Pedro Caroca* - Brasil De Fato | Brasília (df) - 07/01/2022 - 18:30:57
A partir de janeiro o Planetário de Brasília Luiz Cruls volta a funcionar com entrada gratuita, sem agendamento, de terça à domingo, das 9h às 21h.
Um ambiente propício a despertar curiosidade, conhecimento, difundir a ciência e reconectar as pessoas com o céu, o universo, enfim, o cosmo. Assim é o Planetário de Brasília, um dos pontos turísticos da capital que foi reaberto para visitação.
Entre as atrações deste mês para o público de várias faixas etárias e interesses, estão exposições, filmes e muito aprendizado. Por motivos de segurança, a tradicional colônia de férias, atividade realizada no período do recesso escolar, não ocorrerá.
Na entrada, monitores do planetário conduzem o visitante à exposição guiada que fala sobre o sistema solar. No subsolo, o visitante pode saber um pouco mais sobre a Agência Espacial Brasileira. Na parte de cima, o clima é de ficção científica, com exibição de imagens do universo cedidas pelo Consórcio Europeu de Telescópio.
Planetário de Brasília
De terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada gratuita
Setor de Divulgação Cultural, Via N1 - Eixo Monumental
Informações: (61) 98199-2689
Atividade formativa
Estão abertas as inscrições para o Curso de Teatro do Oprimido oferecido pela Estupenda Trupe em São Sebastião, gratuitamente.
Serão formadas três turmas com datas e dias diferentes, sempre na IFB em São Sebastião. Uma delas destinada a professores e estudantes de pedagogia (dias 08 e 09/01), outra destinada à adolescentes (dias 15 e 16/01), e a terceira aberta a toda comunidade (dias 29 e 30/01).
Com 16 anos de história e considerada por levar arte para escolas, teatros, e Unidades de menores em Brasília para promover a ressocialização, igualdade e educação por meio da arte, a Estupenda Trupe ficou consagrada pelo seu trabalho autoral de arte-educação e integração.
Para se inscrever basta enviar a turma que deseja fazer parte com seu nome, idade, telefone e comprovante de vacinação para o e-mail: estupendacultural@gmail.com. Este é um projeto do TEAR - Troca de Experiências Artísticas e Reinserção, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF.
Curso de Teatro do Oprimido
De 08 a 30 de janeiro
Sábados e domingos, das 10h às 17h
Evento gratuito
Inscrições: estupendacultural@gmail.com
Trilogia Cênica
Os espetáculos serão realizados no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília entre os dias 6 e 23 de janeiro / Divulgação
O CCBB Brasília recebe a Cia. Solas de Vento (SP) com a trilogia “Viagens Extraordinárias” pela primeira vez na capital até o dia 23 de janeiro.
Serão apresentados três espetáculos, “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, “Viagem ao Centro da Terra” e “20.000 Léguas Submarinas”, que vão provocar o imaginário com histórias criadas pelo reconhecido escritor francês Júlio Verne (1828-1905).
Os espetáculos, que acumulam importantes prêmios, serão realizados no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília entre os dias 6 e 23 de janeiro, sendo um por final de semana. As apresentações acontecem de quinta a domingo, sempre às 16h, com sessões extras aos sábados e domingos, às 11h.
Em “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, as descobertas se dão atravessando a Europa, o Egito, a Índia, a China, o Japão e os Estados Unidos. No melhor do espírito aventureiro, desafiam obstáculos ao longo de uma jornada intraterrestre em “Viagem ao Centro da Terra”. E como tripulantes de um misterioso veículo subaquático, elenco e plateia desvendam mistérios do fundo do mar em “20.000 Léguas Submarinas”.
Viagens Extraordinárias
Até 23 de janeiro
Sábados e domingos às 11h
Ingressos: A partir de R$ 15,00
SCES, Trecho 2, Asa Sul - CCBB Brasília
Imersão Artística
First Body - Workshop de criação é uma oficina de 10 dias de imersão onde os participantes dormem, comem e trabalham no local / Foto: Claraboia Filmes
Neste mês acontece o projeto "O First Body Programme" criado por Diego Borges, promovendo duas ações formativas internacionais e imersivas em Brasília.
O First Body - Workshop de criação é uma oficina de 10 dias de imersão onde os participantes dormem, comem e trabalham no local. O projeto é antigo e já esteve em sete países de três continentes: Moçambique, Alemanha, Portugal, Lituânia, Colômbia, EUA e em várias cidades do Brasil.
Com base em pesquisas realizadas no Brasil e na Europa nos últimos dez anos, o First Body - é um convite a pensar com todo o corpo. Um workshop que oferece aos participantes exercícios para desencadear experiências criativas em diferentes disciplinas (teatro, performance, dança, literatura, artes visuais).
O idealizador do projeto, Diego Borges, é doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. É também mestre e bacharel em Artes Cênicas pela UnB, onde atua como professor substituto.
First Body Programme
De 07 a 21 de janeiro
Inscrições: firstbodyprogramme@gmail.com
SMPW 08, Conjunto 02, AE Granja do Ipê, Park Way - Unipaz DF
Informações: (11) 91017-6611
Cultura da capoeira
Evento acontece a partir das 18 horas / Divulgação
Neste sábado, dia 08, tem a primeira live do ano do Quilombola da Liberdade - 2ª Edição on-line.
Transmitido ao vivo diretamente da Casa de Cultura Mestre Cobra, no Riacho Fundo, o evento receberá Voz da Mente e Stein Anistia, com muita capoeira Grito de Liberdade, a partir das 18h pelo Youtube.
Criada em 21 de fevereiro de 2005 por Roberto de Oliveira França, Mestre Cobra, e por seus alunos graduados, a Casa de Cultura Mestre Cobra, fomenta a cidadania, inibe e media conflitos, erradica situações de risco, viabiliza, portanto, a socialização e a ressocialização dos indivíduos.
Voz da Mente é uma banda de reggae brasiliense com Rondi Saraiva no vocal. Stein Anistia é rapper desde 1996, além de empresário, compositor, roteirista, agente cultural da cidade.
Quilombola da Liberdade - 2ª Edição
Dia 08 de janeiro
Sábado às 18h
Evento on-line e gratuito
Transmissão pelo Youtube do Mestre Cobra
Egito nas telonas
Filme Mawlana em exibição na Mostra / Divulgação
O Cine Brasília reabre com a segunda edição da Mostra de Cinema Egípcio, que acontece até domingo, dia 09.
Fechado desde março de 2020 por conta da pandemia da Covid-19, o Cine Brasília reabre ao público com a “Mostra de Cinema Egípcio - Cine Brasília 2ª Edição”. Os espectadores estão convidados a conferir um recorte do audiovisual feito naquele país.
São seis longas-metragens premiados e de grande repercussão: Mawlana, Yomeddine, Fotocópia, Verde Seco, Mensagens do mar e O Elefante Azul. O público pode ainda conferir a exposição de cartazes de filmes candangos, exposta no hall do Cine Brasília.
É simbólico reabrir o Cine Brasília com uma mostra de filmes internacionais de embaixadas. Nosso espaço sempre acolheu essa programação. Faz parte da trajetória desse espaço patrimônio histórico”, destaca o secretário de Cultura em exercício, Carlos Alberto Jr.
Mostra de Cinema Egípcio - Cine Brasília 2ª Edição
Até 09 de janeiro
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
SHCS EQS 106/107, Asa Sul - Cine Brasília
Segue em cartaz
1ª Colônia de Férias da Alegria
De 10 a 21 de janeiro
Inscrições via Google Forms
Vagas limitadas
Chácara 29, Via de Ligação Samambaia e Setor QNL de Taguatinga - Sítio Geranium
Cursos de Verão em Circo
Até 29 de janeiro
De segunda à sábado
Inscrições pelo Whatsapp: (61) 99267-9281
Brasília Iluminada
Até 20 de janeiro
Evento gratuito
Esplanada dos Ministérios e Eixo Monumental
Meio Ponto
Toda segunda-feira, às 10h
Conteúdo on-line
Transmissão: Instagram, TikTok, YouTube e Facebook
Mais informações: (61) 99156-7979
Exposição Na Estrada
Até 30 de janeiro
Terça a sábado, das 10h às 20h, Domingo, das 10h às 19h
Evento gratuito
CRS 508, Bloco A, Asa Sul - Espaço Cultural Renato Russo
Exposição Sinta-se
Até 29 de janeiro
De segunda à sexta-feira das 8h às 19h, e Sábados de 8h às 12h
Evento gratuito
SHCGN 708/709, Entrada 30, Subsolo, Asa Norte - Underground Coworking
Exposição Macedônia
Até 06 de fevereiro
Sexta, sábado e domingo das 9h às 17h
Evento gratuito
SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República (Sala 2 do Térreo)
11ª Jornada Literária do DF
Até março
Evento on-line e gratuito
Transmissões pelo Youtube
*Ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino
Trata-se de uma obra fundamental para conhecer aspectos da vida e obra de Silva raramente explorados em outras publicações.
No texto, o magistrado do TJDFT trata da abordagem do New Public Service, no âmbito dos estudos ligados à Administração
Livro recém-lançado pela Editora MOL em parceria com a Tip Top reúne relatos de mulheres sobre os desafios reais que chegam com a vida de mãe, como as mudanças no corpo e os julgamentos externos
Texto de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) calcula que medida alcançaria 4.176 municípios brasileiros
A última versão digitalizada do filme é de 2002 e tem qualidade inferior à atual
“Quando escrevo, é para me lembrar da esperança que eu mesma sei que tenho”, diz Nathália Ferreira
Numa necessidade rápida, até podemos contar com um trago de águas quase podres, mas para a vida, para beber água viva, o livro é o único lugar onde nos encontraremos com a civilização, com o melhor dela
Serão cindo dias de programação gratuita, reunindo 14 autores de referência do universo cultural brasileiro
Diante das diversas motivações que podem influenciar na escolha de um livro antes da compra, a capa é uma das mais citadas pelos entrevistados, em especial entre as crianças
O álbum traz ainda Berimbau, de Vinicius e Baden Powell, que ainda nem era chamado de afro-samba. Outro exemplo: a faixa Nanã (Coisa Nº 5), que estaria no clássico disco Coisas, de Moacir Santos, lançado em 1965.
Pelos temas, pelas múltiplas estéticas e pela interpretação, o disco se faz a partir de diferentes, pessoais e fascinantes olhares
Comentários para "Exposições, espetáculos, feiras estão entre as atrações culturais deste final de semana":