×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 26 de maio de 2022

Cachorro tremendo pode ser sinal de doença?

Cachorro tremendo pode ser sinal de doença?Foto: Divulgação

Entenda os motivos que podem causar tremores em um cão

Redação Com Agência - 05/04/2022 - 11:34:43

Quem tem animais de estimação sabe que existe uma grande dificuldade para identificar possíveis problemas de saúde. Em situações em que um cachorro treme, é necessário atenção, afirma a Dra. Larissa Mitie do Vet Quality Centro Veterinário 24h.

Esse mal pode atingir os cães que sofrem com problemas físicos, emocionais ou apenas quando ele está em estado de euforia.

É importante o tutor estar atento a esse tipo de sintoma, em algumas causas desses tremores e o que deve ser feito em cada situação.

Causas de tremores em cães

Lembrando que um cão tremendo nem sempre diz respeito a problemas de saúde. É comum que em momentos de animação, por exemplo, o animal apresente tremedeira constante porém leve até se acalmar.

Existem diversas situações que podem resultar em quadro de tremedeira no corpo do pet, mas para identificar o motivo, é necessário que outros sintomas estejam aparentes. As principais causas são:

Frio

Em casos mais frequentes e menos perigosos, o frio pode causar tremedeira nos animais de estimação, assim como ocorre com os humanos.

Isso acontece porque, assim como os humanos, os animais são sensíveis às baixas temperaturas. Nesse caso, o problema é fácil de resolver.

Busque aquecer o animal com roupinhas, uma cama confortável, cobertores e muito carinho! Se mesmo aquecido o cachorro continuar tremendo, busque um veterinário para entender o que pode estar acontecendo além do frio.

Medo

Assim como nós temos algumas respostas físicas quando estamos em uma situação de risco, os pets também podem tremer de medo, literalmente.

Isso é bastante comum em animais que ainda são filhotes, já que eles não estão acostumados ainda com o novo ambiente.

Neste caso, é ideal que o tutor tenha paciência e ofereça conforto, para que o pequeno se acostume com o novo lar.

Intoxicação alimentar

Encontrar um cachorro tremendo também pode significar que o animal comeu algo tóxico. É importante ressaltar que mesmo em nossos lares há substâncias perigosas para os cães como produtos de limpeza, até mesmo doces como o chocolate podem causar sérios problemas..

Além de tremer, o cachorro pode ter sintomas como vômitos, apatia ou perda de consciência. O recomendado é buscar auxílio veterinário o mais rápido possível.

Dores no corpo

Uma das causas de tremedeira nos cães também está relacionada com dores no corpo. Pode ocorrer quando o pet sofre um trauma ou está doente.

Geralmente, é associada a outros sintomas, como apatia, choros ou dificuldade de se locomover. Neste caso, é imprescindível que você busque ajuda de um médico veterinário.

Problemas emocionais

Uma das causas para um cão estar tremendo são os problemas emocionais. Estímulos externos, como o som dos carros na rua, alarmes, gritos e outros barulhos muito altos, como fogos de artifícios, podem causar medo no cão e, consequentemente, tremores.

A ansiedade em cães também é um problema bastante recorrente e que resulta em situações de tremores. Além de provocar alterações no comportamento do pet, fazendo-o ficar mais apático e sem vontade de se exercitar ou brincar.

Como ajudar um cachorro tremendo?

Como você já deve ter notado, existem muitos motivos que podem levar a um cão a tremer, por isso é necessário fazer uma análise de toda a situação.

Lembre-se do histórico do pet, se ele já passou por algum desses problemas. Sempre olhe como um todo. Está um dia frio? Há outros animais ou pessoas por perto? Essa é uma situação que ocorre com frequência?

Após perceber que o seu cachorro está tremendo, é importante analisar pelo menos três fatores: com que frequência isso acontece, qual a intensidade do problema e em que situações isso fica mais evidente.

Independente de qual seja as respostas, é essencial que você busque ajuda de um médico veterinário e tenha todas as informações para que ele consiga ter um melhor diagnóstico da situação.

Caso note que o problema persiste, o tutor deve levar o animal o quanto antes a um hospital veterinário. Independentemente da origem da tremedeira, seja ela física, emocional ou psicológica, o veterinário vai conseguir identificar a causa e indicar o melhor tratamento.

Ver o cachorro tremendo é uma situação que preocupa. Essa apreensão tem motivo, afinal, qualquer comportamento que foge do comum pode ser um sinal de alerta referente à saúde do animal.

Comentários para "Cachorro tremendo pode ser sinal de doença?":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Cidade alemã determina isolamento de gatos para salvar pássaro raro

Cidade alemã determina isolamento de gatos para salvar pássaro raro

As autoridades de Walldorf escreveram que

Descubra dicas para diminuir a queda de pelos dos pets durante o outono

Descubra dicas para diminuir a queda de pelos dos pets durante o outono

No entanto os pets também necessitam de cuidados e atenção durante esse período, principalmente em relação aos pelos

Santuário de Elefantes Brasil, em MT, recebe duas elefantas asiáticas

Santuário de Elefantes Brasil, em MT, recebe duas elefantas asiáticas

Pocha e Guillermina estavam vivendo em um ecoparque na Argentina

Especialista fala sobre decoração de casas voltada para pets

Especialista fala sobre decoração de casas voltada para pets

Além dos cuidados com a integridade do animal, é muito importante o afeto trocado com o pet

Cães também podem ter traumas psicológicos; veja como agir

Cães também podem ter traumas psicológicos; veja como agir

Segundo Jade Petronilho, médica veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove, diversos episódios podem causar traumas nos pets e, por isso, é importante ficar atento e tomar alguns cuidados.

Para incentivar a adoção de animais entre os funcionários, rede cria a licença PETernidade

Para incentivar a adoção de animais entre os funcionários, rede cria a licença PETernidade

Doggi lança a 'licença PETernidade', benefício que assegura dois dias de folga para colaborador cuidar dos novos amigos

Quer ajudar? Participe da campanha do agasalho para cães e gatos

Quer ajudar? Participe da campanha do agasalho para cães e gatos

Doações voluntárias são para o centro cirúrgico do Serviço Público Veterinário (Hvep) e podem ser entregues até o dia 31 de agosto; parte das doações também pode ir para os Amigos da Zoonose

Cinco nutracêuticos mais indicados para cães e gatos

Cinco nutracêuticos mais indicados para cães e gatos

Incorporados à dieta dos pets, esses suplementos alimentares colaboram com a qualidade de vida e longevidade

Castração de cães e gatos no DF pode ser reagendada

Castração de cães e gatos no DF pode ser reagendada

Prazo para quem quiser reagendar o procedimento não deve exceder um mês da primeira data marcada, salvo em casos de doença do animal

Cães Lulu da Pomerânia são resgatados por maus-tratos em Limeira

Cães Lulu da Pomerânia são resgatados por maus-tratos em Limeira

Animais estavam sem comida em casa de condomínio no interior paulista

Saúde animal dizimada em tempos de guerra

Saúde animal dizimada em tempos de guerra

O bombardeio ao Zoológico Feldman Ecopark, em Kharkiv na Ucrânia, repercutiu a possibilidade de sacrificar aproximadamente 6.180 animais nos próximos dias.