×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 16 de agosto de 2022

Dicas simples; como se preparar para as férias com os pets?

Dicas simples; como se preparar para as férias com os pets?

Foto: Divulgacão

Dicas simples auxiliam os tutores a apreciar o passeio na companhia dos animais

Redação Com Agência - 12/07/2022 - 17:10:59

As viagens de um fim de semana, ou mais longas para conhecer novos lugares, recarregar as energias e distrair a criançada são atividades garantidas com a chegada do período de férias. Os pets, grandes companheiros das famílias também fazem parte deste momento de aventuras.

Mas, antes de colocar o “pé na estrada” o planejamento é fundamental. Por isso, na hora de escolher o destino o tutor deve levar em consideração fatores como: hospedagem pet friendly , preparação do pet e lista de exigências que podem variar de acordo com o local ou meio de transporte utilizado.

O carro costuma ser a opção mais escolhida pelos tutores de cães, pois permite maior flexibilidade tanto para levar o pet, como para as paradas necessárias ao longo do caminho. “É importante realizar pausas com o cão a cada duas horas, desta forma o animal poderá beber água, fazer suas necessidades fisiológicas e descansar um pouco”, explica Fernanda Ambrosino, médica- veterinária e gerente de produtos da Unidade de Pets da Ceva.

Vale lembrar que a caixa de transporte é indispensável neste caso. Além do item tradicional, é possível optar por outros tipos de acessórios como cadeirinhas e cintos de segurança adequados aos pets. “Para a segurança na viagem o pet não deve ficar solto no veículo ou até mesmo no colo”, afirma Fernanda.

Para que o cão tenha mais conforto, o indicado é que antes de viajar o tutor forneça pouca quantidade de alimento ao animal, para evitar que ele viaje de estômago cheio e fique enjoado ao longo do percurso. Além disso, passear e brincar bastante com o pet um pouco antes de pegar a estrada ajuda a gastar as energias e até mesmo pode fazer com que o cão durma durante o percurso.

Para as viagens de avião é preciso atentar-se às regras da companhia aérea escolhida. Os animais podem ser transportados na cabine ou no bagageiro da aeronave de acordo com as normas de cada empresa. Em ambos os casos é preciso reservar a passagem do pet com antecedência e apresentar a documentação exigida, como carteirinha de vacinação e atestado de saúde. É importante ressaltar que para a entrada do animal em alguns países podem ser exigidos outros documentos.

Tanto para as viagens de carro, como para as de avião, é importante usar produtos, como os feromônios, por exemplo, que deixam o cão mais calmo e mais confortável proporcionando maior bem-estar durante as viagens.

Independentemente do meio de transporte escolhido, é importantíssimo que o pet esteja com todas as vacinas em dia. A vermifugação, bem como o uso de produtos contra pulgas e carrapatos também devem ser realizadas antes da viagem, dessa forma o animal estará protegido contra a ação de parasitas, o que irá garantir o bem-estar e a saúde do pet durante o passeio.

Na hora de arrumar as malas o tutor deverá levar os itens de uso diário do cão, como brinquedos, os potes de água e comida, a alimentação com a que ele está adaptado, toalha e shampoo, caminha e os outros adereços que o pet goste e que fazem parte do dia a dia. A coleira com identificação do pet, nome e telefone do responsável é outro item indispensável para as férias.

Mas, essas regras também valem para as viagens com os gatos?

Os gatos são animais caseiros e territorialistas, ou seja, sair de casa para eles pode ser um verdadeiro desafio. Neste caso, é fundamental que o tutor leve em consideração o temperamento do felino antes de decidir levá-lo na viagem. “Na viagem tudo será novidade para o animal, por isso, é importante considerar o comportamento que ele tem ao sair de casa em outras ocasiões. Se a viagem for uma fonte de estresse, o ideal é deixar o felino em sua residência sob os cuidados de alguém de confiança ou contar com um pet sitter”, explica Fernanda.

Caso o animal acompanhe o tutor no passeio será necessário investir em medidas que diminuam o estresse do pet, como usar feromônios e acostumá-lo o a usar a caixa de transporte com antecedência.

Sobre a Ceva Saúde Animal

A Ceva Saúde Animal é uma multinacional francesa, comprometida com o desenvolvimento de produtos inovadores para o mercado de saúde animal. A empresa, que está presente em mais de 110 países, foca sua atuação na produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia e produção. Mais informações em: www.ceva.com.br

Comentários para "Dicas simples; como se preparar para as férias com os pets?":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório