×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 02 de julho de 2022

Empresas que investem em saúde mental tem índice de bem-estar melhor que média nacional

Empresas que investem em saúde mental tem índice de bem-estar melhor que média nacionalFoto: Reprodução Pixabay gratuita

Criado pelo Zenklub, o Índice de Bem-Estar Corporativo (IBC) permite que as empresas tenham um panorama do bem-estar de seus colaboradores

Redação Com Agência - 12/06/2022 - 19:32:59

Para transformar um tema tão subjetivo em dados, o Zenklub - maior especialista em cuidado emocional corporativo do país - criou, no último ano, o Índice de Bem-Estar Corporativo (IBC). Além de permitir que as empresas tenham um panorama da saúde mental de seus colaboradores, a ferramenta também indica como está o bem-estar do trabalhador brasileiro. Segundo novos dados do IBC, companhias que investem em saúde emocional já têm o índice de bem-estar superior à média nacional - 74,0 frente a 61,7 - em uma escala de 0 a 100.

Desenvolvido por times de educação corporativa, medicina e psicologia em parceria com psicometristas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o IBC, que analisava cinco dimensões, evoluiu nesta edição e traz dados de nove facetas: relacionamento com líderes, relacionamento com colegas, conflitos, exaustão, preocupação constante, desconexão do trabalho, volume de demanda, autonomia e participação e clareza das responsabilidades.

As facetas exaustão e preocupação constante contemplam 69% de relevância sob o índice de bem-estar do trabalhador brasileiro, ou seja, são os dados que mais impactam na média nacional (61,7). Quando a faceta é exaustão, abordando características marcantes do Burnout, o índice é 48,1 - quanto menor o número, melhor é o nível de exaustão daquele colaborador. Apesar de ocorrer uma melhora de 10,6 pontos em relação à pesquisa anterior (58,7), o dado ainda traz um alerta para as empresas sobre o risco de estafa de seus trabalhadores.

Já o índice de preocupação constante é de 41,8 e reflete o cenário de pessoas que não conseguem desconectar do trabalho fora do expediente, realizar pausas e até se sentem culpados ao tirar folgas ou férias. O dado também melhorou 4,7 pontos em relação à pesquisa anterior (46,5), mas segue como fator que impacta o bem-estar do colaborador.

Para entender o impacto do investimento em saúde mental, o Zenklub oferece o IBC como uma solução para seus clientes. Mais de 350 empresas utilizaram a ferramenta, atingindo um índice de bem-estar de 74,0. “Quanto maior o índice de bem-estar, mais saudável é aquele ambiente organizacional. Apesar do número ideal ser, no mínimo, 78, é preciso considerar que não haviam ferramentas para medir algo tão intangível e ainda pouco explorado pelas empresas até a pré-pandemia. Implantar uma cultura baseada em segurança psicológica e cuidado emocional do trabalhador não é algo feito do dia para a noite, no entanto, essa melhoria do bem-estar a partir do investimento em saúde mental mostra que não há outro caminho e isso será um fator fundamental para o sucesso do negócio”, explica Rui Brandão, CEO e cofundador.

Mulheres e jovens sofrem mais com exaustão

Quando o IBC faz o recorte por sexo, as mulheres tiveram os piores resultados nas facetas Exaustão (53,3), Preocupação Constante (47,3) e Volume de Demanda (37,3). Quando comparado com homens, a diferença média entre as facetas é de aproximadamente 9 pontos. Algo similar aconteceu por faixa etária. Enquanto jovens entre 25 e 34 anos tiveram os piores índices de exaustão (52,6), pessoas de 45 a 70 anos apresentaram melhores resultados em todas as facetas comparáveis. Para os novos dados do IBC, 500 trabalhadores, acima de 18 anos, que atuam em áreas como indústria, comércio e serviços, participaram da pesquisa.

Sobre o Zenklub

O Zenklub é o maior especialista em cuidado emocional corporativo do Brasil, atuando com tecnologia, dados e ciência para entregar um plano de ação focado em saúde, bem-estar, tratamento e prevenção de forma personalizada para cada empresa. Com o Zenklub, as companhias recebem uma solução estratégica que gera desenvolvimento pessoal aliado a resultados de negócios. Hoje, o Zenklub impacta 1,5 milhão de pessoas por mês e atende mais de 350 empresas, elas Ambev, XP, Safra, Raia Drogasil, Renault, Qualicorp, Tecnisa e Loggi. Criado em 2016 pelo médico Rui Brandão e pelo doutor em Computação e Telecomunicações, José Simões, atualmente atende brasileiros em 187 países e 1205 cidades. A plataforma oferece sessões online com mais de 5 mil psicólogos, psicanalistas, coaches e terapeutas, além de conteúdos em texto, áudio, vídeo e diversas outras ferramentas em seu aplicativo.

Comentários para "Empresas que investem em saúde mental tem índice de bem-estar melhor que média nacional":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Documentário alerta adolescentes sobre os riscos do cigarro eletrônico

Documentário alerta adolescentes sobre os riscos do cigarro eletrônico

Exibição do filme nesta terça-feira (28), no Creas Estrutural

A cada hora, 3 brasileiros sofrem amputação de pernas ou pés

A cada hora, 3 brasileiros sofrem amputação de pernas ou pés

O diabetes é uma das principais causas da amputação de membro inferior

Cuidado: A automedicação pode levar à morte

Cuidado: A automedicação pode levar à morte

Dr. Gustavo Eder Sales explica os riscos de se automedicar por meio de pesquisas na internet

14 dúvidas comuns sobre maconha medicinal

14 dúvidas comuns sobre maconha medicinal

A médica Jessica Durand esclarece as dúvidas mais frequentes dos pacientes sobre maconha medicinal

Alerta: Os riscos psicológicos da adultização da infância

Alerta: Os riscos psicológicos da adultização da infância

Psicanalista alerta que esse comportamento pode ocasionar encurtamento da infância e sexualização precoce

Lapsos de memória podem não significar doença mental, diz a psiquiatra Danielle H. Admoni

Lapsos de memória podem não significar doença mental, diz a psiquiatra Danielle H. Admoni

Situações de estresse aumentam chances de "efeito porta"

Brasil Trading Fitness Fair se transforma e vira plataforma de oportunidades

Brasil Trading Fitness Fair se transforma e vira plataforma de oportunidades

Em 2019, a BTFF reuniu mais de 70 mil visitantes, gerando R$ 80 milhões em negócios

Projeto leva saúde oftalmológica e atendimento psicossocial a jovens da rede pública

Projeto leva saúde oftalmológica e atendimento psicossocial a jovens da rede pública

A previsão é de que, pelo menos, 20 escolas, e 15 mil alunos serão beneficiadas pelo Ver Melhor Educa + até o final do projeto.

Tabus da saúde masculina são desafio contra a automedicação

Tabus da saúde masculina são desafio contra a automedicação

No combate à automedicação, o diagnóstico e acompanhamento médico por meio de plataforma digital é uma opção para garantir o acesso a tratamentos cientificamente comprovados para doenças masculinas

Se já testei positivo para Covid-19 posso doar sangue?

Se já testei positivo para Covid-19 posso doar sangue?

Quem adquiriu covid-19 sintomática, mesmo que leve, deve esperar 10 dias após a plena recuperação de todos os sintomas para poder realizar a doação de sangue

Amamentação: Tão particular e tão universal

Amamentação: Tão particular e tão universal

Ah, e claro: ajude a defender o direito de amamentar em qualquer lugar, numa boa, porque já tem confusão demais nisso