Diretriz do Ministério da Educação estabelece que o ensino de arte faz parte da educação básica

Documento do CNE destaca a arte na formação integral dos estudantes brasileiros e seu ensino em teatro, música, dança e artes visuais. Ministro Leonardo Barchini assinou diretrizes junto à ministra Margareth Menezes

Diretriz do Ministério da Educação estabelece que o ensino de arte faz parte da educação básica
Diretriz do Ministério da Educação estabelece que o ensino de arte faz parte da educação básica

Agência Gov | Via Mec - 31/08/2026 07:19:39 | Foto: MEC/Divulgação

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, homologou, no dia 17 de agosto, as diretrizes para o ensino e o aprendizado da arte na educação básica. O documento orienta os sistemas de ensino e as escolas e reforça a importância da arte na formação integral dos estudantes brasileiros.

As diretrizes tratam a arte como campo de conhecimento e destacam que o ensino deve ser organizado em quatro componentes: artes visuais, dança, música e teatro

Produzida pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), a norma complementa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O lançamento ocorreu na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), e contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do presidente do CNE, Cesar Callegari.

Ao garantir que as escolas ensinem sobre conteúdos, métodos, processos de criação, referências culturais e formas próprias de produzir conhecimento, as diretrizes buscam combater a noção de que a arte é uma atividade secundária, recreativa ou destinada apenas a complementar festas e datas comemorativas.

Além disso, em um mundo cada vez mais dominado por tecnologias e pela instantaneidade, o Parecer CNE/CEB nº 2, aprovado em 19 de março de 2026 , estabelece a arte como campo essencial à formação humana, capaz de promover a criatividade, o pensamento crítico e o diálogo com outras áreas. Entre as novas diretrizes estão:

Arte como prática integradora – Deve ser vista como prática educativa com potencial para integrar experiências dentro e fora do ambiente escolar.

Processos criativos e reflexivos – O ensino envolve criação, experimentação, apreciação e reflexão crítica, além da técnica e da reprodução.

Contextualização e análise crítica – Analisar obras em seus contextos históricos, sociais e culturais amplia o repertório cultural dos estudantes.

Desenvolvimento integral do estudante – O ensino de arte favorece o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, cultural e estético dos estudantes.

Caberá às redes de educação definirem uma carga horária equilibrada e coerente para cada componente curricular de arte, com a implementação de dois por ano, evitando sobreposições e garantindo a continuidade da aprendizagem. Além disso, as escolas também deverão avaliar as condições físicas e pedagógicas para ofertar os componentes; elaborar planos com metas progressivas para melhorar espaços, materiais e recursos; integrar o espaço escolar com equipamentos culturais e artísticos locais; e fomentar parcerias com a comunidade para enriquecer a educação.

Comentários para "Diretriz do Ministério da Educação estabelece que o ensino de arte faz parte da educação básica":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório