×
ContextoExato
Responsive image

Ibaneis decreta reabertura de igrejas e parques com restrições. Veja

Ibaneis decreta reabertura de igrejas e parques com restrições. VejaFoto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

Texto entra em vigor em 3 de junho e estabelece regras para a realização das cerimônias religiosas e na utilização dos espaços de lazer

Lilian Tahanlilian, Caio Barbieri E Gabriella Furquim - 31/05/2020 - 11:25:49

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, neste sábado (30/05), decreto autorizando a realização de cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião no Distrito Federal. O texto também permite a reabertura de alguns parques. A medida entra em vigor no dia 3 de junho.

As igrejas e templos terão que adotar medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus. Assim como os frequentadores dos espaços de lazer.

As atividades religiosas deverão ser realizadas, preferencialmente, em locais com capacidade para mais de 200 pessoas. Além disso, as igrejas e templos deverão disponibilizar aos fiéis produtos para higienização de mãos e calçados. Também deverá ser observado o afastamento mínimo de um metro e meio de uma pessoa para outra.

O uso de máscara nos espaços será obrigatório e idosos com idade superior a 60 anos e crianças com menos de 12 anos não poderão participar das celebrações, assim como integrantes do grupo de risco. Outra regra é a aferição da temperatura dos fiéis na entrada dos estabelecimentos religiosos.

Mais cedo, neste sábado (30/05), Ibaneis justificou a medida. Segundo ele, tanto parques quanto igrejas são frequentadas por pessoas que moram nas cercanias desses locais. “Ninguém pega transporte público para ir para a uma igreja: vai perto de casa. Parque é a mesma coisa”, explica.

Confira o decreto:

DecretoTemplos by Leonardo Meireles on Scribd

Parques

Com restrições, o Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu reabrir os parques urbanos e ecológicos exclusivamente para exercícios, caminhadas, corridas, uso de bicicletas, patins e skates.

A decisão deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial (DODF) e atende o pedido do segmento esportivo da cidade ao alegar que a pandemia agravou o quadro de pacientes hipertensos e diabéticos, duas das comorbidades as quais integram o grupo de risco da Covid-19.

A flexibilidade autorizada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) será acompanhada por uma série de medidas de segurança, que passarão a ter fiscalização permanente a partir da reabertura das unidades. Uma delas é a permanência no isolamento total dos equipamentos compartilhados de ginástica, fisioterapia e musculação.

O uso de máscaras, como em todos os lugares públicos do Distrito Federal, também será exigido aos frequentadores. Os banheiros públicos ficarão aberto, mas com restrição total de uso, assim como os bebedouros existentes nos parques.

Protocolo

“Fizemos um rigoroso protocolo para essa reabertura, após ouvir especialistas da Secretaria de Saúde, do Brasília Ambiental e também dos profissionais de educação física. Nosso maior objetivo é restabelecer a saúde daqueles que tiveram o quadro agravado por causa do isolamento em casa, o que pode ser um problema em caso de contaminação por Covid-19″, explicou a secretária de Esportes, Celina Leão.

Os parques urbanos e ecológicos estão fechados por determinação contida em decreto publicado no dia 18 de março . No caso do Parque da Cidade, as vias de acesso para o Sudoeste, Asa Sul e Setor de Indústrias Gráficas (SIG) também foram interditadas para impedir o acesso de veículos ao local.

Comentários para "Ibaneis decreta reabertura de igrejas e parques com restrições. Veja":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório