×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 27 de novembro de 2021

Filmes, espetáculos, exposições e feiras compõem a nossa agenda cultural

Filmes, espetáculos, exposições e feiras compõem a nossa agenda culturalFoto:

Mostra de cinema acontece nos dias 20 e 24 de novembro

Pedro Caroca* - Brasil De Fato | Brasília (df) - 19/11/2021 - 16:41:37

Entre os destaques está o espetáculo “Os 7 Pecados Capitais", que circulará por três regiões do DF

Começa neste final de semana a 1ª Mostra Samambaia de Cinema em formato digital com atividades formativas e exibição de curtas-metragens produzidos no DF.

A mostra não-competitiva acontece nos dias 20 e 21 de novembro e o workshop, roda de conversa e debate nos dias 21, 22 e 23 respectivamente, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

O evento é pioneiro e vai apresentar oito curtas-metragens realizados no Distrito Federal que foram selecionados por meio de chamada pública, e cada selecionado receberá cachê. Com o objetivo de contribuir para o aumento da produção cinematográfica local, será oferecido gratuitamente workshop com Gabriele Fernanda.

Os filmes selecionados foram: Capikarã de Rodrigo D’Alcântara, Benevolente de Thiago Nunes, Vagabundos de Gabriel Ferreira e Paloma Oliveira, Quintal de Meimei Bastos, Hoje tem social? de Kaio Luan Pereira de Aquino, Tecnogênese de Coletivo Sem Nome, A Cidade das Três Meninas de Leandro Conde, e Afeto Preto de João Sena e Pedro Nunes.

1ª Mostra Samambaia de Cinema

De 20 a 24 de novembro

Programação completa

Evento online e gratuoto

Transmissão pelo YouTube

Ópera alemã

Equipe do espetáculo Os 7 Pecados Capitais / Foto: Karol Kanashiro

Estreia neste sábado, dia 20, o espetáculo “Os 7 Pecados Capitais” adaptado da ópera de Kurt Weill, com direção de Carlos Laredo.

Adaptar espetáculos clássicos para o contexto brasileiro é algo comum no universo das artes. Porém, adaptar uma ópera alemã ao contexto do Distrito Federal é algo novo. Assim será o espetáculo “Os 7 Pecados Capitais", que irá circular pelas regiões do Gama, Plano Piloto e Taguatinga.

“Os 7 Pecados Capitais dos Pequenos Burgueses”, ou “Die sieben Todsünden”, foi composto por Kurt Weill para um libreto alemão de Bertolt Brecht em 1933. Foi a última grande colaboração entre Weill e Brecht. Quase 1500 anos depois de São Gregório listar os Pecados Capitais, eles são praticados cada vez mais rotineiramente pelas pessoas sem que elas tenham o menor complexo de culpa.

A ópera, que é protagonizada por Anna I (quem canta) e Anna II (quem dança), traduzindo duas facetas de uma personalidade: uma boazinha e outra sarcástica, conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Espetáculo Os 7 Pecados Capitais

Dias 20 e 27 de novembro, e 04 de dezembro

Sábados às 18h e 20h

Espaço Lábios da Lua (Gama), Espaço Pé Direito (Plano Piloto) e Teatro da UCB (Taguatinga), respectivamente

Entrada franca, exceto sessões no Plano Piloto ( ingressos pelo Sympla )

Feira Expositiva

Neste sábado, dia 20, acontecerá a 2ª Edição da Feira Expositiva Sobradinho Artístico no Complexo Esportivo de Sobradinho.

Sobradinho Artístico consiste em um grupo de mulheres artistas, de Sobradinho 1 e 2, que buscam atuar de forma colaborativa para todos os artistas da cidade, visando assim proporcionar eventos culturais, oficinas e oportunidades de empreendedorismo.

A Feira Expositiva foi idealizada para reunir artistas e tornar seus trabalhos artísticos acessíveis à comunidade local, pensando também na importância de mostrar todos os caminhos que a arte pode nos proporcionar.

Nesta segunda edição, estarão cerca de 30 artistas, sendo alguns das cidades do entorno, como Cidade Ocidental, São Sebastião, Paranoá, Ceilândia, Valparaiso, Gama, Taguatinga e Santa Maria. O evento contará com expositores, música, dança, fotografia, graffiti e muito mais.

2º Sobradinho Artístico

Dia 20 de novembro

Sábado, das 13h às 21h

Evento gratuito

Complexo Esportivo de Sobradinho II (CEF 08)

Leitura dramática

O projeto de leituras dramáticas virtuais nasceu com a demanda de manter de alguma forma o teatro vivo. / Foto: Paola Veiga

O Centro Multicultural Casa dos Quatro apresenta domingo, dia 21, a leitura dramática “Meu monólogo e eu” dentro do projeto Janelas que Conectam.

O projeto de leituras dramáticas virtuais nasceu com a demanda de manter de alguma forma o teatro vivo. Nessa edição presencial recebem o texto de Rafael Salmona “Meu monólogo e eu”, com recortes de textos, poesias e trechos de espetáculos autorais que retratam relações e reconstruções internas diante da rotina da vida.

Sob direção de Alexandre Ribondi, os atores-leitores Rafael Antonangelo, Rafael Salmona e Rebeca Reis dão vida a uma ficção de realidade. A leitura terá trilha sonora executada ao vivo pelo musicista Mario Alves.

O espaço independente localizado na Asa Norte reabre depois de quase dois, de forma segura, sendo o público limitado a 25 pessoas, e uso obrigatório de máscara durante toda a apresentação. O evento também será transmitido ao vivo pelo Youtube.

Leitura dramática Meu Monólogo e Eu

Dia 21 de novembro

Domingo às 19h

Entrada franca (mediante doação de 1 kg de alimento não perecível)

SCLRN 708, Loja 42, Bloco F, Asa Norte - Casa dos Quatro

Retorno aos palcos

Fernanda Jacob e Tuanny Araujo retornam com o espetáculo “Ramal 003” em formato on-line. / Foto: Thaís Mallon

O Grupo Embaraça está de volta com o espetáculo “Ramal 003” em cartaz virtualmente até o dia 28 de novembro.

Depois de quase dois anos longe dos palcos, Fernanda Jacob e Tuanny Araujo retornam com o espetáculo “Ramal 003” em formato on-line. As primeiras sessões, nos dias 18 e 19 de novembro, acontecem no canal do Espaço Pé Direito no Facebook. Até o dia 28, os canais do Mercado Sul Vive, Casa dos Quatro e Semente Cia. de Teatro no YouTube também transmitem a peça.

Contemplada com o edital de circulação do Fundo de Apoio à Cultura do DF, “Ramal 003” traz um olhar na comicidade onde questões importantes são tratadas com leveza e afirmação. A peça é uma narrativa ficcional onde o foco não é um tema que atravessa a negritude explicitamente e sim como as personagens conduzem a história que é contada.

O Grupo Embaraça surgiu em 2012, na Universidade de Brasília, quando atrizes negras se uniram para levar aos palcos dramaturgias que atravessavam a negritude. As fundadoras, Fernanda Jacob e Tuanny Araujo, atuam, escrevem, dirigem e coordenam todas as fases de criação dos trabalhos.

Espetáculo Ramal 003

Até 28 de novembro

Quinta a domingo, sempre às 20h

Evento online e gratuito

Programação completa

Exposição fotográfica

Registro de Fernando Barros em exposição no Espaço Cultural Renato Russo / Divulgação

A Galeria Parangolé do Espaço Cultural Renato Russo recebe a partir do dia 23 de novembro a exposição fotográfica “Na Estrada” de Fernando Barros.

Com curadoria de Marília Panitz, a exposição apresenta uma coleção de 88 registros fotográficos de Fernando Barros. A mostra, que fica em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo de 23 de novembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022, decorre de registros feitos em viagens e que brilham por seus aspectos estéticos.

“Na Estrada” está compartilhada em seis núcleos, com em média 14 fotos cada, e duas delas estabelecem certa pedagogia de leitura. Com composição semelhante, a parede europeia pintada há séculos e o carro de frutas de uma ilha na África se aproximam pela paleta de cores e motivo, eliminam distâncias, porém, mantém as diferenças.

Fernando Barros captura instantâneos pelo mundo há um bom tempo. Diferentemente do registro turístico, suas fotos têm o viés da pesquisa imagética, das possibilidades de enquadramento e recorte daquilo que o olhar estrangeiro captura, ao deparar-se com outros horizontes.

Exposição Na Estrada

Até 30 de janeiro de 2022

Terça a sábado, das 10h às 20h, Domingo, das 10h às 19h

Evento gratuito

CRS 508, Bloco A, Asa Sul - Espaço Cultural Renato Russo

Feira em Taguatinga

Todas as quartas tem o Dia de Feira no Beco na Ocupação Mercado Sul Vive em Taguatinga Sul.

Apoiando o empreendedorismo local, o Beco da Cultura do Mercado Sul Vive abre as portas para produtoras da região expor seus trabalhos, durante toda a manhã das quartas-feiras. Crochê, cosméticos naturais, artesanatos, massagens e bolos no pote são alguns dos itens disponíveis para o público.

Caminhando historicamente com a cidade de Taguatinga, o Mercado Sul foi construído na década de 50, antes mesmo da inauguração de Brasília, sendo um dos primeiros centros comerciais do DF. Hoje, o local celebra, dia a dia, uma fusão de fazeres e saberes de pessoas e ações que por lá passaram e ficaram.

A boêmia ficou na memória. No Beco tem costureira, borracharia, oficina, prato-feito, café-bar, ateliê, luthieria, espaço cultural, produtora, estúdio de comunicação, rádio, manicure, cabeleireiro, alfaiate, igreja, brechó… Tudo junto, misturado, interagindo com respeito às diferenças.

Dia de Feira do Beco

Toda quarta-feira, das 9h às 12h30

Evento gratuito

QSB 12/13, Taguatinga Sul - Mercado Sul Vive

Mais informações: www.instagram.com/mercadosulvive

Segue em cartaz

Espetáculo Meladrama de Xicaxaxim

Até 27 de novembro

Sexta à segunda, às 20h

Evento online e gratuito

Transmissões pelo Youtube

Contos Partidos de Amor

Até 28 de novembro

Sábados e domingo, sempre às 16h

Evento online e gratuito

Youtube do Banco do Brasil

Exposição Sinta-se

Até janeiro de 2022

De segunda à sexta-feira das 8h às 19h, e Sábados de 8h às 12h

Evento gratuito

SHCGN 708/709, Entrada 30, Subsolo, Asa Norte - Underground Coworking

11ª Jornada Literária do DF

De outubro de 2021 a março de 2022

Programação completa: www.jornadaliterariadf.com.br

Evento on-line e gratuito

Transmissões pelo Youtube

Feira no Setor

Todo domingo

Das 9h às 17h

Entrada franca

SCS - Galeria dos Estados

Exposição Joaquim Paiva: Cor e Vida

Até data indeterminada

Todos os dias, das 9h às 17h

Entrada franca

Setor JK, Lote D, Núcleo Bandeirante - Museu Vivo da Memória Candanga

*Ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino

Comentários para "Filmes, espetáculos, exposições e feiras compõem a nossa agenda cultural":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Parque Ecológico de Santa Maria ganha mutirão de plantio de mudas

Parque Ecológico de Santa Maria ganha mutirão de plantio de mudas

Um dos objetivos da ação foi enfatizar a importância do meio ambiente para a qualidade de vida das pessoas

Fim de semana com muitas atrações culturais no Distrito Federal, confira

Fim de semana com muitas atrações culturais no Distrito Federal, confira

Festival é indicado para para famílias com crianças de 0 a 5 anos de idade

Memorial dos Povos Indígenas reabre com exposição inédita e gratuita

Memorial dos Povos Indígenas reabre com exposição inédita e gratuita

Após reforma, Memorial dos Povos Indígenas reabre com exposição inédita de peças e utensílios de povos originários

Projeto Alma Brasileira realiza temporada em escolas públicas do DF

Projeto Alma Brasileira realiza temporada em escolas públicas do DF

Com a retomada das escolas públicas às atividades presenciais nesta nova fase da crise sanitária, a proposta dos músicos é levar uma motivação extra às aulas presenciais.

Praça da República é reinaugurada com programação  especial

Praça da República é reinaugurada com programação especial

Estão confirmados o grupo Samba Urgente, Digão (Raimundos), Philippe Seabra (Plebe Rude), GOG (foto), Bboy Samuka (breakdancer), Turko (grafiteiro), Realleza (rapper e cantora) e Tio André (mágico), entre outros

Memorial dos Povos Indígenas reabre com mostra inédita no Distrito Federal

Memorial dos Povos Indígenas reabre com mostra inédita no Distrito Federal

A mostra traz fração do lote de oito mil artefatos apreendidos pela Polícia Federal do contrabando de objetos indígenas e doados à Secec

Parque Nacional de Brasília reabre acesso a piscinas da Água Mineral

Parque Nacional de Brasília reabre acesso a piscinas da Água Mineral

Chamado de Água Mineral, local pode receber 1,5 mil visitantes por dia

Exposição mostra como seria Brasília desenhada por outros arquitetos

Exposição mostra como seria Brasília desenhada por outros arquitetos

Projeto desenhado por Lúcio Costa foi o vencedor em 1957

“Brasília é bem planejada e inovação está no cerne da cidade”, diz CEO

“Brasília é bem planejada e inovação está no cerne da cidade”, diz CEO

O roteiro deste sábado (20) da coordenação da Web Summit incluiu evento com empreendedores de startups e sobrevoo de helicóptero por Brasília

Aulas, debates, histórias e ações plantam esperança e educação antirracista no DF

Aulas, debates, histórias e ações plantam esperança e educação antirracista no DF

Zenilda Vilarins Cardozo conversa com crianças da EC 3 do Gama

Dia da Consciência Negra no Distrito Federal promete fazer história

Dia da Consciência Negra no Distrito Federal promete fazer história

Todos os eventos são gratuitos, de classificação livre e será feita arrecadação de 1 kg de alimento não perecível para doação de cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social do DF.