Humanos da Idade do Gelo podem ter migrado do litoral norte da China para Américas e Japão, diz estudo

Pessoas visitam o Museu Nacional do Índio Americano em Washington, D.C., nos Estados Unidos, em 17 de maio de 2022.

Humanos da Idade do Gelo podem ter migrado do litoral norte da China para Américas e Japão, diz estudo
Humanos da Idade do Gelo podem ter migrado do litoral norte da China para Américas e Japão, diz estudo

Agência Xinhua De Noticias - 15/05/2023 09:01:51 | Foto: Reprodução Xinhua/Liu Jie

aqui..

Cientistas chineses e internacionais descobriram recentemente evidências de migrações humanas na Idade do Gelo da costa norte da China para as Américas e o Japão, rastreando DNA humano contemporâneo e antigo.

É amplamente reconhecido que os ancestrais dos nativos americanos vieram principalmente da Sibéria. Mas evidências genéticas, geológicas e arqueológicas recentes mostram que houve muitas ondas de migrações humanas para as Américas de diferentes partes da Eurásia.

Pesquisadores do Instituto de Zoologia de Kunming da Academia Chinesa de Ciências e de outras instituições na China, bem como da Itália, coletaram mais de 100 mil amostras de DNA contemporâneas e 15 mil antigas da Eurásia e identificaram 216 amostras contemporâneas e 39 antigas que pertencem a uma linhagem ancestral que existe no DNA mitocondrial e pode ser usada para rastrear o parentesco por meio da linhagem feminina.

Os pesquisadores descobriram duas ondas de migração da costa norte da China para as Américas. A primeira foi durante a Idade do Gelo, entre 26 mil e 19,5 mil anos atrás, e a segunda durante o período de derretimento subsequente, entre 19 mil e 11,5 mil anos atrás.

Eles também descobriram que na época da segunda onda um grupo de pessoas que compartilhavam a mesma linhagem ancestral migrou para o Japão.

De acordo com Li Yuchun, o principal pesquisador do Instituto de Zoologia de Kunming, o estudo revela que as populações da costa norte da China antiga contribuíram para o banco genético dos nativos americanos, além das fontes ancestrais da Sibéria, Austrália-Melanésia e Sudeste Asiático.

O levantamento também mostra que essa fonte ancestral contribuiu para o banco genético japonês, especialmente o povo indígena Ainu. Isso ajuda a explicar as semelhanças arqueológicas entre os habitantes do Paleolítico da China, do Japão e das Américas.

O estudo foi publicado na revista Cell Reports.

Comentários para "Humanos da Idade do Gelo podem ter migrado do litoral norte da China para Américas e Japão, diz estudo":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório