×
ContextoExato
Responsive image

Cidade do México, a capital mexicana não decepciona os turistas

Cidade do México, a capital mexicana não decepciona os turistasFoto: Monique Renne

O país de Frida Kahlo e outros grandes nomes que fazem parte da história, atraem os visitantes em abril devido a seus preços mais baixos em 62%, comparado ao mês mais caro

Redação Com Agencia - 05/06/2019 - 12:03:26

O país de Frida Kahlo e outros grandes nomes que fazem parte da história, atraem os visitantes em abril devido a seus preços mais baixos em 62%, comparado ao mês mais caro. Mesmo tendo as praias como principal atrativo, a capital mexicana não decepciona os turistas. A Cidade do México é uma das maiores do mundo e reúne grandes edifícios históricos e muita arte por suas ruas.

A Cidade do México está localizada no Vale do México, às vezes chamada de Bacia do México. Este vale está localizado no Eixo Neovulcânico, nos planaltos do centro-sul do México.[38][39] Tem uma altitude mínima de 2.200 metros acima do nível do mar e é cercada por montanhas e vulcões que atingem altitudes de mais de 5.000 metros.[40] Este vale não tem drenagem natural para as águas que fluem das montanhas, o que torna a cidade vulnerável a inundações. A drenagem foi manipulada através da utilização de canais e túneis a partir do século XVII.[38][40].

A Cidade do México repousa principalmente sobre o que era o lago Texcoco.[38] A atividade sísmica é frequente na região.[41] O Texcoco foi drenado a partir do século XVII. Embora o lago tenha desaparecido, a cidade repousa sobre seu saibro fortemente saturado. Esta base macia está em colapso devido ao excesso de extração de águas subterrâneas. Desde o início do século XX, a cidade afundou cerca de nove metros em algumas áreas, o que causa problemas com o escoamento e a gestão de águas residuais, levando a problemas de inundação, especialmente durante a estação chuvosa.[40][41] Todo o leito do lago está agora pavimentado e a maioria das áreas florestais restantes da cidade encontram-se nos bairros de Milpa Alta, Tlalpan e Xochimilco, na região sul.[41]

Clima
A Cidade do México tem um clima oceânico (Cwb, classificação climática de Köppen), devido à sua localização tropical e altitude elevada. A temperatura média anual varia de 12 a 17 °C, dependendo da altitude. A temperatura raramente fica abaixo de 0 °C ou acima de 30 °C. A temperatura mais baixa já registrada foi de -7,4 °C e a temperatura mais alta foi de 33,9 °C.

A precipitação é fortemente concentrada nos meses de verão e inclui granizo denso. O vale central do México raramente recebe precipitação na forma de neve durante o inverno; os dois últimos casos registrados de um evento como esse foram em 5 de março de 1940 e 12 de janeiro de 1967. A região do Vale do México recebe sistemas anticiclónicos. Os ventos fracos destes sistemas não permitem a dispersão, fora da bacia, dos poluentes atmosféricos que são produzidos pelas 50 mil indústrias e 4 milhões de veículos que circulam em torno da área metropolitana.

A região recebe cerca de 820 milímetros de precipitação anual, que é concentrada a partir de junho a setembro/outubro, com pouca ou nenhuma precipitação no restante do ano.

A região tem duas estações climáticas principais. A estação chuvosa vai de junho a outubro, quando ventos trazem umidade tropical do mar. A estação seca vai de novembro a maio, quando o ar é relativamente seco. Esta estação seca subdivide-se em um período de frio e um período quente. O período de frio ocorre de novembro a fevereiro, quando as massas de ar polares vêm partir do norte e mantém o ar bastante seco. O período quente se estende de março a maio, quando os ventos tropicais voltam a dominar, mas ainda não carregam umidade suficiente para a chuva.

Comentários para "Cidade do México, a capital mexicana não decepciona os turistas":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório