×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 17 de maio de 2022

Exposições, espetáculos, feiras estão entre as atrações culturais deste final de semana

Exposições, espetáculos, feiras estão entre as atrações culturais deste final de semanaFoto:

Confira a programação

Pedro Caroca* - Brasil De Fato | Brasília (df) - 07/01/2022 - 18:30:57

A partir de janeiro o Planetário de Brasília Luiz Cruls volta a funcionar com entrada gratuita, sem agendamento, de terça à domingo, das 9h às 21h.

Um ambiente propício a despertar curiosidade, conhecimento, difundir a ciência e reconectar as pessoas com o céu, o universo, enfim, o cosmo. Assim é o Planetário de Brasília, um dos pontos turísticos da capital que foi reaberto para visitação.

Entre as atrações deste mês para o público de várias faixas etárias e interesses, estão exposições, filmes e muito aprendizado. Por motivos de segurança, a tradicional colônia de férias, atividade realizada no período do recesso escolar, não ocorrerá.

Entre as atrações deste mês para o público de várias faixas etárias e interesses, estão exposições e filmes - Foto: Paulo H. Carvalho

Na entrada, monitores do planetário conduzem o visitante à exposição guiada que fala sobre o sistema solar. No subsolo, o visitante pode saber um pouco mais sobre a Agência Espacial Brasileira. Na parte de cima, o clima é de ficção científica, com exibição de imagens do universo cedidas pelo Consórcio Europeu de Telescópio.

Planetário de Brasília

De terça a domingo, das 9h às 21h

Entrada gratuita

Setor de Divulgação Cultural, Via N1 - Eixo Monumental

Informações: (61) 98199-2689

Atividade formativa

Estão abertas as inscrições para o Curso de Teatro do Oprimido oferecido pela Estupenda Trupe em São Sebastião, gratuitamente.

Serão formadas três turmas com datas e dias diferentes, sempre na IFB em São Sebastião. Uma delas destinada a professores e estudantes de pedagogia (dias 08 e 09/01), outra destinada à adolescentes (dias 15 e 16/01), e a terceira aberta a toda comunidade (dias 29 e 30/01).

Com 16 anos de história e considerada por levar arte para escolas, teatros, e Unidades de menores em Brasília para promover a ressocialização, igualdade e educação por meio da arte, a Estupenda Trupe ficou consagrada pelo seu trabalho autoral de arte-educação e integração.

Para se inscrever basta enviar a turma que deseja fazer parte com seu nome, idade, telefone e comprovante de vacinação para o e-mail: estupendacultural@gmail.com. Este é um projeto do TEAR - Troca de Experiências Artísticas e Reinserção, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF.

Curso de Teatro do Oprimido

De 08 a 30 de janeiro

Sábados e domingos, das 10h às 17h

Evento gratuito

Inscrições: estupendacultural@gmail.com

Trilogia Cênica

Os espetáculos serão realizados no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília entre os dias 6 e 23 de janeiro / Divulgação

O CCBB Brasília recebe a Cia. Solas de Vento (SP) com a trilogia “Viagens Extraordinárias” pela primeira vez na capital até o dia 23 de janeiro.

Serão apresentados três espetáculos, “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, “Viagem ao Centro da Terra” e “20.000 Léguas Submarinas”, que vão provocar o imaginário com histórias criadas pelo reconhecido escritor francês Júlio Verne (1828-1905).

Os espetáculos, que acumulam importantes prêmios, serão realizados no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília entre os dias 6 e 23 de janeiro, sendo um por final de semana. As apresentações acontecem de quinta a domingo, sempre às 16h, com sessões extras aos sábados e domingos, às 11h.

Em “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, as descobertas se dão atravessando a Europa, o Egito, a Índia, a China, o Japão e os Estados Unidos. No melhor do espírito aventureiro, desafiam obstáculos ao longo de uma jornada intraterrestre em “Viagem ao Centro da Terra”. E como tripulantes de um misterioso veículo subaquático, elenco e plateia desvendam mistérios do fundo do mar em “20.000 Léguas Submarinas”.

Viagens Extraordinárias

Até 23 de janeiro

Sábados e domingos às 11h

Ingressos: A partir de R$ 15,00

SCES, Trecho 2, Asa Sul - CCBB Brasília

Imersão Artística

First Body - Workshop de criação é uma oficina de 10 dias de imersão onde os participantes dormem, comem e trabalham no local / Foto: Claraboia Filmes

Neste mês acontece o projeto "O First Body Programme" criado por Diego Borges, promovendo duas ações formativas internacionais e imersivas em Brasília.

O First Body - Workshop de criação é uma oficina de 10 dias de imersão onde os participantes dormem, comem e trabalham no local. O projeto é antigo e já esteve em sete países de três continentes: Moçambique, Alemanha, Portugal, Lituânia, Colômbia, EUA e em várias cidades do Brasil.

Com base em pesquisas realizadas no Brasil e na Europa nos últimos dez anos, o First Body - é um convite a pensar com todo o corpo. Um workshop que oferece aos participantes exercícios para desencadear experiências criativas em diferentes disciplinas (teatro, performance, dança, literatura, artes visuais).

O idealizador do projeto, Diego Borges, é doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. É também mestre e bacharel em Artes Cênicas pela UnB, onde atua como professor substituto.

First Body Programme

De 07 a 21 de janeiro

Inscrições: firstbodyprogramme@gmail.com

SMPW 08, Conjunto 02, AE Granja do Ipê, Park Way - Unipaz DF

Informações: (11) 91017-6611

Cultura da capoeira

Evento acontece a partir das 18 horas / Divulgação

Neste sábado, dia 08, tem a primeira live do ano do Quilombola da Liberdade - 2ª Edição on-line.

Transmitido ao vivo diretamente da Casa de Cultura Mestre Cobra, no Riacho Fundo, o evento receberá Voz da Mente e Stein Anistia, com muita capoeira Grito de Liberdade, a partir das 18h pelo Youtube.

Criada em 21 de fevereiro de 2005 por Roberto de Oliveira França, Mestre Cobra, e por seus alunos graduados, a Casa de Cultura Mestre Cobra, fomenta a cidadania, inibe e media conflitos, erradica situações de risco, viabiliza, portanto, a socialização e a ressocialização dos indivíduos.

Voz da Mente é uma banda de reggae brasiliense com Rondi Saraiva no vocal. Stein Anistia é rapper desde 1996, além de empresário, compositor, roteirista, agente cultural da cidade.

Quilombola da Liberdade - 2ª Edição

Dia 08 de janeiro

Sábado às 18h

Evento on-line e gratuito

Transmissão pelo Youtube do Mestre Cobra

Egito nas telonas

Filme ​​Mawlana em exibição na Mostra / Divulgação

O Cine Brasília reabre com a segunda edição da Mostra de Cinema Egípcio, que acontece até domingo, dia 09.

Fechado desde março de 2020 por conta da pandemia da Covid-19, o Cine Brasília reabre ao público com a “Mostra de Cinema Egípcio - Cine Brasília 2ª Edição”. Os espectadores estão convidados a conferir um recorte do audiovisual feito naquele país.

São seis longas-metragens premiados e de grande repercussão: Mawlana, Yomeddine, Fotocópia, Verde Seco, Mensagens do mar e O Elefante Azul. O público pode ainda conferir a exposição de cartazes de filmes candangos, exposta no hall do Cine Brasília.

É simbólico reabrir o Cine Brasília com uma mostra de filmes internacionais de embaixadas. Nosso espaço sempre acolheu essa programação. Faz parte da trajetória desse espaço patrimônio histórico”, destaca o secretário de Cultura em exercício, Carlos Alberto Jr.

Mostra de Cinema Egípcio - Cine Brasília 2ª Edição

Até 09 de janeiro

Programação completa

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

SHCS EQS 106/107, Asa Sul - Cine Brasília

Segue em cartaz

1ª Colônia de Férias da Alegria

De 10 a 21 de janeiro

Inscrições via Google Forms

Vagas limitadas

Chácara 29, Via de Ligação Samambaia e Setor QNL de Taguatinga - Sítio Geranium

Cursos de Verão em Circo

Até 29 de janeiro

De segunda à sábado

Inscrições pelo Whatsapp: (61) 99267-9281

Mais informações

Brasília Iluminada

Até 20 de janeiro

Programação completa

Evento gratuito

Esplanada dos Ministérios e Eixo Monumental

Meio Ponto

Toda segunda-feira, às 10h

Conteúdo on-line

Transmissão: Instagram, TikTok, YouTube e Facebook

Mais informações: (61) 99156-7979

Exposição Na Estrada

Até 30 de janeiro

Terça a sábado, das 10h às 20h, Domingo, das 10h às 19h

Evento gratuito

CRS 508, Bloco A, Asa Sul - Espaço Cultural Renato Russo

Exposição Sinta-se

Até 29 de janeiro

De segunda à sexta-feira das 8h às 19h, e Sábados de 8h às 12h

Evento gratuito

SHCGN 708/709, Entrada 30, Subsolo, Asa Norte - Underground Coworking

Exposição Macedônia

Até 06 de fevereiro

Sexta, sábado e domingo das 9h às 17h

Evento gratuito

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República (Sala 2 do Térreo)

11ª Jornada Literária do DF

Até março

Programação completa

Evento on-line e gratuito

Transmissões pelo Youtube

*Ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino

Comentários para "Exposições, espetáculos, feiras estão entre as atrações culturais deste final de semana":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Livro reúne 70 obras do pintor José Antonio da Silva

Livro reúne 70 obras do pintor José Antonio da Silva

Trata-se de uma obra fundamental para conhecer aspectos da vida e obra de Silva raramente explorados em outras publicações.

Revista portuguesa publica artigo de Juiz do TJDFT sobre inovação

Revista portuguesa publica artigo de Juiz do TJDFT sobre inovação

No texto, o magistrado do TJDFT trata da abordagem do New Public Service, no âmbito dos estudos ligados à Administração

Verdades que ninguém te conta: A importância de falar sobre a maternidade real

Verdades que ninguém te conta: A importância de falar sobre a maternidade real

Livro recém-lançado pela Editora MOL em parceria com a Tip Top reúne relatos de mulheres sobre os desafios reais que chegam com a vida de mãe, como as mudanças no corpo e os julgamentos externos

Bolsonaro veta integralmente Lei Aldir Blanc, que previa R$ 3 bilhões anuais ao setor cultural

Bolsonaro veta integralmente Lei Aldir Blanc, que previa R$ 3 bilhões anuais ao setor cultural

Texto de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) calcula que medida alcançaria 4.176 municípios brasileiros

Cópia restaurada de 'Deus e o Diabo na Terra do Sol' será exibida em Cannes

Cópia restaurada de 'Deus e o Diabo na Terra do Sol' será exibida em Cannes

A última versão digitalizada do filme é de 2002 e tem qualidade inferior à atual

Autora estreante lança livro criado a partir do desejo de se comunicar durante a pandemia

Autora estreante lança livro criado a partir do desejo de se comunicar durante a pandemia

“Quando escrevo, é para me lembrar da esperança que eu mesma sei que tenho”, diz Nathália Ferreira

Eu acredito no livro!

Eu acredito no livro!

Numa necessidade rápida, até podemos contar com um trago de águas quase podres, mas para a vida, para beber água viva, o livro é o único lugar onde nos encontraremos com a civilização, com o melhor dela

Ribeirão Preto celebra a literatura nacional com o 'Revolução Poética na Fábrica'

Ribeirão Preto celebra a literatura nacional com o 'Revolução Poética na Fábrica'

Serão cindo dias de programação gratuita, reunindo 14 autores de referência do universo cultural brasileiro

Capas influenciam quase 30% das crianças na escolha do livro

Capas influenciam quase 30% das crianças na escolha do livro

Diante das diversas motivações que podem influenciar na escolha de um livro antes da compra, a capa é uma das mais citadas pelos entrevistados, em especial entre as crianças

Livro detalha o primeiro disco lançado por Nara Leão, em 1964

Livro detalha o primeiro disco lançado por Nara Leão, em 1964

O álbum traz ainda Berimbau, de Vinicius e Baden Powell, que ainda nem era chamado de afro-samba. Outro exemplo: a faixa Nanã (Coisa Nº 5), que estaria no clássico disco Coisas, de Moacir Santos, lançado em 1965.

Quarteto de cordas lança álbum com obras de compositoras brasileiras

Quarteto de cordas lança álbum com obras de compositoras brasileiras

Pelos temas, pelas múltiplas estéticas e pela interpretação, o disco se faz a partir de diferentes, pessoais e fascinantes olhares