Percepção de valor: um fator importante
Redação Com Informações De Agência - 27/09/2023 07:30:50 | Foto: © Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/Arquivo
Baseando-se em um cenário mercadológico cada vez mais complexo, torna-se importante adotar um viés estratégico para as mais variadas ações. Nesse caso, um dos pontos mais importantes é saber como aumentar preços sem trazer danos para a marca.
Sempre foi bastante desafiador criar uma lógica de preços que consiga convergir com a dinâmica de percepção de valores do cliente, o que pode ser um fator bastante complexo dentro de alguns fatores importantes.
Entender, nesse caso, qual é o papel do marketing dentro dessas estruturas pode ser um fator importante, uma vez que ele consegue avaliar o mercado e trazer alguns elementos que valorizem, de fato, o produto.
No entanto, seja por contextos mercadológicos diversos ou por necessidades empresariais, pode ser que a política de preços tenha que mudar com o passar dos anos, o que pode representar alguns riscos em uma estrutura já consolidada.
Saber, portanto, como valorizar as perspectivas da marca para um cliente conseguir perceber que aquele aumento é justo pode ser muito importante para garantir que não haja muitos problemas nesse aumento.
Afinal de contas, se um curso NR 20 para frentistas conseguiu se tornar referência dentro de seu mercado, isso tem a ver com uma percepção de valor que pode se justificar, também, em uma dinâmica de preços.
Para que isso ocorra, é preciso haver uma percepção a respeito de alguns elementos que podem fazer a diferença na hora de pensar em todas essas estruturas, garantindo, assim, uma orientação de impactos que pode ser importante.
De uma forma geral, o mercado sempre se pautou por algumas perspectivas de valores, o que, inclusive, é uma base econômica fundamental para haver uma percepção mais acentuada a respeito de algumas orientações de mercado.
A ideia de mercadoria, na realidade, consegue se munir de dois elementos básicos que precisam ser considerados: o valor de uso e o valor de troca.
Esses são pontos que conseguem garantir uma dinâmica econômica e, ao mesmo tempo, uma perspectiva funcional a respeito de um determinado tipo de serviço.
Quando um despachante CNH suspensa cobra um valor por seu serviço, ele, certamente, está pensando em uma dinâmica de valor de troca, o que, nesse caso, tem uma manifestação precificada.
Já, para o cliente, esse valor irá se justificar a partir do uso, ou seja, de sua perspectiva prática, o que precisa ser bem estruturado para que, assim, ele consiga enxergar uma convergência de elementos que podem levar a contratar esse serviço.
Nesse sentido, o marketing entra como uma orientação que consegue fazer com que uma percepção de marca e de produto tenha uma efetivação na hora da produção de valores para o cliente.
Desta forma, uma marca com mais credibilidade no mercado pode lidar com uma disposição maior do público para comprar seus produtos do que outra que, muitas vezes, não possui essa percepção.
Além disso, é preciso entender que, tanto o preço quanto a qualidade de um serviço de locação de escoramento de laje, precisa se consolidar sob uma dinâmica de estratégia, elaborando, assim, um impacto mais sólido no cliente.
Esses são pontos que precisam ser considerados sempre que possível e, por conta disso, não há como fugir de elementos que conseguem elaborar uma orientação de precificação com base nos valores estabelecidos.
Antes de entender a respeito de uma lógica de elevação de preços, é preciso haver uma consideração que consiga lidar com a elevação da percepção de valor de uso para o cliente, fazendo com que os preços sejam justificados.
Nesse caso, é possível pensar em uma série de elementos que podem interagir com isso, como a dinâmica de um bom branding ou, em outras circunstâncias, elementos que consigam lidar com uma percepção trazida pelo marketing.
No primeiro caso, é possível pensar em uma série de marcas que conseguem se beneficiar de uma credibilidade que elas criaram a partir do branding, levando as pessoas a considerarem pagar mais caro para ter um produto de melhor qualidade.
Essa é uma perspectiva que, para pequenas empresas, pode ser pensada a partir de uma série de ações, tal como uma compra de sacola plástica transparente personalizada, onde a logo conseguirá aparecer sempre para o cliente.
Já em relação ao marketing, há toda uma complexidade que pode ser implementada no mercado, elevando as possibilidades de interações, seja em uma dinâmica digital ou, até mesmo, analógica.
Todos esses elementos podem justificar uma valorização no mercado, uma vez que a demanda conseguirá se elevar, o que fará da oferta um fator mais direcionado ao crescimento de todos esses aspectos de interações.
Assim, uma poltrona 3 lugares para recepção pode levar o cliente a uma lógica de consumo ainda mais complexa a partir de uma série de estruturas que podem, de fato, interferir na sua percepção de valor.
De uma forma geral, não é possível pensar em uma política de preços que irá se sustentar por períodos muito longos, uma vez que a empresa pode mudar seus objetivos, o fornecimento pode variar e, também, há uma série de perspectivas econômicas.
Por essa razão, a elevação de preços pode ser um fator importante dentro dessas considerações, uma vez que é preciso manter um padrão de qualidade que consegue lidar com todos esses padrões estabelecidos.
No entanto, é preciso ter muito cuidado na hora de repassar esses valores para o cliente, já que isso pode acabar afastando e abrindo espaço para concorrência.
Além disso, há um erro bastante comum que considera uma redução de repasses no valor para o cliente, reduzindo, assim, a qualidade do produto, o que pode fazer com que haja uma perspectiva frustrada do cliente, também.
Por isso, quando uma empresa de fornecimento de estrutura metálica para garagem residencial está buscando se consolidar nesse sentido, é preciso que ela evite que alguns padrões sejam estabelecidos:
Todos esses fatores podem levar a uma perspectiva negativa de interação com o mercado e, por isso, é importante manter um padrão.
Além disso, esses fatores se agravam ainda mais em uma dinâmica de contratação de serviços por períodos mais longos.
O aumento de valor, como é possível perceber, pode ser um fator inevitável e, por conta disso, é fundamental pensar em uma estratégia que mitigue os possíveis danos que essa dinâmica poderá trazer para uma lógica de consumo.
Saber como lidar com uma dinâmica de valorização do produto ou serviço, ou, até mesmo, de fidelização podem ser fatores importantes para garantir uma atuação que consiga lidar de forma mais sofisticada com esses elementos.
Um estúdio de pilates completo que consegue ser transparente com seus clientes, por exemplo, terá mais facilidade na hora de estruturar algum tipo de comunicação que tenha a ver com uma elevação dos valores dos produtos.
Há, também, algumas estratégias que precisam ser consideradas, como a comunicação com antecedência a respeito desse tipo de aumento, uma vez que abre espaço para o cliente se programar.
Outra forma de lidar com essa elevação é, também, trazer algumas opções para o cliente, fazendo com que ele consiga contratar algum tipo de serviço que lide de forma mais objetiva com suas demandas sem elevar os preços.
Até mesmo um programa de fidelidade que possa fazer perdurar o preço antigo para assinantes pode ajudar.
Nesse sentido, uma empresa de fornecimento de tinta epóxi para madeira poderá oferecer consultoria ou preços antigos para seus assinantes.
Saber lidar, portanto, de forma estratégica com essas demandas pode ser bastante importante, podendo possuir uma forte influência na elevação de todos os padrões de valorização de um produto em um mercado específico.
Com o passar dos anos, as estratégias de marketing foram trazendo uma série de novas demandas para o mercado, o que pode ser observado a partir de uma série de posturas estratégicas que são essenciais.
Nesse caso, saber lidar com um reajuste de preços dentro dessas estruturas pode ser um padrão bastante importante, uma vez que, ao saber fazê-lo de forma estruturada, há uma grande chance de mitigar alguns danos.
Por isso, pensar de forma estratégica nesses padrões pode ser bastante importante para garantir que haja uma resolução bem acentuada dos problemas que podem surgir nesses contextos.
Por essa razão, é preciso ter um olhar bastante objetiva a respeito de todos esses padrões, criando, assim, algumas dinâmicas importantes de interações nesse sentido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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