Estratégias para a Black Friday, estatais federais com déficit sob Lula e o que importa no mercado
São Paulo, Sp (folhapress) - artur Búrigo - 24/11/2023 09:13:49 | Foto: Agência Sebrae de Notícias
AS ESTRATÉGIAS DE QUEM VENDE E QUEM COMPRA NA BLACK
Chegamos à Black Friday. Os varejistas esperam que a tradicional data de descontos deste ano seja melhor do que a de 2022, quando foi contaminada por ressaca econômica da pandemia, juros altos e Copa do Mundo.
As primeiras horas, porém, não empolgaram O volume registrado entre a 1h e as 19h desta quinta foi 12,7% menor do que o registrado no mesmo período de 2022, segundo levantamento da Infracommerce em parceria com a Neotrust.
As estratégias das varejistas: campanhas com influencers e também em TV aberta -na tentativa de chegar a todos os públicos.
↳ A Casas Bahia fechou com o apresentador Rodrigo Faro e Blogueirinha, a entrevistadora debochada interpretada por Bruno Matos. Eles fizeram uma live na quinta (23) na loja da marginal Tietê, em São Paulo. A empresa também tem inserções na Record.
↳ O Magalu lançou sua campanha no Domingão do Huck, da Globo, com Dona Déa Lúcia, mãe do humorista Paulo Gustavo. No online, fechou com o canal de podcast PodPah, dos apresentadores Igão e Mítico. Eles comandarão o primeiro "podcommerce" (inspirado no livecommerce).
↳ O Mercado Livre tem trabalhado com o apresentador Marcos Mion, também da Globo, com aparições em novelas e no programa Mais Você. A plataforma espera bater neste ano o crescimento de 19% registrado em 2022.
E as promoções de cada uma? Veja aqui quais são as principais apostas de supermercados e grandes varejistas em algumas das categorias mais buscadas pelo público, como bebidas alcoólicas e eletrônicos.
As estratégias dos consumidores:
Existe um horário melhor para fazer as compras? Segundo a plataforma Promobit, especializada em encontrar descontos e promoções, sim. Ela analisou o comportamento de compra durante a Black Friday de 3 milhões de usuários nos últimos quatro anos.
Nesta sexta, os melhores horários para comprar são 12h, 15h e 17h. No caso de computadores, a maior quantidade de ofertas se concentra entre as 19h e as 22h.
Fuja, é golpe: a data que deve atrair dois em cada três consumidores no Brasil, segundo o Google, também é uma das mais visadas pelos estelionatários.
Relatório da empresa de cibersegurança Kaspersky mostra aumento de três vezes nos sites falsos usando o termo "Black Friday" desde outubro.
O Procon-SP divulgou uma lista com 78 sites que devem ser evitados por quem deseja fugir da "black fraude". Veja aqui quais são eles.
ESTATAIS FEDERAIS VOLTAM AO VERMELHO SOB LULA
Depois de anos de ajustes e superávits, o conjunto das empresas estatais federais voltará ao vermelho no primeiro ano do governo Lula (PT) 3.
Em números:
R$ 4,5 bilhões é o quanto o governo projeta que será o déficit primário (receitas menos despesas, excluindo juros) dessas empresas;
R$ 3,695 bilhões do resultado negativo é apenas da Emgepron, gerenciadora de projetos da Marinha;
R$ 4,75 bilhões foi o saldo positivo das estatais federais em 2022.
Entenda: estão nesse grupo 22 empresas que têm receitas próprias e não dependem do Tesouro Nacional, mas cujo desempenho é considerado nas contas fiscais do governo.
Quem faz parte: companhias como Correios, Ceagesp, Infraero, Dataprev e Serpro -as três últimas têm previsão de superávit, assim como outras oito.
Quem não faz parte: Petrobras e bancos públicos.
O governo afirma que o resultado será coberto com recursos dos caixas das próprias empresas, obtidos com saldos de anos anteriores. Não haverá, portanto, necessidade de socorro por parte do Tesouro.
Mais sobre estatais
A Petrobras apresentou nesta quinta sua programação de investimentos para os próximos cinco anos. Os US$ 102 bilhões projetados representam uma alta de 31% em relação ao plano anterior.
O investimento segue concentrado em exploração e produção de petróleo, mas prioriza mais iniciativas de baixo carbono e petroquímicas que as antigas gestões.
Veja como a Cemig passou de principal ativo de um plano de privatização à peça central da negociação para pagamento de parte das dívidas de Minas Gerais com a União.
PARA ASSISTIR
"A Bilionária, O Mordomo e o Namorado" - minissérie documental de três episódios da Netflix.
A série que acaba de chegar à Netflix mostra como o conflito entre uma das mulheres mais ricas do mundo e sua filha virou um escândalo nacional na França.
A disputa começou em 2007, quando o namorado de Liliane Bettencourt, herdeira da L'Oréal, pediu para ser adotado por ela e se tornar um de seus herdeiros.
A filha única de Liliane, Françoise Bettencourt Meyer, processou o namorado da mãe, o fotógrafo de celebridades François-Marie Banier, por abuso de incapaz.
A briga não parou por aí e envolveu as conexões políticas da família herdeira da L'Oréal. Um dos episódios envolve uma gravação feita por um mordomo em 2007 acerca de uma conversa entre Liliane Bettencourt e Nikolas Sarkozy, então candidato à Presidência.
O áudio motivou um processo contra Sarkozy em que ele supostamente teria se aproveitado da senilidade de Liliane para obter doações acima do teto legal para financiar a mesma campanha de 2007. Ele foi inocentado em 2013.
Comentários para "Estratégias para a Black Friday, estatais federais com déficit sob Lula e o que importa no mercado":