Maior exposição d’OSGEMEOS em um museu americano será aberta neste final de semana em Washington

Otavio Pandolfo (à esquerda) e Gustavo Pandolfo (à direita), da dupla de artistas OSGEMEOS. A retrospectiva "OSGEMEOS: Endless Story" ocupará um andar inteiro do Museu Hirshhorn, em Washington (EUA), com abertura neste fim de semana (29/09).

Maior exposição d’OSGEMEOS em um museu americano será aberta neste final de semana em Washington
Maior exposição d’OSGEMEOS em um museu americano será aberta neste final de semana em Washington

Redação Com Informações De Agência - 26/09/2024 15:00:38 | Foto: Filipe Berndt/OSGEMEOS

aqui..

O Museu Hirshhorn, em Washington (EUA), apresentará a primeira retrospectiva em um museu dos EUA e a maior exposição no país dos irmãos gêmeos Gustavo e Otavio Pandolfo (nascidos em São Paulo, Brasil, 1974), conhecidos globalmente como OSGEMEOS.

A exposição, com duração de um ano, ocupará um andar inteiro do Museu Hirshhorn e reunirá aproximadamente 1.000 itens, entre fotografias e materiais de arquivo que destacam a trajetória e prática colaborativa e multidisciplinar d’OSGEMEOS, incluindo as raízes da linguagem artística fantástica, inspirada na criação no Brasil. OSGEMEOS: Endless Story destacará a combinação de temas universais com elementos mágicos extraídos do universo lúdico dos artistas, uma imaginação compartilhada, junto às vivências e influências como a da cultura hip hop, ali em parte apresentada.

Com pinturas em grande escala em madeira e tela, esculturas monumentais e instalações do tamanho de salas que incorporam luz, movimento e música, Endless Story preencherá as amplas galerias do terceiro andar do Hirshhorn. Para destacar o interesse d'OSGEMEOS em fundir o real com o fantástico, será dado um lugar central a mundos oníricos, incluindo a Sala da Lua (2022), construído especificamente para espaços expositivos e que apresenta som, arquitetura colorida e papel de parede personalizado.

A mostra também incluirá dezenas de desenhos e cadernos raramente vistos, iluminando o crescimento da prática criativa d’OSGEMEOS, desde as paredes da casa de infância dos irmãos até rodovias, fachadas de edifícios e galerias globais, juntamente com a documentação de seus graffitis e murais ao redor do mundo.

Endless Story enquadra a história de origem d’OSGEMEOS em São Paulo e introduz Tritrez, um universo místico que os artistas inventaram na infância e continuam a povoar com suas imaginações coloridas e onde habitam seus personagens.

Fontes de inspiração, como o bordado de sua mãe, Margarida L. K. Pandolfo, a cultura hip hop desde seu início, a vida, a natureza, sonhos, ficção científica e o sobrenatural, além da música criada pelos próprios artistas, aparecem em todas as galerias. Muitas obras nunca foram exibidas fora do Brasil, incluindo o Altar Tritrez (2020), uma vasta estrutura multicolorida que abriga esculturas dos personagens marcantes dos artistas.

Outros destaques incluem um colossal zoetrope feito à mão, criado em 2014, que, quando ativado, anima o mundo de OSGEMEOS no espírito dos dias pré-cinema. Mais de 30 pinturas de colecionadores dos Estados Unidos demonstram a amplitude da prática dos artistas em seus universos e cenários multi-plurais.

OSGEMEOS: Endless Story tem curadoria de Marina Isgro, Curadora Associada de Arte em Mídia e Performance no Museu e Jardim de Esculturas Hirshhorn, com o apoio do Assistente de Curadoria CJ Greenhill Caldera.

OSGEMEOS: Endless Story conta com o apoio de uma generosa doação da Fundação Andy Warhol para as artes visuais. O apoio principal foi fornecido por Marc e Lynne Benioff e pela Família Teplitzky, da Tailândia. Financiamentos adicionais foram fornecidos por Mike e Sue Rushmore, pelo Conselho Internacional do Hirshhorn e pelo Conselho de Colecionadores do Hirshhorn. A programação da exposição recebeu apoio do Fundo de Iniciativas Latinas, administrado pelo Museu Nacional da América Latina.

Comentários para "Maior exposição d’OSGEMEOS em um museu americano será aberta neste final de semana em Washington":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório