Foto mostra um portão do antigo campo de batalha de Shenbi, no distrito de Hejiang, na cidade de Luzhou, Província de Sichuan, no sudoeste da China, em 27 de junho de 2023.
Agência Xinhua Brasil - 02/08/2023 08:38:37 | Foto: Reprodução Xinhua/Liu Kun
A China deu passos significativos no avanço do desenvolvimento de alta qualidade de suas relíquias e patrimônio culturais.
Várias iniciativas foram tomadas para avançar na pesquisa arqueológica, na preservação e utilização de relíquias e patrimônio culturais, na inovação tecnológica e no cultivo de um grupo de talentos qualificados, informou a Administração Nacional do Patrimônio Cultural em uma coletiva de imprensa realizada em Beijing, na sexta-feira.
Atualmente, 18 iniciativas arqueológicas importantes estão em andamento no país e 268 projetos independentes foram lançados com sucesso.
O país tem 55 parques arqueológicos nacionais e 6.565 museus, e mais de 90% dos museus em todo o país são acessíveis ao público gratuitamente.
Com o progresso no fortalecimento da proteção e utilização de relíquias culturais revolucionárias, a China agora possui mais de 36.000 relíquias imóveis e uma coleção de mais de 1 milhão de peças (conjuntos) de relíquias móveis com legado revolucionário.
Além disso, o país formulou diretrizes para fortalecer a inovação tecnológica no campo do patrimônio cultural e revisou os métodos de padrão de gestão para a proteção do patrimônio cultural. A China agora conta com 40 bases de pesquisa de patrimônio cultural importantes em nível nacional.
De acordo com o governo, será iniciada uma nova rodada de pesquisas nacionais sobre relíquias culturais, e o país continuará seus esforços para reprimir os crimes relacionados a relíquias culturais.
Comentários para "China alcança progresso significativo na proteção de relíquias culturais":