Estudante iraniana (E) da Faculdade de Intercâmbio Internacional da Universidade de Ciência e Tecnologia de Shandong aprende a pesar materiais da medicina tradicional chinesa em hospital de MTC da Nova Área de Xihai'an (Costa Oeste) em Qingdao, Província de Shandong, no leste da China, em 18 de outubro de 2023.
Agência Xinhua Brasil - 29/10/2023 16:57:14 | Foto: Reprodução Xinhua/Guo Xulei
Uma equipe internacional de cientistas desenvolveu uma estrutura que pode prever a eficácia da medicina tradicional chinesa (MTC) no alívio de vários sintomas associados a diversas doenças.
O estudo, publicado neste sábado na revista Science Advances, revelou estas novas descobertas que delineiam associações entre redes de proteínas humanas e ervas comuns usadas na MTC.
A estrutura, validada com dados de pacientes hospitalares, está entre as primeiras a fornecer uma base científica para avaliar a eficácia terapêutica das ervas da MTC. Compreender a medicina natural e tradicional pode levar a descobertas de medicamentos que mudarão o mundo, de acordo com o estudo.
Os pesquisadores da Universidade Jiaotong de Beijing e da Universidade de Ciência e Tecnologia da Informação de Nanjing, na China, e da Universidade Northeastern, nos Estados Unidos, usaram dados de associação sintoma-gene contendo 11.362 doenças, 13.271 genes e 110.407 associações para derivar relações entre proteínas alvo de ervas da MTC e proteínas associadas a sintomas como febre, insônia e falta de apetite.
Eles mapearam esses genes associados a sintomas em 18.505 proteínas humanas e 327.924 interações entre proteínas e descobriram que sintomas que frequentemente coincidem, como febre e diarreia, eram vizinhos na rede de interação de proteínas humanas.
As ervas da MTC que têm como alvo as proteínas nessas "vizinhanças" proteicas poderiam tratar esses sintomas gerais, de acordo com o estudo.
As descobertas foram validadas por registros clínicos de 1.936 pacientes internados que receberam prescrição de remédios fitoterápicos em um hospital de MTC.
A estrutura estabelece um paradigma para a compreensão da base molecular da medicina natural e para a previsão de tratamentos de doenças, disseram os pesquisadores.
Comentários para "Especialistas desenvolvem estrutura para prever eficácia de ervas na MTC":