O termo de cooperação técnica assinado esta semana é uma das iniciativas do GDF para inserir produtos locais nos mercados nacional e internacional
Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo - 01/11/2023 07:44:18 | Foto: A superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, e a secretária executiva de Turismo, Karine Câmara, assinam termo de cooperação técnica | Foto: Ana Carolina/Setur-DF
A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) assinou um termo de cooperação técnica com o Sebrae-DF durante a 3ª edição do Prêmio Brasília de Artesanato, nessa segunda-feira (30). A iniciativa tem o objetivo de fomentar e valorizar o artesanato na capital federal. O acordo visa à estruturação e ao fortalecimento de quatro eixos fundamentais: políticas públicas, governança, diferenciação do mercado e acesso ao mercado.
A parceria é uma das iniciativas da Setur para inserir o artesanato de Brasília nos mercados nacional e internacional. Atualmente, os artesãos recebem apoio da Setur por meio do transporte das peças para eventos, como ocorreu na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Pernambuco, e na Feira Internacional de Artesanato e Design de Portugal. Outra medida que a pasta também mantém é a disponibilização de duas lojas nos shoppings Pátio Brasil, na Asa Sul, e no Alameda Shopping, em Taguatinga, para a comercialização das peças dos artesãos e manualistas da cidade.
Durante a assinatura, a secretária executiva de Turismo, Karine Câmara, ressaltou a importância da parceria para o turismo. “O artesanato é uma oportunidade, uma conquista. Esses empreendedores movimentam a economia, geram emprego e renda e ajudam a preservar a cultura e a tradição por meio do artesanato. A missão da Setur é garantir espaço para o artesão expor e comercializar o seu trabalho”, frisou.
Leia também
FearteGama comemora aniversário de 63 anos da região administrativa
Salão do Artesanato reunirá obras de 600 artistas em Brasília
“O secretário Cristiano Araújo vem buscando, em parceria com todo o trade, inserir o artesanato de Brasília no mundo, participando de feiras nacionais e internacionais”, ressaltou Karine. Como futura medida, a Secretaria de Turismo pretende aumentar o número de lojas e participar de mais feiras e eventos para promover maior visibilidade para os artesãos da cidade.
“Antes se ouvia que Brasília não tinha artesanato, mas nosso artesanato é muito rico, porque a gente vive a mistura de muitas culturas”, afirmou a superintendente do Sebrae, Rose Rainha, destacando que em um uma única peça pode conter influência de vários estados.
Artesanato local
Em 2019, a Setur chegou a ter 7,4 mil artesãos cadastrados, aumentando esse número para 12,6 mil em 2022. E em 2023, subiu para 13,4 mil. O mercado local injeta R$ 800 mil em eventos da pasta.
*Com informações da Secretaria de Turismo
Comentários para "Governo do Distrito Federal e Sebrae unidos pelo artesanato de Brasília":