×
ContextoExato
Responsive image

Covid-19: Ibaneis e Bolsonaro se reúnem para tratar de estratégias sobre reabertura das atividades no DF e estados

Covid-19: Ibaneis e Bolsonaro se reúnem para tratar de estratégias sobre reabertura das atividades no DF e estadosFoto:

Presidente considera que governador tem sido eficiente na contenção da doença. Uma das preocupações é com a Papuda

Lilian Tahan - Metrópoles - 05/05/2020 - 17:39:17

O governador Ibaneis Rocha (MDB) reuniu-se agora há pouco com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), no Palácio do Planalto.

Os dois políticos têm se aproximado nas últimas semanas.

Na pauta desta terça-feira (05/05), Ibaneis e Bolsonaro trataram de estratégias em comum para a reabertura gradual das atividades no Distrito Federal e também sobre as metodologias adotadas na capital da República para o controle da curva de novos casos da Covid-19.

Bolsonaro considera que Ibaneis tem sido eficiente na contenção da doença. Até agora, 33 pessoas morreram vítimas da doença e, segundo o boletim mais atualizado, há 1.819 casos de contágio diagnosticados no DF.

“Vamos unir as nossas equipes técnicas para somar esforços que podem ser úteis a outros estados”, disse Ibaneis à coluna.

O governador afirmou ter aproveitado o encontro para garantir que o governo federal apoie o DF em algumas questões consideradas importantes no contexto de reabertura do comércio e prestação de serviços.

“Na questão do presídio, por exemplo, preciso dos recursos do fundo penitenciário, preciso da retaguarda para a construção do hospital da Papuda”, especificou Ibaneis.

A Papuda tornou-se um dos principais pontos de atenção do GDF no combate ao avanço do vírus.

Às 13h14 desta terça-feira (05/05), o GDF informou que o sistema penitenciário tem 290 casos entre presos e policiais que foram contaminados. A Papuda reúne 15% de todos os doentes por Covid-19 do DF. Os casos oriundos da penitenciária são mais numerosos que os de cada uma das 33 cidades que compõem o D F.

Por exemplo, no Plano Piloto, onde residem 220 mil pessoas, foram registrados 250 contaminados. Em Águas Claras, cuja população é de 150 mil habitantes, 166 pessoas estão com o coronavírus. Na Papuda, a população carcerária é de 16.500 pessoas, ou seja, 15 vezes menos que no Plano Piloto.

Atividades econômicas

O governo local se prepara para retomar a atividade econômica no DF a partir do próximo dia 11. Um decreto publicado pelo GDF estabelece essa data como limite para várias das proibições impostas em função do isolamento social.

Mas há ainda um fator que pode alterar o calendário com o qual o governo trabalha. Na semana passada, os ministérios públicos (do DF, Federal no DF e do Trabalho) entraram com ação conjunta pedindo que a Justiça impeça a reabertura de todas as atividades não essenciais no DF no momento em que os casos da doença ainda estão em fase crescente.

Comentários para "Covid-19: Ibaneis e Bolsonaro se reúnem para tratar de estratégias sobre reabertura das atividades no DF e estados":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório