Por Fabião Serapião E Julia Affonso - Portal Terra - 09/12/2018 - 13:51:35
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) teve participação em investigações como a do mensalão e a da Lava Jato. Os Relatórios de Inteligência Financeira (RIF), elaborados pelo órgão, apontaram "transações suspeitas" que resultaram, por exemplo, na única delação do mensalão - a do corretor Lúcio Funaro -, ou que sustentaram operações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (condenado e preso na Lava Jato), ex-ministros como Antonio Palocci e o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB), entre outros.
Saiba mais
Coaf: Bolsonaro acusa parlamentares de vazar informações
Cheque é referente a pagamento de dívida, diz Bolsonaro
Onyx abandona coletiva após perguntas sobre caixa 2 e Coaf
Flávio Bolsonaro defende ex-motorista citado em investigação
Moro pretende ampliar e reforçar estrutura do Coaf
O Coaf tem como missão produzir inteligência financeira e conter a lavagem de dinheiro, a ocultação de patrimônio e o financiamento de atividades criminosas ou terroristas. A missão de "seguir o dinheiro" torna o órgão estratégico para as pretensões do futuro ministro da Justiça e da Segurança Nacional, Sérgio Moro, que no novo governo passará a deter o controle do órgão.
Na sexta-feira passada, irritado com os questionamentos de jornalistas sobre suspeitas envolvendo o ex-motorista do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), o futuro ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, colocou em dúvida a eficiência do Coaf. "A pergunta é: onde é que estava o Coaf no Mensalão? Onde estava o Coaf no Petrolão? Esse é o ponto."
Foi o Coaf que abasteceu os investigadores que conduziram a investigação sobre o mensalão. Um relatório produzido pelos técnicos do órgão mapearam todas as transações suspeitas do corretor Lúcio Bolonha Funaro, que acabou assinando seu primeiro acordo de colaboração premiada com as autoridades - o segundo foi assinado anos depois, já na Lava Jato.
O Coaf participou também das investigações paralelas da CPMI dos Correios, da qual o próprio Onyx foi sub-relator de Normas de Combate à Corrupção. A Comissão Parlamentar foi instaurada em junho de 2005 e analisou "um vasto conjunto de dados, documentos, depoimentos".
Com ingresso no segundo semestre de 2022, processo seletivo é realizado em duas etapas
Análise da capacidade de investimento do parceiro de negócios é ponto importante
Agropalma implementa caminhão movido a gás natural em sua operação
Empresa registrou um mix de vendas estável em relação ao mesmo trimestre de 2021, com as categorias premium Principal e Invest respondendo por metade das receitas (49,9%).
Rede de microfranquias participa da feira de franchising ABF Expo 2022
Expansão faz parte da estratégia da organização em gerar cada vez mais impacto socioambiental positivo nos biomas e em comunidades tradicionais brasileiras.
Programa vai financiar ONGs de saúde com até R$ 500 mil, totalizando um investimento de até R$ 3,7 milhões
O evento, que serve ainda para celebrar o 50º aniversário da Conferência de Estocolmo e acelerar os esforços para cumprir a Agenda de 2030
A Mastercard participa pela primeira vez como patrocinadora oficial da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Decentraland Mastercard Pride Plaza, um espaço desenvolvido na Decentraland que sediará experiências que não têm preço.
Além disso, olivicultores das duas principais regiões produtoras do país, Rio Grande do Sul e Serra da Mantiqueira, após uma década de produção, já podem lidar com oliveiras mais desenvolvidas, que produzem mais frutos por pé
A 12ª Edição da Exposucata, que acontece no São Paulo Expo, de 12 a 15 de junho, reúne os principais fornecedores de tecnologia para este mercado
Comentários para "Coaf foi protagonista na investigação do Mensalão e na Lava Jato":