Moraes abre apuração sobre insider trading antes de tarifaço de Trump 

Supremo investiga se foram usadas informações privilegiadas.

Moraes abre apuração sobre insider trading antes de tarifaço de Trump 
Moraes abre apuração sobre insider trading antes de tarifaço de Trump 

André Richter - Repórter Da Agência Brasil  - 21/07/2025 18:59:39 | Foto: © FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (21) a abertura de investigação sobre o suposto uso de informações privilegiadas envolvendo o tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil. O mecanismo é conhecido como insider trading .

O pedido de investigação foi feito na semana passada ao Supremo pela Advocacia-Geral da União (AGU) no âmbito do inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é investigado pela atuação junto ao governo norte-americano para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo e tentar barrar o andamento da ação penal sobre a trama golpista que pretendia impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no terceiro mandato, em 2022.

Em março deste ano, Eduardo, que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, pediu licença do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos, sob a alegação de perseguição política.

Segundo a AGU, o objetivo da ação é investigar movimentações atípicas no mercado cambial brasileiro antes e depois de Trump anunciar a taxação de 50 % das exportações brasileiras para os Estados Unidos a partir de 1° de agosto.


>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

No despacho proferido hoje, Moraes determinou que o pedido da AGU seja transformado em uma petição apartada do inquérito de Eduardo Bolsonaro e tramite em sigilo.

Na sexta-feira (18), no mesmo inquérito, Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) e foi obrigado a colocar tornozeleira eletrônica e proibido de sair de casa entre 19h e 6h.

As medidas foram determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes após a PGR alegar risco de fuga do ex-presidente, que é réu na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022 e deve ser julgado pelo Supremo em setembro.

Relacionadas

AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço

Moraes: Bolsonaro pode ser preso se divulgar entrevista em rede social

Embaixador diz que Martins não embarcou para EUA com Bolsonaro em 2022

Edição:

Aline Leal

stf AGU tarifaço Donald Trump Jair Bolsonaro

Comentários para "Moraes abre apuração sobre insider trading antes de tarifaço de Trump ":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório