Conselho Nacional de Política Fazendária reduz burocracia para doações ao Rio Grande do Sul

Medidas facilitam envio de ajuda e flexibilizam obrigações tributárias

Conselho Nacional de Política Fazendária reduz burocracia para doações ao Rio Grande do Sul
Conselho Nacional de Política Fazendária reduz burocracia para doações ao Rio Grande do Sul

Por Wellton Máximo - Repórter Da Agência Brasil - Brasília  - 12/05/2024 10:06:41 | Foto: © Joédson Alves/Agência Brasil

aqui..

As doações de mercadorias ao Rio Grande do Sul serão dispensadas de documentos fiscais para o transporte até o fim de junho, decidiu o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão que reúne os secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal. Essa é uma das medidas de ajuda para o estado, que enfrenta uma crise humanitária após as fortes enchentes.

Além de facilitar as doações, o Confaz flexibilizou as obrigações tributárias. A implementação da Nota Fiscal Eletrônica pelos produtores rurais do estado foi adiada para 1º de janeiro de 2025. Além disso, o conselho autorizou o Rio Grande do Sul a isentar de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a compra de máquinas, equipamentos e peças necessárias para a recuperação das empresas nos municípios afetados.

Para aliviar o caixa das empesas, o Confaz também autorizou o governo gaúcho a não cobrar juros e multas por atraso no pagamento de ICMS que vence entre abril e junho. O Confaz manteve os créditos de ICMS para as mercadorias em estoque perdidas, destruídas ou roubadas após o evento climático extremo. A medida evitará que as empresas percam os bens e ainda sejam punidas com a perda de créditos fiscais (direito a ressarcimento) previamente acumulados.

Em nota, o Confaz informou que as medidas pretendem não apenas ajudar na recuperação das áreas afetadas, mas implementar uma estrutura que permita maior resiliência a futuros desafios climáticos e econômicos.

Edição: Juliana Andrade

Comentários para "Conselho Nacional de Política Fazendária reduz burocracia para doações ao Rio Grande do Sul":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório