Secretário-geral António Guterres diz que apesar de crises em várias partes do globo, existem recursos suficientes para salvar vidar, curar o planeta e garantir futuro de paz e justiça
Agência Onu News - 30/12/2025 11:32:06 | Foto: Agência Onu News
O mundo se encontra numa encruzilhada, mas com coragem e vontade coletiva é possível salvar o planeta. A mensagem de esperança foi proferida pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, para marcar a entrada de 2026.
Guterres lembra que ao virar a página de um ano turbulento, um fato fala mais alto do que palavras. Os gastos militares globais dispararam para US$ 2,7 trilhões, aumentando quase 10%.
Retrocesso de valores
Segundo o secretário-geral da ONU a quantia representa 13 vezes mais do que toda a ajuda ao desenvolvimento, equivalente a todo o Produto Interno Bruto, PIB, da África.
O líder das Nações Unidas lembrou que o mundo está rodeado por caos e incerteza.
Ele citou divisões políticas, crise climática e violações sistêmicas do direito internacional. Para António Guterres, isso representa um retrocesso dos princípios que unem as pessoas como família humana em todo o globo.
Recorde de conflitos desde 2ª Guerra Mundial
O secretário-geral pergunta se as pessoas ainda estão acreditando na determinação de seus líderes políticos em agir para reverter essas tendências.
Mas a mensagem de Ano Novo do chefe das Nações Unidas também deslumbra esperança.
Para Guterres, a paz deve prevalecer em 2026 após um ano marcado com o número recorde de conflitos desde a Segunda Guerra Mundial.
Curar o planeta
Ele lembra que o mundo tem recursos suficientes para salvar vidas, curar o planeta e garantir um futuro de paz e justiça.
Para 2026, António Guterres pede aos líderes internacionais que façam a sua parte e escolham as pessoas e o planeta em vez da dor.
O líder das Nações Unidas acredita que é preciso ter coragem coletiva para agir e para se reerguer juntos pela justiça, pela humanidade e pela paz.
Comentários para "Mensagem de Ano Novo de líder da ONU clama por ação coletiva para mundo melhor":