Descobrindo a conexão intestino-cérebro: Como certas bactérias podem aumentar o desejo pela atividade física e melhorar o seu desempenho.”

Grande parte dos dados obtidos pela pesquisa foi analisada usando inteligência artificial

Descobrindo a conexão intestino-cérebro: Como certas bactérias podem aumentar o desejo pela atividade física e melhorar o seu desempenho.”
Descobrindo a conexão intestino-cérebro: Como certas bactérias podem aumentar o desejo pela atividade física e melhorar o seu desempenho.”

Por Dr. Bernardo Petriz - 13/03/2023 09:02:13 | Foto: Divulgação

Um interessante estudo publicado recentemente no renomado periódico científico Nature mostrou que algumas espécies de bactérias intestinais podem ativar determinados nervos aumentando o desejo para a realização de atividade física, além de aumentar o seu desempenho. O estudo realizando em camundongos foi conduzido por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia nos EUA.

Inicialmente, foi observado que alguns animais tinham um melhor desempenho durante o treinamento de corrida do que outros. Os pesquisadores conseguiram identificar que as diferenças no desempenho estavam relacionadas à presença de certas espécies de bactérias intestinais que produzem alguns metabólitos, que estimulam os nervos sensoriais no intestino, aumentando a atividade em uma região do cérebro responsável pelo controle da motivação durante o exercício.

Grande parte dos dados obtidos pela pesquisa foi analisada usando inteligência artificial, onde os pesquisadores buscaram identificar quais características moleculares e fisiológicas dos camundongos poderiam explicar as diferenças de desempenho entre os animais.

Um dado que chamou a atenção dos pesquisadores foi o fator genético que aparentemente explica apenas uma pequena parte da diferença de desempenho entre os animais, por outro lado, a população de bactérias do intestino se mostrou relevante para o desempenho do exercício. Isso ficou ainda mais evidente quando os pesquisadores trataram os animais com antibiótico de amplo espectro para eliminar as bactérias intestinais e identificaram que a remoção da microbiota intestinal levou à redução significativa do desempenho de corrida.

Atualmente alguns grupos de pesquisa, incluindo este que vos escreve, tentam identificar espécies bacterianas associadas à saúde intestinal e ao melhoramento do desempenho esportivo, sendo o caso da Eubacterium rectalee Coprococcus eutactus. Os pesquisadores descobriram que ambas as espécies produzem metabólitos chamados de amidas de ácidos graxos. Estas moléculas se ligam a determinados tipos de receptores celulares (CB1) localizados em nervos sensoriais incorporados no intestino, que se conectam ao cérebro.

Foi identificado que a estimulação destes nervos por meio dos seus receptores CB1 promove um aumento nos níveis do neurotransmissor dopamina durante a prático do exercício físico. A pesquisa também conseguiu identificar que a liberação da dopamina acontecia no estriado ventral, uma área do cérebro que processa a sensação de recompensa e motivação.

Os pesquisadores concluíram que o aumento de dopamina nessa região durante o exercício aumenta o desempenho ao reforçar o desejo de se exercitar. A equipe, liderada pelo pesquisador Christoph Thaiss, agora planeja estudos adicionais para confirmar a existência desse caminho intestino-cérebro em humanos. Segundo Thais: “a exploração desse caminho também pode produzir métodos mais fáceis para modificar a motivação e o humor em contextos como a dependência e a depressão.”

Fonte:

Dohnalová, L., Lundgren, P., Carty, J.R.E. et al. A microbiome-dependent gut–brain pathway regulates motivation for exercise. Nature, 2022 DOI: 10.1038/s41586-022-05525-z

Bernardo Petriz é professor universitário e pesquisador na área da Ciência do Exercício & Saúde. Possui mestrado em Educação Física e doutorado em Ciências Genômicas e Biotecnologia. É também autor de um livro: "Fisiologia Molecular do Exercício" e fundador da produtora Ciência para Saúde, e da Ipê-o'tech, startup de desenvolvimento biotecnológico.

Comentários para "Descobrindo a conexão intestino-cérebro: Como certas bactérias podem aumentar o desejo pela atividade física e melhorar o seu desempenho.”":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório