A panda gigante Katyusha aproveita bolo de aniversário de gelo preparado pelos cuidadores do Zoológico de Moscou, em Moscou, Rússia.
Agência Xinhua Brasil - 02/09/2025 07:50:12 | Foto: Alexander Zemlianichenko Jr/Xinhua
Os pandas gigantes são mundialmente reconhecidos como espécies emblemáticas e guarda-chuva. Alinhado a isso, o Zoológico de Moscou lançou um tour temático especial intitulado "Convidados da China", conectando exposições de animais nativos da China para destacar a rica biodiversidade e o progresso ecológico do país.
Moscou, 26 ago (Xinhua) -- "Katyusha", a primeira panda gigante nascida na Rússia, comemorou seu segundo aniversário no domingo no Zoológico de Moscou, onde festividades de uma semana receberam os visitantes para homenagear a "famosa estrela".
Para comemorar o dia especial, o zoológico fez um "bolo" personalizado usando bambu e frutas frescas, acompanhado de uma escultura de gelo em formato do número "2". No gelo, estavam cenouras, um dos petiscos favoritos da filhote.
Em seu aniversário, os tratadores se esforçaram ao máximo para construir uma pequena cabana de bambu como presente especial. Em meio aos aplausos dos visitantes, "Katyusha" ficou muito encantada com a cabana: ela cheirou os biscoitos escondidos por seus tratadores e, em seguida, rapidamente rasgou a estrutura de bambu, mastigando e adorando.
O Zoológico de Moscou foi decorado em estilo chinês durante toda a semana. Lanternas vermelhas, um símbolo icônico de alegria e festividade na cultura chinesa, ladeavam o caminho desde a entrada do zoológico até o Pavilhão do Panda Gigante. Os visitantes aproveitaram danças tradicionais do dragão e do leão, elegantes cerimônias do chá, oficinas de artesanato e um documentário sobre a trajetória de crescimento de "Katyusha".
Pessoas tiram fotos da panda gigante Katyusha no Zoológico de Moscou, em Moscou, Rússia, em 24 de agosto de 2025. (Foto por Alexander Zemlianichenko Jr/Xinhua)
Os pandas gigantes são mundialmente reconhecidos como espécies emblemáticas e guarda-chuva. Alinhado a isso, o Zoológico de Moscou lançou um tour temático especial intitulado "Convidados da China", conectando exposições de animais nativos da China para destacar a rica biodiversidade e o progresso ecológico do país.
Svetlana Akulova, diretora-geral do Zoológico de Moscou, compartilhou atualizações sobre a condição atual de "Katyusha". "Ela não é só um símbolo da amizade Rússia-China, também é um componente essencial do nosso programa conjunto de pesquisa científica sino-russa sobre pandas gigantes. Seu crescimento é um raro exemplo de criação materna natural em um zoológico", disse Akulova.
Vasilyeva, uma adolescente russa, vestiu-se como uma adorável panda gigante usando moletom com capuz estampado em preto e branco. Ela fez uma viagem especial ao zoológico com sua família para participar das comemorações. "Sempre amei pandas gigantes", disse ela, "porque eles são um pouco preguiçosos, assim como eu! Temos muito em comum".
Fora do recinto da panda, a sra. Dmitriyeva segurou sua filha pequena e observou o animal por muito tempo. "É tão bom ver um animal tão precioso e único como este na Rússia", disse ela à Xinhua.
Mesmo na China, a família de "Katyusha" tem muitos fãs. Os internautas chineses a chamam carinhosamente de "Princesa Shasha", um diminutivo fofo de seu nome chinês.
A panda gigante Katyusha come no Zoológico de Moscou, em Moscou, Rússia, 24 de agosto de 2025. (Foto por Alexander Zemlianichenko Jr/Xinhua)
Wu Kai, especialista em reprodução e criação de filhotes de panda gigante no Centro de Conservação e Pesquisa de Pandas Gigantes da China, tem um vínculo especial com "Katyusha".
Há dois anos, ele viajou a Moscou para ajudar no parto da panda mãe e acompanhou o nascimento da filhote.
Com mais de uma década de experiência, Wu participou de quase 200 partos de pandas gigantes. "Katyusha" é o terceiro filhote fora da China que ele ajudou a nascer.
"Costumo assistir a vídeos on-line sobre esta família de pandas", disse Wu. "Depois de cuidar de uma filhote de panda, esses animais ficam no seu coração. Quero que ela cresça saudável e feliz".
Na grande comemoração, a Embaixada da China na Rússia entregou um presente especial a "Katyusha". O ministro conselheiro Zhang Wei disse: "O nascimento de ‘Katyusha’ é uma representação encantadora da amizade duradoura entre China e Rússia na nova era. Ela não é apenas uma ‘enviada especial’ para o intercâmbio cultural, mas também virou uma celebridade amada por milhões de pessoas nas redes sociais em ambos os países".
Os pais da filhote, "Ru Yi" e "Ding Ding", chegaram a Moscou em abril de 2019 como parte de uma colaboração sino-russa para a conservação dos pandas. Em 24 de agosto de 2023, "Ding Ding" deu à luz sua primeira filhote, tornando "Katyusha" a primeira panda gigante nascida na Rússia. O nome da filhote foi escolhido por meio de uma votação pública que atraiu mais de 380.000 participantes russos.
Comentários para "Primeira panda russa, "Katyusha", comemora aniversário com fãs animados":