Carimbo no Passaporte: Conheça o sistema digital de controle de fronteiras da União Europeia

Quer viver na Europa?

Carimbo no Passaporte: Conheça o sistema digital de controle de fronteiras da União Europeia
Carimbo no Passaporte: Conheça o sistema digital de controle de fronteiras da União Europeia

Por Silvia Resende - Atlantic Bridge - 10/08/2025 08:06:45 | Foto: Atlantic Bridge

Colecionar carimbos no passaporte será coisa do passado. A União Europeia (UE) vai dar início a uma nova era no controle migratório com o lançamento do Sistema Digital de Controle de Fronteiras (Entry/Exit System – EES). A partir de 12 de outubro de 2025, todas as entradas e saídas de cidadãos de países terceiros passam a ser registradas eletronicamente, com coleta de dados biométricos e verificação automatizada. A tecnologia visa identificar automaticamente quem está em situação irregular, com cruzamento de informações em tempo real.

Atenção: Quem entra como turista e depois decide permanecer, estudar, trabalhar ou solicitar residência na Europa precisa redobrar os cuidados. As autoridades migratórias terão acesso a dados precisos sobre cada entrada e saída, sem margem para dúvidas ou interpretações subjetivas. Segundo a Comissão Europeia, o novo sistema busca “ prevenir a migração irregular e proteger a segurança dos cidadãos europeus”.

Veja como funciona o novo sistema migratório e o que muda para quem deseja viajar, investir ou morar legalmente na Europa.

Quer viver na Europa?

Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.

Fale Connosco

O que é o Entry/Exit System (EES) da União Europeia (UE)?

O Entry/Exit System (EES) é um novo sistema digital obrigatório em todos os países do Espaço Schengen. Ele controlará eletronicamente:

  • A data de entrada e saída dos viajantes;
  • A duração da permanência permitida no bloco;
  • A verificação de sobrestadas ou entradas irregulares.

O sistema já vinha sendo, aos poucos, implementado através dos passaportes eletrónicos com chip (biométricos), que já vinham sendo utilizados há alguns anos na União Europeia e em muitos países fora dela, como o Brasil.

Agora, o novo sistema digital de controlo de fronteiras da União Europeia (EES) passa a funcionar em 29 países, incluindo todos os Estados-Membros da UE (com exceção de Irlanda e Chipre), além de Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, que integram o Espaço Schengen.

Como vai funcionar o sistema na prática?

O carimbo manual será substituído por um registro digital com foto facial e impressões digitais. Além disso, os viajantes deverão preencher um questionário de entrada, com informações sobre estadia, duração, finalidade da viagem, idiomas, seguro saúde, etc.

O questionário poderá ser preenchido:

  • em uma app gerenciada pela eu‑LISA (ainda não está em funcionamento)
    ou
  • quiosques no aeroporto

Em resumo:

Antes:

O controlo era feito manualmente por um agente de fronteira, mesmo com passaporte eletrônico:

  • Conferia o passaporte;
  • Fazia perguntas básicas;
  • Carimbava o passaporte com a data de entrada (prova legal de entrada no espaço Schengen que o passageiro podia ter consigo).

Agora (com o EES):

O processo é automático e biométrico:

  • O viajante apresenta o passaporte com chip nas eGates ;
  • O sistema coleta foto facial e impressões digitais (no primeiro acesso ou em terminais específicos);
  • Os dados são armazenados eletronicamente, com datas, local e alertas automáticos de irregularidades.

O registro é digital e compartilhado entre todos os países do espaço Schengen: mais segurança!

Como consultar suas datas de entrada e saída na Europa?

Segundo informado no site da Comissão Europeia, o sistema EES o novo sistema europeu de controle de fronteiras (EES) contará com um portal online e um aplicativo oficial, gerenciados pela agência eu‑LISA. Neles, o passageiro poderá verificar:

  • Histórico de entradas e saídas;
  • Tempo total de permanência no Espaço Schengen;
  • Dias restantes permitidos para turistas sem visto.

Quem será afetado pelo EES?

O sistema será obrigatório para cidadãos de fora da União Europeia, mesmo os isentos de visto, como brasileiros em viagem turística. A entrada e saída serão registradas digitalmente.

Se você pretende viajar com frequência para a Europa, morar em Portugal, Espanha ou Itália, ou dar entrada em visto ou residência dentro da UE, é fundamental seguir os prazos legais para evitar irregularidades no EES.

Quando o sistema estará 100% ativo?

A implementação deste sistema já vinha sendo debatido há quase uma década, mas será feita de forma faseada para que passageiros e empresas possam se adaptar.

  • 12 de outubro de 2025 – início oficial da implementação;
  • 9 de abril de 2026 – prazo final para total funcionamento do sistema digital de fronteiras em todos os países Schengen.

O que muda para quem entra como turista e quer permanecer?

Com o EES, será cada vez mais difícil ultrapassar o tempo legal de estadia ou alegar datas incorretas. O controle passa a ser digital, automático e compartilhado entre todos os países da União Europeia.

Não esqueça: qualquer irregularidade poderá impactar diretamente a sua capacidade futura de solicitar vistos, residência ou mesmo cidadania em países europeus.

❗ Se você pretende permanecer na Europa por um período superior ao permitido para turistas, é fundamental entrar já com o visto adequado ao seu objetivo, como estudo, trabalho, residência ou investimento.

Qual a melhor forma de morar legalmente na Europa com segurança?

Para quem deseja viver na Europa de forma legal e segura, o ideal é entrar já com o visto apropriado ao seu perfil.

Veja alguns exemplos com links para os nossos artigos específicos referente a Portugal e Espanha:

Comentários para "Carimbo no Passaporte: Conheça o sistema digital de controle de fronteiras da União Europeia":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório