Ceará investe em carne halal de caprinos e ovinos

Caprinos: junto com ovinos somam 3,8 milhões de animais no estado do Nordeste

Ceará investe em carne halal de caprinos e ovinos
Ceará investe em carne halal de caprinos e ovinos

Por marcos Carrieri - Agência Anba Brasil  - 23/11/2025 07:37:32 | Foto: Luiz Gonzaga Pinto de Queiroz/Embrapa

Estado prepara estudo de viabilidade econômica para abater animais e produzir carne para o mercado halal, que segue as normas do Islã. Já há empresas interessadas em executar o projeto.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará ( SDE ), em parceria com instituições locais, deverá concluir nos próximos dias um estudo de viabilidade econômica para estruturar a produção de carne de ovinos e caprinos para o mercado halal, que segue as normas de produção do islamismo. De acordo com o secretário-executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos Ribeiro, o estado pretende ser um polo de exportação para este mercado, o que deverá resultar em desenvolvimento e geração de empregos a regiões do sertão cearense.

Dados fornecidos pela SDE à ANBA mostram que o rebanho cearense de caprinos e ovinos atingiu 3,8 milhões de cabeça no ano passado, em crescimento médio de 1,56% nos últimos sete anos. São cerca de 2,6 milhões de cabeças de ovinos, em expansão de 3% em 2024 sobre 2023, e aproximadamente 1,1 milhão de ovinos, em queda de 1,2% em 2024 em relação ao ano anterior. O rebanho total brasileiro no ano passado era de 35,2 milhões de cabeças. O Nordeste, principal região produtora, tem 28,9 milhões de cabeças.

Por - Agência ANBA Brasil

Comentários para "Ceará investe em carne halal de caprinos e ovinos":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório