Agência Brasília* | Edição: Chico Neto - 26/04/2022 - 08:54:29
Prolongamento do prazo tem a meta de diminuir o índice de faltas dos tutores
Agora é possível reagendar a castração de cães e gatos junto ao Instituto Brasília Ambiental, responsável pelo programa que oferece esse procedimento. Para marcar nova data, o tutor deve entrar em contato com a própria clínica na qual estava marcada a castração.
A Unidade de Gestão de Fauna (Ufau) do Brasília Ambiental adotou essa medida com o objetivo de reduzir o alto número de faltas dos tutores nos dias e horas marcados para a cirurgia. No site da autarquia encontra-se disponível uma pesquisa sobre o tema.
No ano passado, foram registradas quase 2 mil ausências de tutores de pets no dia marcado para a operação
“Enviamos o questionário para todos os tutores que não compareceram no ano passado”, informa o assessor especial da Ufau, Rodrigo Santos. “Foram quase 2 mil ausências, um número bem significativo em um universo de 15 mil vagas ofertadas no ano de 2021. Queríamos saber por que eles não levaram seus animais para castrar.”
Ausências
O número de faltosos foi revelado pelo sistema de controle de atendimento adotado na relação do instituto com as clínicas conveniadas. Segundo Rodrigo Santos, inicialmente as ausências se aproximavam dos 50% e diminuíram para 20% a 25% com a redução de intervalos entre as campanhas de castração. Ainda assim, esse índice de faltas é considerado alto.
10.330 animais foram beneficiados com a castração gratuita em 2021
Nas pesquisas, o resultado apontou como maiores motivações para as ausências um conjunto de situações fortuitas, como impossibilidade do tutor em obter dispensa no trabalho para levar o animal, algum quadro de doença ou gravidez do pet, entre outros casos.
Esse resultado levou a Ufau a pensar no reagendamento como a melhor solução. “Mas [o reagendamento] obedece a regras, não é um ´cheque em branco´ para o tutor para que ele possa ir quando quiser”, explica Rodrigo. “Exceto em casos de doença do animal comprovada, o prazo não pode exceder um mês da primeira marcação.”
Campanhas
Atualmente o Brasília Ambiental mantém convênio com quatro clínicas para o serviço de castração de cães e gatos. São instituições localizadas em Samambaia, Gama, Ceilândia e Paranoá. Este ano já foram promovidas duas campanhas de castração, uma em janeiro e outra em março. A meta do instituto é realizar mais três.
Em 2021, o Brasília Ambiental fez cinco campanhas de castração, uma dessas somente para cadelas. Ao todo, 10.330 animais foram beneficiados com a cirurgia gratuita. No último ano também foram promovidas duas campanhas de vacinação e vermifugação, que beneficiaram cerca de 2 mil animais.
* Com informações do Instituto Brasília Ambiental
As autoridades de Walldorf escreveram que
No entanto os pets também necessitam de cuidados e atenção durante esse período, principalmente em relação aos pelos
Pocha e Guillermina estavam vivendo em um ecoparque na Argentina
Além dos cuidados com a integridade do animal, é muito importante o afeto trocado com o pet
Segundo Jade Petronilho, médica veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove, diversos episódios podem causar traumas nos pets e, por isso, é importante ficar atento e tomar alguns cuidados.
Doggi lança a 'licença PETernidade', benefício que assegura dois dias de folga para colaborador cuidar dos novos amigos
Doações voluntárias são para o centro cirúrgico do Serviço Público Veterinário (Hvep) e podem ser entregues até o dia 31 de agosto; parte das doações também pode ir para os Amigos da Zoonose
Incorporados à dieta dos pets, esses suplementos alimentares colaboram com a qualidade de vida e longevidade
Animais estavam sem comida em casa de condomínio no interior paulista
O bombardeio ao Zoológico Feldman Ecopark, em Kharkiv na Ucrânia, repercutiu a possibilidade de sacrificar aproximadamente 6.180 animais nos próximos dias.
Entenda os motivos que podem causar tremores em um cão
Comentários para "Castração de cães e gatos no DF pode ser reagendada":