco Mundial, e que contou com o apoio da agência de cooperação da Alemanha, GIZ, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GmbH, no original em alemão.

Karina Berbert Bruno

Parque Estadual de Ibitipoca, no Brasil

Mulheres na ciência

Nesta entrevista à ONU News, a mestranda da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, afirma que a escolha de três mulheres é simbólica e deve ajudar a inspirar mais cientistas pelo mundo.

“Acredito que por mais dificuldades que existam para as mulheres, para elas se firmarem no campo de estudos espaciais e territoriais, geográficos, em todos os campos da ciência, nós temos essa possibilidade. Três mulheres vencedoras estão aqui para comprovar esta oportunidade.”

Karina Berbert Bruno

Projeto TerraClass


Comentários para "Brasileira ganha prêmio da ONU com estudo sobre mudança climática e bioma do Cerrado":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório