Colônia de férias com atividades gratuitas sobre astronomia abre inscrições no Distrito Federal

Programação une ciência, criatividade e brincadeiras para crianças de 6 a 12 anos no Planetário de Brasília

Colônia de férias com atividades gratuitas sobre astronomia abre inscrições no Distrito Federal
Colônia de férias com atividades gratuitas sobre astronomia abre inscrições no Distrito Federal

Agência Brasília | Edição: Plácido Fernandes - 08/07/2026 08:30:30 | Foto: Divulgação

O Planetário de Brasília está com inscrições abertas para a colônia de férias Universo em Jogo: Desbravando a Astronomia, que será realizada durante o mês de julho. A 12ª edição da programação oferece experiência educativa e divertida para crianças de 6 a 12 anos, utilizando jogos, oficinas e atividades práticas para despertar o interesse pela ciência.

A iniciativa busca proporcionar uma imersão no universo da astronomia por meio de atividades lúdicas que estimulam o pensamento crítico, a criatividade, o raciocínio lógico e a interação entre os participantes, incentivando o aprendizado longe das telas e fortalecendo a convivência em grupo. As inscrições estão abertas até o próximo domingo (12) e devem ser feitas pela plataforma do Planetário.

A programação será dividida em duas turmas. Entre os dias 14 e 17 de julho, a colônia receberá crianças de 6 a 8 anos, com atividades como jogo astronômico de tabuleiro, oficina Nebulosa no Pote, sessões na cúpula do Planetário, visita à exposição Universo Espacial: A Terra é Azul e lançamento de foguetes. Já entre 21 e 24 de julho, será a vez das crianças de 9 a 12 anos, que participarão de uma programação adaptada à faixa etária, incluindo atividades sobre escala de distância e tamanho no universo, além das sessões na cúpula, exposição e lançamento de foguetes. Cada turma contará com 25 vagas por dia.

Durante toda a programação, os participantes também terão momentos de convivência, atividades colaborativas e experiências interativas que tornam o aprendizado mais envolvente. A proposta pedagógica utiliza os jogos de tabuleiro como ferramenta para desenvolver habilidades como estratégia, cooperação, respeito às regras e resolução de problemas, promovendo o letramento científico de forma dinâmica.

Serviço:

⇒ 12ª Colônia de Férias do Planetário de Brasília

⇒ Inscrições: de 6 a 12 de julho

⇒ Faixa etária: 6 a 12 anos

⇒ Períodos das atividades:

♦ 14 a 17 de julho – crianças de 6 a 8 anos

♦ 21 a 24 de julho – crianças de 9 a 12 anos

⇒ Horário: das 8h às 12h

Comentários para "Colônia de férias com atividades gratuitas sobre astronomia abre inscrições no Distrito Federal":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório